quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Foi assim...

Estivemos a fazer pinturas, actividade que gostamos muito!

Recebemos a visita do Capitão Gancho que regressou para nos contar uma história.


Sentados no tapete fomos à descoberta dos livros!


Ajudámos os bebés pequeninos a ir ao bacio...

... é preciso muito cuidado para o bebé não cair, é pequenino e pode desequilibrar-se!!!

Entre conhecer amigos novos e reencontrar os antigos amigos, foi muito bom regressar ao colégio!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Com a mão na massa

Metemos a mão na massa e, com uma mistura de água e farinha, modelámos e brincámos com um material diferente e muito divertido.
Experimentámos dividir a massa em muitas partes e esticar, esticar...


... mas ela não se partia!
Experimentámos enrolar em muitos bocadinhos e contá-los com rigor!

Experimentámos descolá-los das mãos... mas não era nada fácil!

Experimentámos até dar-lhe vida,


fazendo olhos, nariz e boca!
Experimentámos espalmar, espalmar e espalmar... com muita força!

«À expressão plástica a duas dimensões acrescentam-se as possibilidades tridimensionais, como a modelagem. (...) Se a expressão plástica a duas e três dimensões estará presente durante toda a educação pré-escolar, a expressão tridimensional tem uma importância fundamental para as crianças mais pequenas.

A exploração de materiais que ocupam um espaço bidimensional ou tridimensional, com texturas, dimensões, volumes e formas diferentes, remete para o domínio da matemática. »


in Orientações Curriculares para a Educação Pré- Escolar do Ministério da Educação

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Texto: Falar, escrever e desenhar

Todos gostamos de contar o que fizemos em casa, o que vimos na rua ou as nossas brincadeiras. É destes relatos que surgem os primeiros textos livres.
No início é o educador que toma a iniciativa , mas rapidamente a criança demonstra vontade de contar as suas vivências, de escrever o seu texto e ilustrá-lo.

Os textos são sempre ilustrados pela criança, que ainda sem o domínio do código escrito, fica na posse de um outro código o seu desenho.

A valorização da palavra é extraordinariamente importante para a criança, começa a relacionar o que se diz com o que se escreve.

A criança gosta de ver o seu texto afixado na parede. Gosta que os Pais e outros adultos de referência leiam o que ela diz, e vejam o seu desenho.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Quando os adultos aprendem com as crianças

Momentos tranquilos
descontrair
descansar

é muito bom!

Viva, estamos de volta!

Com muita vontade de pintar,

de experimentar novos materiais,

de aprender novas técnicas de pintura,

de estarmos todos juntos,

e de brincarmos com os amigos.

domingo, 1 de agosto de 2010

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Mangueiradas 3

Momentos Pedagógicos...