sexta-feira, 19 de novembro de 2010
terça-feira, 16 de novembro de 2010
sábado, 13 de novembro de 2010
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Quando se fala de Psicomotricidade...
Quando se fala de psicomotricidade, lembramo-nos de psicofisiologia, das relações entre os processos psicológicos e fisiológicos, ou seja a relação entre a vontade e a reacção muscular.





Correr


É a diversidade das experiências psicomotoras vivenciadas pela criança, que lhe proporciona um auto-conhecimento permitindo-lhe um crescimento saudável.
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Método experimental
A Vanda explicou-nos que existem 3 cores primárias: o azul, o encarnado e o amarelo.
Preparámos o material necessário: 3 garrafões de 5lt transparentes; água; papel crepe azul, encarnado e amarelo; 1 tesoura e 1 colher.
1º Mistura-se papel amarelo na água;
2º mexe-se bem até a água estar tingida pelo papel;
... com o azul.
No terceiro garrafão mistura-se encarnado com azul. Resultado: roxo
Conclusão: O cor de laranja, o roxo e o verde são 3 cores secundárias que resulta da mistura de 2 cores primárias
Depois de realizarmos a experiência fomos fazer uma operação matemática.

"Na Educação de Infância, a ciência procura expandir o conhecimento e a compreensão que as crianças possuem acerca do mundo físico e biológico e ajudá-las a desenvolver meios mais eficazes e sistemáticos de descoberta. As actividades lúdicas diárias e o meio ambiente que as rodeia oferecem oportunidades ricas e variadas para aprender e tirar partido do interesse que as crianças pequenas manifestam pelo mundo à volta delas."
Fomos fazer uma experiência:
4º mexe-se bem.
Resultado: cor de laranja.
Depois de realizarmos a experiência fomos fazer uma operação matemática.
Cada menino escolheu a cor que queria fazer.
Fez a mistura com tinta cenográfica e depois escreveu o nome das cores.
in Manual de Desenvolvimento Curricular para a Educação de Infância
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)