quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Hoje uma Mãe disse-me assim:

Um amigo é um irmão escolhido por nós

8 comentários:

Elisete disse...

Não concordo nada com este comentário e não gostaria que o meu filho pensasse desta forma. Na minha opinião ninguém na nossa vida deve assumir um papel diferente do que aquele para o qual foi “recrutado”: um amigo é um amigo e o seu papel é esse; um irmão é um irmão e para além disso é, quase sempre, um amigo; e por aí adiante. Não vou aprofundar o meu comentário embora esteja disposta a fazê-lo numa próxima “Conversa de Pais” (espero que este ano tb haja uma!).

Vidas de Colégio disse...

Há mesmo, no dia 26 de Novembro, 5ª feira, às 18h na companhia do Dr. Mário Cordeiro.

Quando a mãe fez o comentário, "um amigo é um irmão escolhido por nós", não fiz qualquer juízo de valor, apenas pensei que se o fez, é porque tem alguma razão para pensar assim.

Quanto a mim tenho um único irmão e posso dizer com toda a franqueza que é o meu melhor amigo. Obrigado Mano Zé.

Carmo

Elisete disse...

Mas eu não pensei que tivesse feito qq juízo de valor! Se alguém o fez, fui eu.
Eu também tenho um único irmão que é tb o meu melhor amigo. Assim como tb tenho uma grande amiga na minha irmã mais nova. Mas não tenho qq amigo a quem chame irmão e nem nunca o faria por melhor amigo que ele fosse.

Francisca Prieto disse...

Ó Cácá, podias dar uma palavrinha sobre as MANAS. Aposto que esse teu aluno falava "num amigo" utilizando o masculino como figura genérica.

Não era preciso seres tão literal e falares só no mano Zé.

Estou quase, quase, ofendida.

Bjs da Tia Xica

Vidas de Colégio disse...

Passsam-se os anos e continuas igualzinha, mimada!!!

O mano Zé é muito especial para nós todas.

Nós, os cinco manos, somos todos amigos do coração.

E agora vai lamber sabão, como diria a avó Didi.

Carmo

Susete disse...

Estou um pouco atrasada na conversa mas não quero deixar passar sem dar a minha opinião.
Vós tendes irmãos e dão-se todos muito bem (até faz inveja), mas existem muitas pessoas que se dão muito mal com os irmãos. Acho que as relações entre irmãos são únicas e muito especiais.
Eu, sou filha única e tenho uma amiga que é como se fosse minha irmã de verdade. Como não tive irmãos de sangue esta minha amiga foi escolhida por mim e por isso concordo e entendo perfeitamente a frase desta mãe :)
Aqui está um tema para muita discussão na Conversa de Pais :)

Obrigada,
Susete

Mário disse...

Os amigos escolhem-se, os irmãos não. Pelo que, um amigo representa uma opção de maior responsabilidade e uma relação de maior liberdade. Depois, há irmãos que se treansformam em amigos e outros não.

Rita disse...

Pois é... e os nossos meninos? O que sentem eles em relação aos irmãos e amigos? Que pensam eles dos irmãos mais velhos ou mais novos, como os assumem, aceitam e os olham? E os amigos, que são os melhores do mundo num minuto e no outro já estão de costas viradas?! Como lidam as crianças com estes pequenos grandes sentimentos de pertença, de liderança, de amizade e cumplicidade e também de alguma solidão? Que esperam elas dos outros e de nós pais perante as suas derrotas e conquistas?