Fomos fazer uma experiência:
Preparámos o material necessário: 3 garrafões de 5lt transparentes; água; papel crepe azul, encarnado e amarelo; 1 tesoura e 1 colher.1º Mistura-se papel amarelo na água;
2º mexe-se bem até a água estar tingida pelo papel;
4º mexe-se bem.
Resultado: cor de laranja.
... com o azul.
No terceiro garrafão mistura-se encarnado com azul. Resultado: roxo
Depois de realizarmos a experiência fomos fazer uma operação matemática.
Conclusão: O cor de laranja, o roxo e o verde são 3 cores secundárias que resulta da mistura de 2 cores primárias
Depois de realizarmos a experiência fomos fazer uma operação matemática.
Cada menino escolheu a cor que queria fazer.
Fez a mistura com tinta cenográfica e depois escreveu o nome das cores.
"Na Educação de Infância, a ciência procura expandir o conhecimento e a compreensão que as crianças possuem acerca do mundo físico e biológico e ajudá-las a desenvolver meios mais eficazes e sistemáticos de descoberta. As actividades lúdicas diárias e o meio ambiente que as rodeia oferecem oportunidades ricas e variadas para aprender e tirar partido do interesse que as crianças pequenas manifestam pelo mundo à volta delas."
in Manual de Desenvolvimento Curricular para a Educação de Infância
5 comentários:
Gosto do ar atento com que todos olham para os garrafões. Devem ter adorado. Mãe do António Mira.
Agora já percebo qual era a experiência de que a Sara não parava de falar lá em casa. Até dizia (com um ar muito sério) que tinha que ir mais cedo para a escola porque íam fazer uma experiência :-)
Grande ideia!
Bjs
Para além de artistas, temos cientistas! Eureka :-)!
Beijinhos coloridos da Sofia J.
Hoje quanfo fui visitar a minha sobrinha Vera, o Luís falou-me destas experiências e pediu à mãe para ir ver tudo de novo no computador!
Nada como o método experimental para motivar a criançada;)
Cientistas de mão cheia!
Enviar um comentário