quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Expressão imagética - Faz de conta

"A importância do imaginário na vida das crianças, depende em grande parte do grau do seu investimento expressivo, com características corporais e motoras, que irá dar-lhe forma e suporte.

O comportamento das crianças é como que empurrado por um imaginário inconsciente que vem a exprimir desejos muito profundos, ainda, não percebidos por elas." Pedro Onofre


É nossa intenção que as crianças se vão conhecendo a si próprias, jogando e brincando. Mais especificamente através do jogo simbólico, dispondo-se a agir com qualquer ideia tipo faz de conta.

Vivenciando situações e, também acções, onde poderão ser agentes da realização de tarefas, acontecimentos, assunção de personagens, encenação de desejos, alegrias, tristezas, incómodos, bloqueios, ideias e histórias.

É através de estratégias de actuação pedagógica que as crianças vão procurar, encontrar, imitar, criar e transformar, conforme os seus vários níveis de desenvolvimento e entendimento.

1 comentário:

Ana Bagão disse...

É muito bom ver como as crianças crescem felizes nas brincadeiras que vão desenvolvendo. A casinha das bonecas é um espaço muito rico em linguagem, em partilha de experiências e resolução de conflitos.

É lá que as crianças imitam as ações que vem desenvolvidas em casa e na escola, que assumem papeis, que partilham experiências de vida familiar.

No outro dia, dizia-me uma criança: "Vou trabalhar!"; e eu respondi "Vai lá. Já estás atrasada?" Diz-me ela: "Pois! Tenho que ir rápido se não vem o polícia e multa-me o carro!"