domingo, 15 de maio de 2011

Uma lição vinda do mar

Depois de termos contado com a ajuda da Mãe da Carminho para pintarmos os nossos peixes, foi a vez da Mãe do António vir cá mostrar-nos "umas coisas do mar". A Mãe do António percebe muito do mar e tem muitas coisas sobre o mar. Lembrou-se de vir cá mostrar-nos algumas dessas curiosidades.

Trouxe ovos de tubarão e explicou-nos que a Mãe Tubarão, quando quer ir dar um passeio no fundo do mar, prende os "caracóis" do ovo a uma alga e depois do passeio, volta para o vir buscar.




Outras Mães de Tubarão têm uns ovos como uns parafusos. Então, quando querem ir passear, "aparafusam" os ovos ao fundo do mar e depois voltam par os vir buscar.


Vimos ainda ovos de Raia, que podemos encontar nalgumas praias do Algarve. As Mães Raias também os escondem debaixo da areia quando vão passear. São também conhecidos como Bolsas de Sereia!


A Mãe do António trouxe outros ovos com formas que nos são mais familiares. Trouxe ovos de galinha e trouxe um grande ovo de avestruz. Nós nunca tínhamos visto um ovo tão grande!



Trouxe um ovo pintalgado e mostrou-nos no livro de que pássaro era,




e mostrou-nos também ovos de polvo. Aprendemos que o Pai e a Mãe Polvo se preocupam tanto em tratar dos ovos, que se esquecem de comer e morrem depois dos polvos bébés nascerem




Aprendemos também que as Mães Cavalos- Marinho põem os ovos na barriga do pai e é este que transporta os bébés até nascerem. No fim pudemos ver com mais atenção cada ovo que a Mãe do António nos trouxe.



E para terminar vimos como é que os tubarões comem. Têm uns dentes que servem para picar como o nosso garfo e têm uns dentes que servem para cortar como a faca. A Mãe do António mostrou-nos com uma folha de papel,



os dentes que servem para picar,

e os que servem para cortar.

Agora percebemos porque é que todos temos um fascínio especial pelos tubarões.


Obrigado à Mãe do António que nos explicou tantas coisas giras e de uma forma tão divertida.



2 comentários:

Maria João Reino disse...

Que pena a Carminho não estar!!! Fica para uma próxima :)))

Mafalda disse...

Adorei ver as caras de entusiasmo e os olhinhos de fascínio de todos os amigos do António, enquanto explicava as coisas. Eu é que agradeço este momento. Mãe do António.