sexta-feira, 31 de julho de 2009

Sempre a cantar!!!

O mês de Julho chegou ao fim com muita animação e uma grande dose de boa disposição

Muito obrigado a todos os Pais que acreditam no nosso trabalho e nos confiam os filhos,
Boas Férias!!!

Externato Santa Maria do Mar

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Parabéns Francisco Furtado!!

No passado dia 19 de Julho, o Francisco Furtado fez 2 anos. No dia seguinte, a Mãe preparou uma surpresa e trouxe um bolo forrado de auto-carro. O kiko sentiu-se cheio de sorte porque teve um bolo muito criativo: "O auto-carro amarelo" como o próprio o diz.

Muitas felicidades para toda a Família Furtado!

terça-feira, 28 de julho de 2009

A Princesa e a ervilha

Há muitos, muitos anos num reino muito distante, vivia uma Rainha, um Rei e um Príncipe.
A Rainha andava muito preocupada porque queria casar o filho com uma verdadeira princesa.


Resolveu organizar um grande baile e convidou todas as princesas dos reinos vizinhos, mas nenhuma princesa lhe agradou.

Foi então, que numa noite de grande tempestade bateram três vezes à porta. Era uma linda princesa acompanhada pela sua aia que vinha pedir abrigo por uma noite.

A Rainha pensou logo que ela parecia uma verdadeira princesa, mas como era desconfiada, foi ao quarto dela e pôs uma ervilha debaixo dos vinte colchões da cama.
A Princesa sem desconfiar de nada foi-se deitar, mas passou uma noite terrível, não conseguia adormecer, havia qualquer coisa na cama que a incomodava.
Na manhã seguinte quando a Rainha lhe perguntou se tinha dormido bem, a Princesa explicou que não tinha conseguido dormir.
A Rainha teve a certeza...era uma verdadeira Princesa!
Organizou logo a festa de casamento.

E assim foi,

A Princesa e o Príncipe casaram-se, tiveram muitos filhos e foram felizes para sempre.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Parabéns Diego!!

Na passada quarta-feira, 15 de Julho, o Diego fez 2 anos. E para festejar com os amigos, os Pais trouxeram para o lanche um bolo do Noddy. O Noddy estava num belo avião, até meteu pena cortá-lo!

Muitas felicidades!!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

O Coelhinho Branco...

O Coelhinho Branco foi a história escolhida para dramatizarmos na festa da sala dos bebés! É a história tradicional da Cabra Cabrez. Escolhemos esta história porque foi aquela que foi trazida para a nossa sala pelos Pais da Maria Freitas (que fizeram um teatro de fantoches da Cabra Cabrez no projecto "Pais Contadores de Histórias"), que no próximo ano lectivo não estará connosco no colégio porque irão mudar de residência. Desta forma tentámos fazer-lhes uma homenagem...

Este era o nosso cenário e na fotografia seguinte está a Mãe da Maria, que deu corpo e voz ao Coelhinho Branco. A Maria fez o papel de Formiga Rabiga.

O Coelhinho Branco, muito aflito porque tinha a Cabra Cabrez em sua casa, pediu ajuda a um grupo de Bois que passou por ali (Carolina, Gonçalo Salinas, Teresa, Tiago, Manuel Rego e Tiago). Mas estes não o ajudaram!

Em seguida apareceu um grupo de Cães (António, Leonor, Matilde, Pedro e Manuel Silva) que também nada fez pelo Coelho.

Entretanto passou um grupo de Galos (Francisco, Inês Barreto, Graça, Maria Inês, Sara e Diego) que tinha medo da Cabra e também nada fez pelo Coelho...

... Só a pequena Formiga Rabiga (Maria Freitas) conseguiu afastar a maldosa Cabra Cabrez de cena.

E vitória, vitória, acabou-se a história!

E assim terminado, fomos todos para o pátio lanchar e conversar.


Obrigada a todos!

domingo, 12 de julho de 2009

No Mar a nadar...

Foi uma surpresa, do fundo do mar emergiu um mergulhador, equipado a rigor: barbatanas, óculos e respirador. E logo começou a cantar: Peixinho vermelho....

Foi então, que dos mais diversos pontos do mar apareceram peixinhos de todas as cores que dançavam e cantavam sem parar...
A animação foi tanto que apareceu o nadador salvador para ver o que é que se passava, mas afinal era uma festa!!!

Elenco: Mergulhador-Vera; Peixinhos-Meninos; Nadador Salvador-Ana

sábado, 4 de julho de 2009

Uma história com graça e bem contada...

Os Padrinhos da marcha, a Maria e o Manuel
A marcha em acçãoa dançar,
a cantar
e toca a marchar.
Momentos descontraídos,

de brincadeira,

conversa

e convívio...

que duraram até ser noite.

CANTA O GALO GORDO

Amigos que trazem histórias... Os pais do Guilherme Gávea, amigos de infância dos autores e músicos do "Canta o Galo Gordo", lembraram-se de surpreender os meninos do Externato Santa Maria do Mar com a visita das canções à nossa escola.

Num espaço muito agradável (e bem nosso conhecido) a Inês e o Gonçalo cantaram e encantaram com músicas que falavam de coisas que nos são muito familiares como o nosso corpo, a lenda de S. Martinho e o Bom-dia. E o livro é mesmo isso, acompanhado com um cd de música ajuda-nos a aprender e a crescer de uma forma lúdica, divertida e com muito ritmo.



Obrigada aos Galos Gordos pelo fim de tarde tão bem passado. Gostámos muito!




(Os pais que quiserem conhecer o livro, estará à entrada da escola para consulta.)

Bob, o Construtor!

A Mãe do Tiago Carrapiço veio à sala contar uma das suas histórias preferidas "Bob e os porcos-espinhos" da colecção do herói Bob, o Construtor. Constatámos que o Tiago sabe a história de cor, disse as falas das personagens em sintonia com a Mãe. Curiosamente, a expressão "saber de cor" vem do italiano "core" que significa "coração", ou seja saber algo de cor é sabe-lo pelo coração. Notava-se bem na expressão de contentamento do Tiago o significado que esta tinha para ele.


A Mãe trouxe uns cartazes com uns porcos-espinhos para os amigos do Tiago colorirem!




Agradecemos à Mãe do Tiago a participação neste desafio de "Pais, Contadores de Histórias"

quarta-feira, 1 de julho de 2009

O Urso Maior...


A Mãe do Gonçalo Salinas veio à sala contar a história "O Urso Maior". O urso Tobias queria descobrir quem era o maior urso do mundo. Com tantas voltas, o Pai acabou por lhe mostrar que o maior urso do mundo era um conjunto de estrelas chamado a ursa maior!

Depois o Gonçalo foi pintar com a ajuda da Mãe, um Tobias em aquarela! Os amigos pintaram a Mãe e o Pai do Tobias, as núvens e as estrelas no céu!


Obrigada à Mãe do Gonçalo por este momento!