quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Ficheiro de Imagens na Sala de Creche

A sala dos bébés tem um novo instrumento facilitador da aquisição da linguagem... Um ficheiro de imagens!

Tudo começou quando o Álvaro trouxe pela primeira vez umas folhas de papel A4 com 4 imagens, umas de animais, comida ou personagens. Muitas das vezes o Álvaro chegava mesmo na hora da reunião de tapete e aproveitando os amigos estarem reunidos mostrava e nomeava cada imagem. Os pais do Álvaro continuaram a imprimir imagens e nós colocámo-las num placard de plástico transparente.

As crianças adoram o ficheiro, nomeiam a maçã (que tanto gostam de comer ao almoço), a galinha (das "doidas, doidas andam as galinhas") e o cão.

O Álvaro empurra a perna da educadora para me aproximar do ficheiro para orgulhosamente mostrar as novas conquistas linguísticas. O Álvaro diz tartaruga, elefante, limão, maçã, peixe, gato, cavalo, entre outros.

É com gratidão que, deste modo, vejo os pais envolvidos nos objectivos pedagógicos da sala dando sentido aos mesmos.

Obrigada Mãe e Pai do Álvaro!

Vanda Seguro
Externato Santa Maria do Mar

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

A Que Sabe a Lua?

Descobrimos mais um livro. É sobre a Lua. Os animais queriam chegar à Lua para descobrirem a que é que a Lua sabia. Pediram ajuda uns aos outros.

A Tartaruga pediu ajuda ao Elefante que pediu ajuda à Girafa, que foi pedir ajuda à Zebra...
Agora podem adivinhar o resto da história !... Afinal a que é que sabe a Lua?

A Teresa pôs os animais no flanelógrafo e nós contámos a história. Foi diferente porque não foi num livro.
Gostámos muito. Não! Nós adorámos!!! Foi mesmo divertido!!!

Os Meninos da sala da Cristina
Externato Santa Teresinha de Lisieux

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

"Não faz mal ser diferente", seguido de um Tema de Debate

Aqui fica uma sugestão de leitura que, admito, tratar-se-á de uma referência conhecida para alguns pais e educadoras! O livro integra o Plano Nacional de Leitura com a indicação:
"Livro recomendado para o jardim de infância, destinado a ler em voz alta/contar/ trabalhar na sala de aula".

No livro pode ler-se, entre outras coisas: "Não faz mal ter diferentes tipos de amigos. Não faz mal pedir um desejo. Não faz mal ser-se diferente. Tu és Especial e Importante só por seres quem tu és."

O autor, de uma forma muito simples, dismistifica alguns mitos e tabus da educação "à antiga" (no pior sentido da expressão), e desafia-nos a pensar num tema de debate que gostaria de levantar no nosso blogue:

Educação autoritária vs. educar com autoridade. Onde acabará uma (educação autoritária), e até que ponto estaremos dispostos a assumir a outra (educar com autoridade)?

Em linguagem futebolística "está dado pontapé de saída". Iniciemos então o debate!

João Guerreiro

Obrigada Mathilde!!

A Mathilde Mortiaux foi com o Pai Dominique a Bruxelas, cidade onde ele nasceu e onde estão os avós. Veio a falar francês e muito entusiasmada com a sua viagem (o vocabulário da Mathilde ainda não lhe permite contar o que viu).

Para nos surpreender, trouxe uma caixa de chocolates belgas que são uma delícia! Cá está o nosso projecto... "Nós e o Mundo"!!

Obrigada Mathilde!!!

Vanda Seguro
Externato Santa Maria do Mar

Uma Receita do Mundo

Risotto de Rúcola

Lembrei-me desta receita... espero que gostem!

Ingredientes:

- 1 embalagem de rúcola normal ou selvagem;
- 300g de arroz carolino;
- 1 cebola;
- 50g de parmesão raspado;
- 1 dl de vinho branco;
- 1 l de caldo de galinha;
- 60g de manteiga;
- sal e pimenta q. b.

Preparação:

Leve ao lume o caldo e deixe-o ferver. Junte a rúcola e deixe cozer durante 2 minutos. Passe-a pelo coador e guarde-a. Deite o caldo para um tacho e mantenha-o quente. Descasque a cebola e pique-a muita fina. Leve ao lume um tacho com 40g de manteiga e deixe derreter. Junte a cebola e deixe cozinhar até a cebola ficar transparente. Junte o arroz, mexa até ficar quente e brilhante. Junte o vinho, mexa e deixe cozinhar até o vinho evaporar. Junte um pouco de caldo quente, mexa e deixe cozinhar até o arroz absorver o caldo mexendo de vez em quando. Volte a juntar mais caldo e mexa assim sucessivamente até o arroz ficar cozido, o que leva 20 minutos em lume brando. Quando faltarem 5 minutos, junte a rúcola e mexa. Deixe acabar de cozer, retire do lume, junte o resto de manteiga e o queijo. Mexa, rectifique o sal, tempere de pimenta e sirva quente.

Bom Apetite!!!

Ana Pimenta

Externato Santa Teresinha de Lisieux

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Para ler em Família

«O Plano Nacional de Leitura, recomenda aos pais, e também aos avós, tios e padrinhos, que leiam com as crianças e as ajudem a gostar de livros.

As crianças que lêem, ouvem ler e contactam com livros, todos os dias, desenvolvem-se melhor e têm mais sucesso na escola. Nas memórias de infância guardamos sempre um lugar especial para os adultos que nos contaram histórias e nos leram livros.»

Li este artigo na revista «Pais & Filhos» nº 206, de Março de 2008, sob o título «7 Excelentes Razões para Ler». Fica a sugestão, sobretudo para aqueles que ainda não partilham assiduamente leituras com as suas crianças.

Fica também a sugestão de quando forem a uma livraria, passarem pela zona da Literatura Infanto-juvenil. Acreditem que vão encontrar um sem número de histórias, impressionantemente bem ilustradas, que ajudarão a cultivar o gosto pela leitura nos mais pequenos.

E se, mesmo assim, a oferta for muita e a escolha difícil, os livros indicados pelo Plano Nacional de Leitura têm um autocolante que chama a atenção, e são óptimos para começarmos a educar a família a ler em conjunto.

São minutos bem passados, carregados de carinho e afectos. É tempo de qualidade!

Ana Bagão

Die Zauberflöte

Vai estar em cena no Teatro Nacional de São Carlos a ópera «A Flauta Mágica» de Wolfgang Amadeus Mozart, numa versão adaptada para crianças pela encenadora Eike Ecker. «A Flauta Mágica» é um conto oriental que transmite uma mensagem de amor, de fraternidade e de sabedoria. A ópera está indicada para crianças a partir dos 4 anos e tem uma duração de 90 minutos.


Ana Bagão

Matinés Família a 29 de Fevereiro, às 19:30, a 2de Março e a 24 de Maio, às 16:00.
Preços: Crianças € 5, Adultos € 10.
Mais informações através do telefone 213 253 000.

[imagem extraída do sítio www.pole-poppenspaeler.de]

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Conta a Lenda 3...

… Que há quase 600 anos, as pessoas da cidade do Porto quiseram contribuir com a sua ajuda na Expedição a Ceuta, organizada pelo Infante Dom Henrique. As gentes do Norte construíram, com esforço e dedicação, os barcos que foram na expedição. No final, encheram-nos com toda a carne que havia na cidade, ficando apenas com as tripas para comerem. Por isso, e por este acto de grande patriotismo, ficaram conhecidos como os Tripeiros, alcunha que exibem com muito orgulho.


“Para as gentes do Porto
Este nome de «Tripeiros»
É notável, importante,
Um orgulho verdadeiro!”
(in Lenda dos Tripeiros, Colecção Lendas de Portugal, editado pelo jornal Expresso)

Inspirados nos barcos que foram na expedição a Ceuta, lembrámo-nos de construir as nossas próprias embarcações. Pedimos aos Pais uma caixa de sapatos e, com alguma criatividade, transformá-mo-la num barco que navegará nas águas do Rio Douro!


“Bota-abaixo!”
(O bota-abaixo é o lançamento à água de um navio, na gíria da construção naval)

Externato Santa Maria do Mar

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

A Internet e as Crianças



Muito se tem escrito acerca do risco e da oportunidade que a Internet representa para as nossas crianças. No dia 12 de Fevereiro celebrou-se o "Dia Internacional da Internet Segura", e aproveitando a efeméride como mote, aqui vão umas ideias chave, seguidas de uma sugestão para um "safari" (pela Internet bem entendido!)

Que cuidados devo aquando da utilização da Internet pelos meus filhos?

- colocar o computador com acesso à Internet numa divisão comum da casa: assim transforma-se o acesso/resultado das pesquisas na Internet, em qualquer coisa que a família, em conjunto, pode discutir.

- informe-se acerca de ferramentas que existem ao seu dispor e que, em algumas traduções do inglês, se chamam "controlo parental" - tratam-se no fundo de instrumentos ao alcance de todos que aferem dos conteúdos das páginas que queremos ou não queremos que os nossos filhos pesquisem, funcionando como sistemas de filtragem que devemos ter em conta quando abrimos, como se podia ler há uns tempos no Público, a melhor ferramenta e, simultaneamente, o maior dos pesadelos às nossas crianças;

- eduque para os valores - a questão colocada neste âmbito assume especial relevância, na medida em que alguns aspectos do psiquismo do utilizador podem revelar-se surpreendentes (até para o próprio!) ao assumir, "online", uma desinibição desproporcionada àquilo que é o seu funcionamento no dia-a-dia, "offline". Junto da criança, é importante chamar a atenção para o facto de, quando falamos de valores, pese embora algumas situações extremas, os eixos pelos quais se orienta a nossa acção devem permanecer incólumes, ou seja, independentemente do local que habitem ser "real" ou "virtual", tal como o respeito pelo valor da vida humana, pela liberdade e auto-determinação sexual, justiça etc.

- Torne o assunto "Internet", o seu uso e abuso em algo que pode e deve ser discutido em família, numa relação de comunicação franca e contingente entre pais e filhos.

Como se trata de um tema que mexe de perto com a protecção dos nossos filhos, não pode haver lugar à exclusão de responsabilidades . A terminar queria, exactamente sobre o tema da responsabilidade, partilhar um vídeo que considero obrigatório:


http://www.youtube.com/watch?v=iiTXEFKLbmE


Agora um "safari" pelas fontes deste post:

- Internet Watch Foundation: www.iwf.org.uk

- www.censura.com.br

- www.protegeles.com


João Guerreiro

Tempo para Brincar

«Brinca enquanto souberes!
Tudo o que é bom e belo
Se desaprende...
A vida compra e vende
A perdição,
Alheado e feliz,
Brinca no mundo da imaginação,
Que nenhum outro mundo contradiz!

Brinca instintivamente
Como um bicho!
Fura os olhos do tempo,
E à volta do seu pasmo alvar
De cabra-cega tonta,
A saltar e a correr,
Desafronta
O adulto que hás-de ser!»

Miguel Torga

Fundação de Serralves

Domingo fui a Serralves.
O Museu de Serralves, projecto do arquitecto Álvaro Siza Vieira está integrado no circuito mundial dos mais importantes museus de arte contemporânea.

Tive a sorte de estar a decorrer a exposição de Robert Rauschenberg. "Em viagem 70-76".
As viagens que o artista fez ao longo dos anos 70 serviram de fonte de inspiração ao seu trabalho.

A cidade de Veneza foi representada através de materiais de uso doméstico e acessíveis: tronco de madeira, uma banheira velha, corda, cartão.
O artista mostra como qualquer material pode ser facilmente reciclado e reutilizado numa obra de arte.
"...cresceu em mim um desejo de trabalhar num material de desperdício (...) que produzisse com a sua mensagem única uma colecção de linhas impressas como uma piada amigável (...) trabalhando comummente com felicidade. Caixas."
Rauschenberg. 1978

Egípcio Primitivo, 1973. Peças de triciclo, balde metálico, corda e vara de madeira.


A exposição é interessantíssima. Aconselho que a visita seja guiada para se poder desfrutar com calma e compreender o objectivo da utilização de determinados materiais e a sua ligação com o país ou a cidade visitada pelo artista

A exposição está patente até dia 30 de março de 2008.
Boa visita. Os jardins são óptimos para uma boa correria!

Carmo
.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Esta cidade que nos inspira...

Os nossos projectos, o "Livro" do Externato Santa Teresinha de Lisieux e "Nós e o Mundo" do Externato Santa Maria do Mar, cruzaram-se na cidade de Lisboa.
Cada um com o seu intuito, representou-a de forma pitoresca.

Quer para nos ajudar a fazer matemática (ordem hierárquica dos andares em que cada um de nós vive; número cardinal; número ordinal);

Quer para nos ajudar a reconhecer, representar e apreciar os nossos monumentos.

Dois colégios a mesma pedagogia.

Cristina

Externato Santa Teresinha de Lisieux

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Conta a Lenda 2

De visita ao Norte de Portugal parámos no Castelo de Bragança , onde ouvimos a Lenda desta Região.

Esta Lenda, na versão que nos foi relatada, não tem um final conclusivo, o que nos deixou cheios de vontade de a terminar...

“… O cavaleiro, corajoso, regressou da sua batalha e casou com a Princesa. “

Nós atrevemo-nos a ilustrar este reencontro no Castelo e, à boa maneira medieval, também nós fomos Princesas (as meninas) e Cavaleiros( os rapazes).


E, claro, “Foram felizes para sempre!”


Externato Santa Maria do Mar

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Nós também gostamos de ler

Na biblioteca com a Cristina

Primeiro agarramos no livro, exploramos, viramos as páginas vezes e vezes sem conta para vermos as imagens. Às vezes até de pernas para o ar. Gostamos de ouvir ler em voz alta, escutamos com atenção os versos, as rimas, as histórias. Gostamos de ouvir sempre a mesma história, apontamos e aprendemos a dizer o nome das coisas.

Gostamos que nos façam perguntas às quais nós sabemos responder.É com alegria que apontamos para a imagem e verbalizamos.

Maria Bívar

Externato Santa Teresinha de Lisieux

LIVRO


"Livro
um amigo
para falar comigo
um navio
para viajar
um jardim
para brincar
uma escola
para levar
debaixo do braço.

Livro
um abraço
para além do tempo
e do espaço."

Externato Santa Teresinha de Lisieux

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

PEDIATRA POR UM DIA

CONSULTA

Um Senhor Doutor
colheu uma flor
para pôr ao peito
e todo vaidoso
foi para o consultório
muito satisfeito.


Chegou um doente
e disse o Doutor:
eu tenho uma flor!
eu tenho uma flor!


E disse o doente
muito de repente:
e eu tenho uma dor!
e eu tenho uma dor!


Maria Alberta Menéres
in "Conversas com Versos"

Externato Santa Teresinha de Lisieux

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Clássicos para Crianças

No ano em que o Ministério da Educação lançou o Plano Nacional de Leitura, o Semanário Sol decidiu editar alguns clássicos da Literatura Portuguesa, adaptados por escritores contemporâneos, para as crianças. É uma Colecção de doze livros, de escritores que fizeram a história da nossa literatura: Camilo Castelo Branco, Fernando Pessoa, Almeida Garrett, Padre António Vieira, Eça de Queiroz, Júlio Dinis e Gil Vicente.

Quando folheei o primeiro livro da colecção, «Os Maias», de Eça de Queiroz, fiquei surpreendida com a qualidade encontrada, tanto do ponto de vista da narrativa, como do aspecto gráfico. Com uma ilustração que encanta qualquer um, rapidamente nos vem à memória a Casa do Ramalhete e a história de Carlos e Eduarda que estudámos no liceu.

Bem sei que é uma literatura ainda complexa para os meninos que frequentam o colégio mas, como oportunidades destas não há todos os dias, aconselho-os a folhearem com atenção um dos exemplares e analisarem se é um investimento que vale a pena fazer agora, para desfrutarem daqui a uns anos.

Eu já tenho dois dos exemplares da colecção!
Ana Bagão

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Carnaval

As Professoras também se mascararam! Cada uma foi uma personagem de um livro...
Descubram qual?
Externato Santa Teresinha de Lisieux

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Um Cardápio diferente…

Hoje fomos surpreendidos pela nossa querida cozinheira que com muito carinho, nos presenteou com um cardápio diferente e completamente inesperado.

Ao almoço serviu um creme de couves australianas, cubinhos de frango com molho africano e arroz chau-chau, para sobremesa arroz doce bem português. Estava tudo delicioso. De comer e chorar por mais! Agradecemos à Tóia esta surpresa e a oportunidade de experimentar "Comida do Mundo”.

Mas a surpresa não acabou aqui! A Tóia que tão bem pesquisou sobre a gastronomia dos 5 Continentes, ao lanche ofereceu sumo de frutas tropicais do Brasil e torradinhas com manteiga ou doce Inglês.

Quando saímos do colégio estavámos uns autênticos gourmets e à Tóia devemos esta tão farta sapiência.

Um dia cheio de Culturas

Fatos cheios de cores, caras pintadas, sorrisos grandes e olhos alegres encheram hoje o espaço dos Externatos Santa Teresinha de Lisieux e Santa Maria do Mar. No dia de Carnaval a animação reina no espírito dos colégios, e a música e a dança marcam o ritmo desta alegria transbundante, em que todos somos outra vez crianças quando nos entusiasmos com a festa ou com a máscara.

E entusiasmo foi o que recebemos da parte dos pais e das crianças do Externato Santa Maria do Mar quando, com alguma ousadia, lhes lançámos o desafio de receberem como tema para a festa de Carnaval :“Nós e o Mundo”. Quando liam o cartaz, colocado com a devida antecedência à entrada do colégio, devem ter pensado: “O que elas se haviam de lembrar!…Mas vamos lá pensar nisto!”.


E pensaram muito bem, porque os fatos não podiam ter sido mais originais; os meninos não podiam estar mais contentes; as educadoras não podiam estar mais satisfeitas com o resultado; e o espírito da festa foi de verdadeira partilha de Culturas. Quem arriscou subir a Alameda D. Afonso Henriques e bater à porta do número 3, pode assistir a uma rapsódia de músicas que foram desde os ritmos quentes de África , ao Samba do Brasil, passando pela música Russa e pelo Flamenco. Pode ver chapéus de chineses nas cabeça de escoceses, e cowboys a dançar com Índios.

Foi um dia em cheio, muito bem passado, cheio de surpresas e de muita animação.

Para o ano há mais. Olé!!

Feira de Livros na Gare do Oriente

Entre os dias 31 de Janeiro e 24 de Fevereiro entre as 9:30 e as 23, dezenas de editoras portuguesas colocam à disposição milhares de títulos em fim de edição. Podem encontrar-se livros que não circulam no mercado a preços reduzidos. Aqui fica uma sugestão de lazer para este primeiro fim de semana de Fevereiro!

João Guerreiro