quarta-feira, 25 de junho de 2008

ESCA



"O Espaço para a Saúde da Criança e do Adolescente funciona como centro de recursos para a Saúde e para a Educação, numa perspectiva multidisciplinar, e vocacionado para a clínica, formação, cultura e investigação.
Num projecto de partilha de saberes e de experiências, procurando uma intervenção vasta e sistémica - pessoal, familiar e social - junto da Criança e do Adolescente.
O ESCA é mais do que uma Clínica, é um Espaço - agora também neste Blogue - para promover e cimentar projectos de qualidade, eficientes e pertinentes."

UM FILHO...

A Mãe do Mi mandou-nos a citação da semana do blogue do Esca

"Um filho é quem mais nos desabotoa o coração"

Eduardo Sá

Obrigada Mãe do Mi

domingo, 22 de junho de 2008

No fim de semana que passou

Na praia de Ribeira d´Ilhas na Ericeira estava a decorrer o campeonato de Surf Pró junior.
Chegámos à praia bem cedo o Team Rider do treinador Tinguinha Lima, com quem o Zé Maria e a Carminho treinam, ía competir. e aí estávamos nós; O Luísinho , o Zé Maria e eu. Pranchas, fatos, mochilas às costas, sacos vários, lancheira e o inevitável guarda sol , afinal o dia ía ser comprido. Só me faltava uma cadeirinha para ler...


Luísinho, o grande explorador começou a sua incursão pela praia partilhando bolachas e areia com os cães que ía encontrando. Já conhecido dos cães e das pessoas destas actividades surficas, todos estavam de acordo: está tão grande!!! e lá seguia caminho até encontrar alguém a dormir. "ele vai acordar as pessoas, mexe-lhes e abana-as sem ser intencionalmente, ele está a descobrir o seu mundo e mexe nas pessoas como se fossem objectos que quer conhecer, a mãe não percebe???". (Zé Maria Vasconcelos, 12 anos)
Perceber, percebo. O pior é passar o tempo a pedir desculpa porque tenho um filho a descobrir o seu mundo e não deixa ninguém dormir na praia.


O Campeonato vai começar, rectificam-se mais uma vez as pranchas, se os fatos estão confortáveis, observa-se e faz-se a leitura do mar e das ondas, trocam-se as últimas palavras de incentivo e motivação com o treinador e depois, concentração, muita concentração.
Treinadores, mães, pais, irmãos e amigos vibram com a prestação dos atletas que apresentam um bom nível de Surf e um entusiasmo único.

Paralelamente ao Campeonato a Organização criou espaços simpáticos de interacção tanto com os pares como com a família.

O filho e a mãe jogam ao Mikado tamanho gigante


Tal como atletas adversários jogam animadamente futebol, enquanto decorre o campeonato e não chega o heat deles.
Gosto de ir com os filhos aos treinos, aos campeonatos, à praia. Divirto-me, descanso, é saudável e consigo estar com eles numa descontração única. É a tal sintonia, empatia no relacionamento afectivo a que gosto de chamar enamoramento.
Experimentem
Carmo Vasconcelos

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Conta a Lenda 8...

Finalmente conhecemos as Regiões Autónomas da Portugal e uma Lenda de cada uma; dos Açores, a Lenda da Lagoa das Sete Ciades e da Madeira, a Lenda da Noite de São Silvestre.


Conta a Lenda que, há muito, muito tempo, no Reino das Sete Cidades, uma Princesa apaixonou-se por um Pastor. Seu Pai, o Rei, que sonhava vir a casar a sua filha com um rico e bonito Príncipe, proibiu este amor para sempre, deixando a Princesa muito, muito triste… Ela obediente a seu Pai, foi dizer ao Pastor que nunca mais se podia encontrar com ele. No momento da despedida, dos olhos azuis da Princesa saíram lágrimas azuis e aos seus pés formou-se de imediato um lago de cor azul cristalino, e dos olhos verdes do pastor caíam lágrimas verdes, formando assim um lago de águas verdes transparentes. Estes dois lagos juntaram-se para sempre numa lagoa conhecida como a Lagoa das Sete Cidades…


[imagem extraída do sítio http://acores.sapo.pt/]

Da Madeira, ouvimos a Lenda da Noite de São Silvestre, e como este apareceu no meio do Atlântico numa noite de passagem do ano. Para festejar este bonito dia, e ainda hoje, podemos assistir a uma chuva de estrelas no céu da Ilha, conhecida como a Pérola do Atlântico.

[imgem extraída do sítio http://bp0.blogger.com]
Nós pintámos umas Estrelícias e umas Hortênsias, flores que tão bem enfeitam esta ilha.

Externato Santa Maria do Mar

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Mães participativas...

Na continuação do trabalho de projecto, o Livro, lançou-se o desafio aos Pais: Quem é que quer vir à sala mostrar um livro ou contar uma história?

A Mãe do Lourenço aceitou prontamente o desafio, e a Madalena veio ajudar.

Enquanto a Mãe contou a história, a Madalena concentradíssima mostrou o livro aos amigos.
A Mãe trouxe de casa o livro que o Lourenço e a Madalena gostam mais.

A Mãe da Carolina contou a história da Ilha das Tartarugas e das aventuras do Zu.


"O Zu tinha um lápis mágico, fazia desenhos, desenhou a Ilha das Tartarugas e uma tartaruga que se chamava Mia. O Zu era amigo da Mia e gostavam muito de brincar os dois.
O Zu caiu na água e a Mia levou o Zu para a Ilha das Tartarugas."


Muito obrigada à Mãe do Lourenço, à Madalena e à Mãe da Carolina por terem vindo ao colégio, participar no nosso projecto.

Externato Santa Teresinha de Lisieux

sábado, 14 de junho de 2008

"Tudo isto é Fado..."

[Imagem do sítio: puroveneno.blogs.sapo.pt]

Ainda no espírito das Festas Populares, e no seguimento do interesse que as nossas Crianças e Famílias têm revelado no projecto “Nós e o Mundo”, deixo aqui uma sugestão para esta época festiva:
-E que tal um passeio de eléctrico, a um Domingo à tarde, pela cidade das 7 colinas, ao sabor da Música Portuguesa mais conhecida no Mundo?

Tenho a certeza que vai cair nas graças de todos. E tanto que há para ver e explorar pelas encostas das colinas…

[imagem do sítio: pbase.com/pedrosantana]

"Fado nos Eléctricos Carreiras nº 18, 25 e 281 a 29 de Junho, 5as e Domingos às 16h e 19h Porque percorre um número assinalável de bairros típicos Lisboetas, tradicionalmente associados ao Fado, e porque se trata de um roteiro particularmente frequentado por turistas, o itinerário da carreira nº28 foi o escolhido para desenvolver o projecto "Fado nos Eléctricos". Considerando o sucesso da iniciativa, em 2008, as Festas de Lisboa, em parceria com a Carris, alargaram a experiência a outras paragens e percursos, sem abandonar a "estrela" deste projecto que já conta com quatro anos de existência."

Carreira 18: 5 e 12 de Junho

Carreira 25: 19 e 25 de Junho

Carreira 28: 1, 8, 15, 22 e 29 de Junho

[mais informação no sítio: www.egeac.pt/DesktopDefault.aspx]

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Santo António de Lisboa


S abemos que ele nasceu em Lisboa
A o pé da mesma Sé que o baptizou
N ão queria saber de riqueza e guerra
T ratou de ir para um convento
O nde estudou

A chou melhor ir para Coimbra
N ão tinha tempo, só estudo e oração ;
T ocaram à porta uns franciscanos:
Ó da casa haverá ou sopa ou pão !
N unca tinha tido tanta certeza :
I a mudar o traje, o nome, o alento.
O mundo melhorou nesse momento !

D epressa Frei António viajou
E, ao falar, a multidão pasmou ! ....

L ivre, piedoso, culto foi um homem
I mportante na Europa em que viveu
S oube falar de Deus até aos peixes
B ondoso não quiz ter nada de seu
O rador nato, não pregava à toa ...
A ntónio, não de Pádua ... de Lisboa



Poema de Inês Pupo

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Ao Som de Mozart

A Cristina tirou esta fotografia no fim da ópera.
A Carminho, a Teté e a Inês foram connosco. Foram muito simpáticas queridas e brincalhonas, rimos muito, a brincadeira foi tanta que até nos atiraram ao ar!
No colégio, inspirados pelo som de Mozart começámos a pintar...
"Gostei da prova do silêncio"
Pintámos flautas mágicas, a orquestra...
E tudo o que tivemos vontade de pintar.
Tudo o que sentimos enquanto ouvimos a música.
"Gostei tanto que até quis cantar!!!"

"Ficou uma pintura gigantesca porque pintámos todos juntos."

Externato Santa Teresinha de Lisieux

Uma pintura que irradia felicidade...

" É uma mãe muito contente"

As crianças modelam, desenham, pintam e constroem com imaginação criativa, sensibilidade e emoção, como tal, as crianças devem ser consideradas artistas e as suas produções obras de arte!

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Um Dia das nossas vidas...

Tivemos a oportunidade de ir assistir a uma Ópera ao Teatro São Carlos. De um dia para o outro, e sem tempo para preparar conseguimos, com a simpatia e o esforço do pai do Eduardo, do Zé Maria e do Tomás, explicar às crianças a peça "A Flauta Mágica ", de Mozart.

Aqui fica o resumo que nos foi apresentado e que tanto nos ajudou a compreender o espectáculo a que fomos assistir.

Obrigado, mais uma vez, ao pai do Eduardo, do Zé e do Tomás por toda a disponibilidade e pelo resumo tão claro que nos apresentou.

"Era uma vez um príncipe corajoso (TAMINO), e um caçador de pássaros (PAPAGUENO), a quem uma rainha (a RAÍNHA DA NOITE) foi pedir para salvar a filha, a princesa PAMINA, que estava raptada no templo do sacerdote SARASTRO.


Tamino ficou muito zangado e a pensar que Sarastro era muito mau, e disse que sim que ia salvar a princesa.

Para cumprir essa missão, TAMINO e PAPAGUENO receberam da Rainha da Noite:
um XILOFONE MÁGICO,uma FLAUTA MÁGICA,três CRIANÇAS GENIAIS para servirem de guias.


Tamino e Papagueno chegaram ao templo de SARASTRO.

Pamina estava lá prisioneira, mas quem a tinha aprisionado não era Sarastro, mas sim um dos seus criados, MONOSTATOS, que estava feito com a Raínha da Noite.

Era tudo uma armadilha para Tamino matar.

Quando Sarastro apareceu, pensou que Tamino e Papagueno eram maus e prendeu-os, explicando a Pamina que a sua mãe, a Rainha da Noite, era uma mulher muito perigosa.


Como Tamino e Papagueno disseram que também eram bons, Sarastro disse que só acreditava se eles passassem por provas muito duras como, por exemplo, a prova do silêncio.

Se passassem as provas, então mostravam que eram corajosos, e Tamino poderia casar com Pamina e Papagueno teria também uma mulher para casar.


Entretanto, enquanto Pamina, estava a dormir, chegou a Rainha da Noite que deu à filha um punhal, para que ela matasse Sarastro, continuando a dizer que ele era mau.

Depois desapareceu.

Mas quem tinha razão era Sarastro : a Rainha era mesmo má!


Monostatos, o criado mau, tentou fazer mal a Pamina, mas Sarastro apareceu e expulsou o criado. Depois, acalmou a princesa, e disse-lhe que no seu Templo não haveria lugar para vinganças.


Enquanto isso, Tamino ia passando nas provas, mas Papagueno não, porque não conseguia ficar calado. Assim, Papagueno acabou por ser expulso do Templo.

Pamina, já mais contente, foi ter com Tamino, para lhe dizer que o amava, mas como ele não respondeu (não podia!) ela não percebeu...

... e ficou a pensar que Tamino não gostava dela.

Desesperada, tentou matar-se com o punhal, mas as três crianças não deixaram e explicaram o que estava a acontecer.

Pamina pôde assim acompanhar Tamino nas suas últimas provas: a do fogo e a da água - e os dois conseguiram passar pelas provas, protegidos pelo som da flauta mágica.

Papagueno, entretanto, andava perdido nos bosques, muito triste, porque nunca iria arranjar uma mulher, mas as três crianças-génios deram-lhe uma ajuda e disseram para ele tocar o xilofone mágico.

Ele tocou e, então, apareceu uma mulher mesmo feita para ele: a PAPAGUENA

Quando tudo parecia ir acabar bem, eis que, na escuridão, apareceu a Rainha da Noite, que se aliou a Monostatos e às forças do Mal, contra Sarastro, para destruir o Templo e matar Sarastro.
Só que os bons ganharam força e um poder enorme, e mataram os maus.

Pamina e Tamino casaram-se, e receberam os parabéns pela sua coragem, fidelidade e por estarem do lado do Bem.
Papagueno e Papaguena viveram também felizes para sempre.


O Bem triunfa sempre sobre o Mal, desde que haja coragem, vontade, força, sacrifício e amizade... e que cada um saiba encontrar o Mal que existe dentro de si próprio, para o controlar e vencer também... "


Foi uma experiência a não esquecer! Nos nossos primeiros seis anos de vida, entrar numa sala de espectáculos como o Teatro São Carlos e assistir a uma Ópera. Que emoção!!!

Mar Português

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!


Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.


Fernando Pessoa "Mar Português”



A Tia Xica mandou o poema completo.
Obrigada e beijinhos de todos.


Fernando Pessoa pintado pelo seu amigo Almada Negreiros

10 de Junho, Dia de Portugal e de Luís Camões

"O Luís de Camões era escritor e escrevia sobre o mar e os homens. Escrevia sobre os marinheiros que andavam no mar a descobrir novas terras. Outros poetas também gostaram de escrever sobre o mar:

"Ó mar salgado
quanto do teu sal
são lágrimas de Portugal"
Fernando Pessoa
Os portugueses descobriram o caminho para a Índia de barco, foi um senhor valente que se chamava Vasco da Gama, era o comandante. Também descobriram o Brasil com um comandante que era o Pedro Álvares Cabral.
Enquanto os homens íam para o mar, para a aventura, as mulheres ficavam em terra a chorar e a bordar.
Nós aprendemos a bordar...bordámos a toalha para o altar de Santo António "


"Nós cantámos o Hino de Portugal!"


"Viva o Luís de Camões! Viva o Portugal!"


Externato Santa Teresinha de Lisieux

6... ou 7 Bonecas Russas

Fomos a mais um atelier do Centro de Pedagogia e Animação do Centro Cultural de Belém.

Desta vez viajámos até à Rússia, onde conhecemos Matrioska- a boneca mais conhecida daquele país.


De história em história fomos construíndo as nossas Matrioskas, cada qual com a sua saia e com a sua história.



No fim identificámos no mapa da Europa o país da Rússia, e vimos como era tão longe de Portugal... e com histórias bem diferentes!


A seguir ao almoço foi tempo de brincadeira e explorações...

Conhecemos e brincámos com bichos da conta...

Jogámos à macaca...
Corremos na relva...

E para terminar, fomos ao Museu Berardo onde nos debruçámos neste quadro de Roberto Matta.

"Watchmam what of the night", 1968
Ficam aqui algumas das nossas considerações.

"É uma guerra dentro do corpo..."

"É uma luta entre os globos brancos e os micróbios..."

"É o nosso esqueleto..."

"É o bem de um lado e o mal do outro..."


Externato Santa Maria do Mar

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Ficheiro de Imagens

Ficheiro de imagens
Construímos um ficheiro com os recortes de imagens que mais gostámos.
A Maria escreveu o nome das imagens por baixo.
Podemos trabalhar à nossa vontade, escolher imagens e palavras. Podemos recortar e colar ou desenhar e escrever.

Vamos ao ficheiro e escolhemos a imagem que queremos... "anel, flores, máquina , toalha, mesa, vestido...
almofada, calças, chapéu, chocolate, creme, comida, cesto, uvas".

"Aprender a escrever é divertido e difícil!"


"Conhecimentos como a identificação das letras, a noção de separação das palavras, a comparação concreta entre o objecto e a palavra, e a noção de linha são aspectos com que as crianças se vão deparando no trabalho com o ficheiro de imagems e que contribuem para promover a sua reflexão sobre a aprendizagem da escrita e da leitura."
Lúcia Amarante
in Análise Psicológica nº série XXII

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Psicomotricidade relacional

Passados anos o gosto pelo exercício e pela aventura mantém-se...


"A vida psíquica é expressa em comportamento...


O conjunto de fenómenos que constituem o substrato da vida psíquica como os impulsos,emoções, sentimentos e pensamentos, exprime-se através da motricidade"

João dos Santos



"A noção do próprio corpo não é um dado adquirido, mas sim o resultado das relações estabelecidas através das pessoas e o meio, transversalmente das experiências corporalmente vividas, em prazer, emoção aventura e descoberta."
João Costa

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Sabiam que a Tia Cácá também já foi pequena?

Sabiam que a Tia Cácá também já foi pequena?

Pois é, foi durante alguns anos a mais pequena de 4 irmãos, todos em escadinha. Era gorducha, risonha e pachorrenta.

Depois teve uma mana mais nova e tornou-se uma súbita aventureira. Era um ás da bicicleta, corria pelos telhados da casa da avó e ninguém lhe ganhava nas corridas de corrimão.
Aprendeu a jogar ao berlinde e a saltar ao elástico. Decorou rimas e canções, conseguia percorrer um corredor com um livro empoleirado no alto da cabeça e sabia trepar às árvores como ninguém.

É por isso que a tia Cácá agora sabe tantas coisas importantes para ensinar aos seus alunos!

Um abraço da mana da tia Cácá

POIS EU GOSTO DE CRIANÇAS !

Pois eu gosto de crianças!

Já fui criança, também...

Não me lembro de o ter sido;

O que fui, sabe-me bem.

É como se de repente

A minha imagem mudasse

No cristal duma nascente.

E tudo o que sou voltasse

À pureza da semente.

Miguel Torga