terça-feira, 25 de outubro de 2011

A família no colégio

As fotografias relembram-nos os bons momentos que passámos juntos.

momentos únicos de brincadeira, mimo,
boa disposição e alegria


Momentos em família.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O livro

Eu sou um livro,

sou importante.

Tenho um trabalho

emocionante.


É com palavras

que me sustento

e nelas levo

conhecimento


Se alguém procura


o que fazer,


sou opção


de bom lazer.



Eu posso ser


muito engraçado,


deixar você

bem humorado.


Eu posso ser

seu professor

e lhe ensinar

com todo o amor.

Eu posso ainda


ser seu amigo,


levar você


sempre comigo.



Eu só não posso


fazer careta


se me abandonam


numa gaveta.

Anónimo brasileiro

terça-feira, 11 de outubro de 2011

O paladar

Estivemos a conversar sobre o paladar, a Ana explicou-nos que o paladar nos ajuda a saborear os alimentos.

É através do paladar que percebemos quais são os alimentos que gostamos mais, e os que gostamos menos.

Pintámos a nossa cara, e a Ana escreveu dentro da nossa boca bem aberta , os alimentos que gostamos mais.

Fizemos assim, porque quando gostamos muito de uma coisa, abrimos muito a boca.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Engenheirias...

Linha de produção:
Colocam-se as folhas secas no escorrega,

as folhas escorregam directamente para o contentor, até este ficar bem cheio,
espera-se vários dias até que as folhas se transformem em adubo orgânico.



No final limpa-se todo o material utilizado até ficar a brilhar.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Expressão imagética - Faz de conta

"A importância do imaginário na vida das crianças, depende em grande parte do grau do seu investimento expressivo, com características corporais e motoras, que irá dar-lhe forma e suporte.

O comportamento das crianças é como que empurrado por um imaginário inconsciente que vem a exprimir desejos muito profundos, ainda, não percebidos por elas." Pedro Onofre


É nossa intenção que as crianças se vão conhecendo a si próprias, jogando e brincando. Mais especificamente através do jogo simbólico, dispondo-se a agir com qualquer ideia tipo faz de conta.

Vivenciando situações e, também acções, onde poderão ser agentes da realização de tarefas, acontecimentos, assunção de personagens, encenação de desejos, alegrias, tristezas, incómodos, bloqueios, ideias e histórias.

É através de estratégias de actuação pedagógica que as crianças vão procurar, encontrar, imitar, criar e transformar, conforme os seus vários níveis de desenvolvimento e entendimento.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Na sala da Vera....

Há quem não dê por nada, tal é a concentração.


Sim!...


Olha....

mais uma!

É uma brincadeira pegada.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Uma experiência cientifica

A Susana trouxe um dinossauro pequenino, e disse que crescia se o mergulhássemos na água.


No fim do 1º dia o dinossauro estava um bocadinho mais gordo, maior e com a pele esquisita.

No fim do 2º dia o dinaossauro já tinha crescido muito, e já nem cabia no copo.
Como o dinossauro não tinha nome resolvemos chamar-lhe Pipo

No fim do 3º dia tirámos o Pipo da água e limpámo-lo muito bem com uma toalha.

Fomos registar o tamanho do Pipo e vimos que ele tinha crescido muito. Deixámos o Pipo a secar durante o fim de semana.


No fim do 6º dia, o Pipo já tinha secado e estava mais pequeno.


Conclusão: O Pipo fica maior quando está dentro de água, e fica mais pequeno quando está seco.