O Mapa dos descobrimentos continua em construção, todos os dias descobrimos novos factos, novos nomes, datas e descobertas.
Reparámos que há contradições quanto à precisão das datas, ora vejamos:
"Foi na Primavera de1419 que o grupo insular madeirense entrou definitivamente na órbita das coisas portuguesas, pois então se fez o reconhecimento e ocupação da ilha de Porto Santo, seguindo-se-lhe, no ano imediato, a da Madeira, onde os próprios descobridores iniciaram explorações agrícolas e cuja colonização, em termos decisivos, começou por 1425."
"Durante séculos uma persistente tradição datou de 1431-1432 o descobrimento português do arquiélago açoriano, atribuindo-o a Frei Gonçalo Velho, um dos comendadores da Ordem Militar de Cristo, de que era governador o Infante D. Henrique. Porém, desde há um século (...) permitiu a sucessivos autores rectificar essa tradição, retrotraindo para 1427 a data do descobrimento e atribuindo-o a um piloto português chamado Diogo."
D. Manuel I, primo e sucessor de D. João II, herdou, com a coroa, o empenho de expansão ultramarina(...) uma das suas primeiras decisões consistiu em dar seguimento à preparação da viagem marítima à India (...) aprovou tudo quanto encontrou iniciado ou mesmo simplesmrnte projectado, incluindo a mencionada escolha de Vasco da Gama".
"No Verão de 1499, logo após o regresso de Vasco da Gama, resolveu D. Manuel I enviar à India uma nova armada, mais numerosa e militarmente mais forte, (...) concluído o equipamento da armada, marcou-se a data da partida (...) Pedro Álvars Cabral se chamava o escolhido. (...) Foi no decurso dessa larga volta que, velejando a sudoeste, a frota atingiu a costa brasileira. (...) ao entardecer desse célebre dia 22 de Abri de 1500, olhos portugueses começaram a avistar, para as bandas do ocidente, e ainda enevoado pela longa distância, o vago perfil da terra brasileira".
Peres. D, (1970) Os Descobrimentos Portugueses. Verbo Juvenil, Lisboa
Sem comentários:
Enviar um comentário