quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Pedagogia das Expressões Artísticas

A actividade lúdica permite o desenvolvimento harmonioso da vida afectiva e social da criança.
É a brincar que a criança mergulha na vida, que interage com o outro, com o objecto e consigo mesma, desenvolvendo a linguagem, função esta que organiza todos os processos mentais da criança, dando forma ao pensamento.

Crescer sem arte e sem magia é como uma tela sem cor.
Alexandra Pereira
Psicóloga clínica

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Parabéns!!!

Quando há festa é a valer... Um pai pasteleiro!
Viva o Manuel...
... e a pequena Matilde!
Viva a palhaçada...
e uma tarde bem passada!
Viva os manos...
e os pais!
Viva os filhos...
e os amigos!
Muitos Parabéns!!!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

sábado, 13 de novembro de 2010

Versos para os Pais lerem aos Filhos em Noites de Luar

Cada palavra que dizes,
mesmo que temas dizê-la,
é uma luz que se acende
atrás de cada janela,
é um verso prometido,
é uma rima anunciada
que às vezes se desfaz
numa alegre gargalhada.

José Jorge Letria/André Letria

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Quando se fala de Psicomotricidade...

Quando se fala de psicomotricidade, lembramo-nos de psicofisiologia, das relações entre os processos psicológicos e fisiológicos, ou seja a relação entre a vontade e a reacção muscular.


A descoberta do próprio corpo possibilita à criança adquirir as competências necessárias, para que o seu desempenho nas actividades psicomotoras, seja um processo sempre em evolução.

Jogos com a bola

Lançar

Apanhar

Interagir.


Correr

Saltar a pés juntos

Subir e descer.

É a diversidade das experiências psicomotoras vivenciadas pela criança, que lhe proporciona um auto-conhecimento permitindo-lhe um crescimento saudável.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Método experimental

A Vanda explicou-nos que existem 3 cores primárias: o azul, o encarnado e o amarelo.

Fomos fazer uma experiência:
Preparámos o material necessário: 3 garrafões de 5lt transparentes; água; papel crepe azul, encarnado e amarelo; 1 tesoura e 1 colher.

1º Mistura-se papel amarelo na água;

2º mexe-se bem até a água estar tingida pelo papel;

3º junta-se o encarnado;
4º mexe-se bem.
Resultado: cor de laranja.
No segundo garrafão mistura-se o amarelo...

... com o azul.

Resultado: verde.

No terceiro garrafão mistura-se encarnado com azul. Resultado: roxo

Conclusão: O cor de laranja, o roxo e o verde são 3 cores secundárias que resulta da mistura de 2 cores primárias

Depois de realizarmos a experiência fomos fazer uma operação matemática.
Cada menino escolheu a cor que queria fazer.
Fez a mistura com tinta cenográfica e depois escreveu o nome das cores.
"Na Educação de Infância, a ciência procura expandir o conhecimento e a compreensão que as crianças possuem acerca do mundo físico e biológico e ajudá-las a desenvolver meios mais eficazes e sistemáticos de descoberta. As actividades lúdicas diárias e o meio ambiente que as rodeia oferecem oportunidades ricas e variadas para aprender e tirar partido do interesse que as crianças pequenas manifestam pelo mundo à volta delas."

in Manual de Desenvolvimento Curricular para a Educação de Infância

sexta-feira, 5 de novembro de 2010