segunda-feira, 13 de julho de 2009

O Coelhinho Branco...

O Coelhinho Branco foi a história escolhida para dramatizarmos na festa da sala dos bebés! É a história tradicional da Cabra Cabrez. Escolhemos esta história porque foi aquela que foi trazida para a nossa sala pelos Pais da Maria Freitas (que fizeram um teatro de fantoches da Cabra Cabrez no projecto "Pais Contadores de Histórias"), que no próximo ano lectivo não estará connosco no colégio porque irão mudar de residência. Desta forma tentámos fazer-lhes uma homenagem...

Este era o nosso cenário e na fotografia seguinte está a Mãe da Maria, que deu corpo e voz ao Coelhinho Branco. A Maria fez o papel de Formiga Rabiga.

O Coelhinho Branco, muito aflito porque tinha a Cabra Cabrez em sua casa, pediu ajuda a um grupo de Bois que passou por ali (Carolina, Gonçalo Salinas, Teresa, Tiago, Manuel Rego e Tiago). Mas estes não o ajudaram!

Em seguida apareceu um grupo de Cães (António, Leonor, Matilde, Pedro e Manuel Silva) que também nada fez pelo Coelho.

Entretanto passou um grupo de Galos (Francisco, Inês Barreto, Graça, Maria Inês, Sara e Diego) que tinha medo da Cabra e também nada fez pelo Coelho...

... Só a pequena Formiga Rabiga (Maria Freitas) conseguiu afastar a maldosa Cabra Cabrez de cena.

E vitória, vitória, acabou-se a história!

E assim terminado, fomos todos para o pátio lanchar e conversar.


Obrigada a todos!

6 comentários:

jb disse...

Foi uma festa fantástica, como é sempre apanágio do Colégio Santa Maria do Mar. Os cenários, a peça, os Actores, o ambiente gerado e o lanche ao ar livre foram os ingredientes perfeitos para um final de tarde inesquecível, que só honra a excelência do trabalho que a Vanda desenvolveu com as nossas Crianças ao longo de todo o ano lectivo - trabalho esse que, não devemos [nem podemos] esquecer, foi sendo acarinhado com a inestimável colaboração da Vera, da Andreia e da Guta, sob a certeira direcção da Carmo. E se esta festa foi a face mais visível da maratona que as ’nossas’ Educadoras viveram de mãos dadas com os nossos Filhos, é sem dúvida neles que vamos encontrar o corolário de todo o trabalho que, incansavelmente, estas Senhoras dedicaram aos nossos miúdos. O brilho nos olhos da Graça, quando sorri no regresso da Escola, ao final de cada dia, nunca esconde a marca indelével do Santa Maria do Mar, pelo que não posso deixar de expressar aqui a minha sentida homenagem a todas as grandes profissionais deste Colégio. Fica aqui um abraço amigo e reconhecido do pai da Graça, com os respectivos parabéns e um enorme muito obrigado.

Maria Furtado disse...

Queridas educadoras,

De facto, mais do que os espectaculares cenários, mais do que as divertidas actuações de cada menino, o que nos enche o coração são os sorrisos rasgados, a alegria e o orgulho pela sua primeira grande festa, estampado no rosto dos nossos filhos.
Aqui fica o "muito obrigado" às duas, mas também às educadoras das outras salas, à Tóia, à Verinha (que o vai sempre visitar) e à Tia Cacá, por preencherem o "mundo encantado" do Kiko.

Para o ano há mais!!!

Maria Furtado

Elsa disse...

Parabéns!

Gostei especialmente do cenário que acho maravilhoso. O que se faz agora àquela verdadeira obra de arte?:-)

Beijinhos
elsa

Mafalda disse...

Educadoras, meninos e meninas audazes - grande equipa!
Não deve ter sido nada fácil, para os nossos grandes bebés, enfrentar aquela vasta plateia de máquinas de filmar e fotográfica nas mãos e na hora em que já se espera pelo colo dos pais e/ou avós.
O colorido cenário era muito atractivo e sem dúvida que conseguiram guardar segredo até ao momento da exclusiva estreia!
A homenagem à família Freitas revela grande sensibilidade e carinho que é igualmente manifesto na relação com todos os meninos e meninas.
Muitos parabéns pela iniciativa e felicidades para a "Formiguinha".

Unknown disse...

Já passou algum tempo desde a memorável encenação da Cabra Cabrês.
Não sabemos como dizer, não sabemos como agradecer esta homenagem. A Maria cresceu muito no Santa Maria do Mar. Cresceu da melhor maneira, com alegria, compreensão e muito amor. Vocês são especiais, para nós e, sobretudo, para a Maria.
Obrigado pela homenagem mas, especialmente, obrigado pela Maria. Ela é quem é, ela é feliz também, e muito, por vocês serem quem são. Obrigado e beijinhos para todos. Para os meninos e para as meninas. Um especial para a cabra cabrês. Até sempre

Os pais da Maria Freitas

Susete disse...

À Maria e aos pais (em especial à Mãe minha companheira do “exercício matinal”) votos de muita saúde e paz.
Um beijinho e boas férias!
Susete
(mãe da Madalena)