Estivemos a fazer pinturas, actividade que gostamos muito!
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Com a mão na massa
Metemos a mão na massa e, com uma mistura de água e farinha, modelámos e brincámos com um material diferente e muito divertido.
Experimentámos descolá-los das mãos... mas não era nada fácil!
Experimentámos até dar-lhe vida,
fazendo olhos, nariz e boca!
Experimentámos espalmar, espalmar e espalmar... com muita força!
«À expressão plástica a duas dimensões acrescentam-se as possibilidades tridimensionais, como a modelagem. (...) Se a expressão plástica a duas e três dimensões estará presente durante toda a educação pré-escolar, a expressão tridimensional tem uma importância fundamental para as crianças mais pequenas.
A exploração de materiais que ocupam um espaço bidimensional ou tridimensional, com texturas, dimensões, volumes e formas diferentes, remete para o domínio da matemática. »
in Orientações Curriculares para a Educação Pré- Escolar do Ministério da Educação
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Texto: Falar, escrever e desenhar
Todos gostamos de contar o que fizemos em casa, o que vimos na rua ou as nossas brincadeiras. É destes relatos que surgem os primeiros textos livres.
No início é o educador que toma a iniciativa , mas rapidamente a criança demonstra vontade de contar as suas vivências, de escrever o seu texto e ilustrá-lo.

Os textos são sempre ilustrados pela criança, que ainda sem o domínio do código escrito, fica na posse de um outro código o seu desenho.
A valorização da palavra é extraordinariamente importante para a criança, começa a relacionar o que se diz com o que se escreve.
A criança gosta de ver o seu texto afixado na parede. Gosta que os Pais e outros adultos de referência leiam o que ela diz, e vejam o seu desenho.
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Viva, estamos de volta!
domingo, 1 de agosto de 2010
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)




