quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Texto livre

Todos os dias de manhã, na reunião de tapete, conversamos e partilhamos ideias e vivências significativas. Há vivências, opiniões e ideias tão importantes que queremos registar, "fazer um texto".
A representação gráfica assume um papel tão importante como a escrita. A criança escreve o texto e faz o desenho, representando aquilo que disse.
A educadora escreve o texto, a criança copia o nome e ilustra

A criança copia o seu texto e ilustra-o


Uma criança mais velha ajuda uma mais nova a copiar o seu texto

Ilustração de um texto

A valorização da palavra é extraordinariamente importante para a criança. A criança gosta de ver o seu texto oral escrito pela educadora ou por ela, nas paredes da sala. Gosta que os outros leiam o que ela diz, e começa a relacionar o que se diz com o que se escreve. A criança ao fazer o desenho, ao ilustrar o seu texto livre, está a transmitir a mesma mensagem de um outro modo. Fica na posse de um novo código que sabe decifrar, o seu desenho.

3 comentários:

Su disse...

As saudadinhas que tenho de ver os meus meninos com os bibes vermelhos, a fazerem trabalhos lindos como esses...

A Martinha teve a sorte de ir para um sítio que está a dar os primeiros passos no Movimento de Escola Moderna, mas o Diogo passa os dias a copiar palavras, a passar por cima dos pontinhos das letras, com fotocópias a preto e branco e a contar os minutos que passam de um dia tão igual ao do anterior.

O ensino podia ser tão mais interessante...

Beijinhos a todos, grandes e pequenos, de uma ponta à outra!

Vidas de Colégio disse...

Ohh que saudades!!!

Toca a vir fazer uma visita, não precisam de ir ao médico nem nada?!
Era uma boa oportunidade para fazerem uma tarde de gazeta e virem lanchar connosco.

Muitos, muitos beijinhos a todos.
Carmo

Mário disse...

Quando as Editoras passam por maus bocados - veja-se o que aconteceu com a Quasi (http://azulnuvem.blogspot.com/2009/10/ontem-soube-algo-que-me-perturbou.html).
é bom ver o "culto" do Livro e do Texto.

Continuem!