segunda-feira, 31 de maio de 2010

Parabéns Carminho e Luisinho

Era uma vez dois bebés que estavam na barriga das mães e resolveram nascer no mesmo dia.

Os bebés que eram muito marotos e tinham muitas ideias, combinaram nascer à mesma hora.

Um dos bebés era umas menina, e como todos sabemos as meninas são um bocadinho espevitadas, decididas e despachadas, e assim lá foi a mãe a correr para ela nascer no mesmo sítio do seu amigo.

O amigo já estava à sua espera, e como cavalheiro que era deu-lhe a vez.

E foi assim que há 3 anos atrás no dia 30 de Maio nasceu a Carminho


e meia hora depois o Luisinho.

E como bons amigos que são, fizeram a festa dos seus 3 anos juntos.

Porque não há coincidências... andam os dois no mesmo colégio.

Nota do autor: Esta é uma história real. Qualquer semelhança com uma outra história baseada na imaginação é obra do acaso.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

quarta-feira, 26 de maio de 2010

terça-feira, 25 de maio de 2010

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Conversa de Pais

FIM DE TARDE NO JARDIM
Dia 20 de Maio, Quinta-feira, às 18h no Colégio
com o Dr. Mário Cordeiro

Convidamos os pais para uma agradável conversa, com o Dr. Mário Cordeiro, no nosso jardim. Se os pais quiserem deixar algumas questões para serem abordadas, podem fazê-lo através do nosso e-mail. Há cadeiras à vossa espera...

quinta-feira, 13 de maio de 2010

OS AVIÕES NÃO PODEM VOAR

Tudo começou com uma animada conversa, em que cada menino estava a contar as suas novidades ao grupo.

A Sofia disse: "Os aviões não podem voar porque há um vulcão que está a deitar muito fumo!"

Rápidamente se trocaram impressões e aprendemos meia dúzia de coisas sobre vulcões. Partilhámos conhecimentos e questões. Ficaram algumas perguntas sem resposta. Combinámos estratégias para procurarmos mais informações e...

...Construímos um PROJECTO cuja temática eram os VULCÕES.
Reservámos então uma parede da sala para o nosso projecto, parede essa que no dia seguinte se começou a encher com informação. Mapas, desenhos, esquemas e esboços de vulcões vieram dar resposta a algumas das questões que tínhamos deixado em aberto.

Os livros, os filmes e até e-mails que recebemos, permitiram-nos aprender muito sobre este fenómeno natural, tão inesperado e que pode afectar tantas coisas.



Construímos vulcões com magma e lava,


vulcões em erupção, cheios de nuvens de fumo!


Mas o que não estavamos à espera, é que no meio de tantos vulcões, cinco entrassem mesmo ERUPÇÃO!


... bem, à espera talvez estivessemos ...


BUM!



Agora, com os vulcões já inactivos, ficaram os conhecimentos e aprendizagens que partilhámos em grupo.

Partiremos agora para outra das questões que ficou em aberto:

"No princípio só havia um continente na Terra. Depois houve muitos movimentos e erupções e passou a haver imensos!"

Já sabemos que não são imensos, mas cinco. Vamos aprender quais..


Uma experiência que vale a pena experimentar!

Dia da Espiga

"O Dia da Espiga ou Quinta-feira de Espiga é celebrado no dia da Quinta-feira da Ascensão com um passeio matinal, em que se colhe espigas de vários cereais, flores campestres e raminhos de oliveira para formar um ramo, a que se chama de espiga."
Os meninos não fizeram um passeio matinal, mas a Maria Rodrigues apareceu de manhã com um ramo de Espiga na mão! Os meninos fizeram um desenho "à vista" deste bonito ramo para celebrarem o dia!

A Espiga simboliza o pão, o Malmequer o ouro e prata, a Papoila amor e vida, a Oliveira o azeite e a paz, a Videira o vinho e a alegria e o Alecrim simboliza a saúde e a força.