quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Hoje uma Mãe disse-me assim:

Um amigo é um irmão escolhido por nós

Rasgagem, brincadeira e colagem

Foi uma manhã muito divertida, a Sara e a Guta planearam uma surpresa.
Fizémos rasgagem com folhas de revistas e quando já tinhamos muitos bocadinhos atirámos ao ar para ver o que é que acontecia.
Foi uma festa voaram papeís pela sala toda, e rimo-nos à gargalhada.

A seguir veio o trabalho, que exigiu muito cuidado, atenção, concentração e uma boa motricidade fina.

Não é nada fácil pôr a cola no pincel, depois passar o pincel na folha e finalmente colarmos a nossa rasgagem no papel.
Trabalhadores, metódicos e persistentes como somos conseguimos atingir o objectivo.

Viva todos!!!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Um projecto com mão de Mãe

A Mãe da Carminho veio-nos ajudar a dizer adeus às estações do calor. Começou por nos contar uma história sobre as estações do ano e depois, abriu uma caixinha de surpresas, onde tinha guardado o material que tinha preparado para a actividade.
Trazia flores e borboletas e abelhas e frutos! Trazia muitas coisas para colarmos no nosso trabalho...


... e depois pintámos com as mãos para fazer a relva ,


... e pedimos para voltar a pintar as mãos para


fazer o céu. Estavamos a gostar!!


No fim demos os últimos retoques, para finalizar o nosso painel.



Obrigada Mãe da carminho por ter participado neste nosso projecto e por o ter enriquecido tanto!

Parabéns Henrique

Já tenho 2 anos!

Foi no dia 20 de Outubro que festejámos juntos os dois anos do Henrique.

A Vera, a Sílvia e os amigos prepararam a coroa e a festa e a Mãe fez o bolo do Mickey.

Soprei a vela com muito entusiasmo. Viva o Henrique!

Parabéns Duarte

Sabiam que o Bob veio ao nosso colégio?
Veio mesmo! De propósito para cantar os Parabéns ao Duarte, na companhia dos pais da Vera e da Sílvia e de todos os amigos.
Viva o Duarte. Está muito crescido!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Apresentação dos estudos sobre os animais

Hoje foi a apresentação do estudo que fizemos sobre animais. Cada menino escolheu o animal que gostava de estudar e levou para casa essa tarefa: com a ajuda dos pais fazer uma pesquisa sobre hábitos e características do animal escolhido.


Apareceram estudos muito diversos, sobre animais do mar, da selva, da savana ou da quinta.


Cada menino apresentou o seu estudo, e a Ana ajudou no que foi preciso!


Aprendemos muitas curiosidades...


... apresentámos com muito orgulho.

Mostrámos que estavamos muito bem treinados (sabíamos tudo na ponta da língua!),
... e até trouxemos jogos para testar os conhecimentos dos amigos e das professoras.

Obrigado pela colaboração dos pais neste projecto.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

"Podemos fazer digitinta?"

A Digitinta, para além de ser uma actividade de expressão plástica, é uma actividade com um grande potencial sensorial, na medida em que permite à criança explorar a situação pedagógica com todos os seus sentidos.


O toque, a textura da digitinta nas mãos, o cheiro e a côr são sensações que dão prazer à criança, tirando o máximo partido desta exploração.

A digitinta permite à criança desenhar com os dedos na superfície da mesa, e experimentar desenhar, apagar e voltar a desenhar.

No fim, a criança tem a possibilidade de registar o seu desenho na folha de papel.
Nós fizemos digitinta! Já estavamos com saudades!