quinta-feira, 29 de maio de 2008

Massa de Cores

A Maria a amassar é coisa única de ver!

É com alegria e vontade que partilha o seu saber.


É a farinha, é a água e todos lhe querem mexer...

É uma receita especial que só a Maria sabe fazer...

Até os meninos gulosos pensam que é para comer !

A Maria sempre atenta não deixa tal acontecer!

Externato Santa Teresinha de Lisieux

quarta-feira, 28 de maio de 2008

A Rimar... "A Mãe rima tão bem!"

Mães saudáveis

Desportistas

Activas

Valentes

Artistas

Externato Santa Teresinha de Lisieux

Hora do conto

Temos um espaço novo no colégio: Uma Biblioteca.

A Carmo trouxe um armário, uma mesa e umas cadeiras, e criou um espaço novo para nós utilizarmos. Uma biblioteca com livros para podermos ler quando quisermos, com as regras de utilização e variedade de temas.

Também podemos trazer os nossos livros para mostrarmos aos outros meninos. Para isso só temos que o identificar.

Já o estreámos...

Obrigado Tia Cácá

Externato Santa Maria do Mar

terça-feira, 27 de maio de 2008

Conta a Lenda 7

De regresso às Lendas de Portugal, e depois da representação que a Carmo e a Vanda fizeram da Lenda da Rainha Santa Isabel, nós fizemos umas pinturas das Rosas que a Rainha transformou...
"São Rosas, Senhor, São Rosas..."

De seguida passámos para a região do Algarve, a mais a Sul de Portugal Continental. A Ana contou-nos a Lenda das Amendoeiras em Flor. Ficámos admirados com a imaginação do Rei que, ao ver a sua Rainha tão triste e com saudades da neve do seu país, se lembrou de encher o campo de amendoeiras que no Inverno, quando dão flor, fazem lembrar a neve das terras nórdicas da sua mulher.

A Rainha ficou tão contente que voltou a sorrir e a ir passear para os jardins do Palácio. Se não acreditam, vejam só esta beleza...



Externato Santa Maria do Mar

sexta-feira, 23 de maio de 2008

RICA VIDA...

Rica vida, rica vida
esta de nada fazer!!!
De manhã basta acordar
e à noitinha adormecer...
óhhhhhhhh êrrrrrrrr !!!!!


Momentos stressantes na vida de uma educadora

segunda-feira, 19 de maio de 2008

O AMOR PRÓPRIO

No meio educativo e familiar considera-se que a auto-estima é fundamental para o bem estar psicológico da criança e que constitui um dos principais factores do desenvolvimento humano.

O amor próprio tem duas fontes : as experiências de sucesso e o sentimento de ser reconhecido, amado e apreciado.

Quando a criança é limitada na exploração de si e do mundo e não é objecto de atenção, afecto e valorização, a sua auto-estima ressente-se.

As experiências de sucesso construtoras de auto-estima, estão inscritas na relação de partilha e pertença, no estar com o outro, no nós e não contra o outro.

São treinos de capacidades e aquisições sócioafectivas. São experiências de funcionalidade, ligadas ao prazer do funcionamento na relação que tendo como funcionalidade a complementariedade e a cooperação criadoras, alimentam o lado saudável da vida compartilhada.

O amor próprio, o sentimento de ser reconhecido e amado é a raiz-mãe da auto-estima

A evolução natural e normal processa-se numa sequência de ser amado, amar-se a si mesmo e amar o outro. Só pode amar e amar-se quem foi amado.
Esta é uma regra sem excepções. Aqui está o papel insubstituível e imprescindível dos bons pais e educadores, é um amor incondicional que não impõe condições nem retribuição.

As crianças têm uma relação captativa: de atenção, afecto, protecção e apreço.
Os pai e educadores devem dar tudo isso gratuitamente, com prazer e entusiasmo. Mas o prémio não se fará esperar: é a alegria de assistir e ter contribuido para o bom crescimento dos filhos ou alunos.
"Uma regular, sólida e resiliente auto-estima é o melhor passaporte para a vida"


Alguns pensamentos de António Coimbra de Matos
Junho de 2006

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Biscoitos com Ioga

Hoje o Diogo entrou no Colégio com um sorriso de orelha a orelha. Numa mão trazia um livro, e na outra uma guloseima que tinha feito com a Mãe e com a Marta.

O livro era "O Meu Pai é um Biscoito". Um livro que nos pôs a fazer Ioga, logo de manhã!


... quando mudávamos de página, voltávamos à "posição de Ioga"!


A outra surpresa eram uns biscoitos (mas sem serem em forma de Pai!!!). O Diogo dizia orgulhoso "- São bolachas de chocolate! São 28!"

Obrigada Diogo. Duas prendas em forma de Biscoito. Estavam deliciosos...

Externato Santa Maria do Mar

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Dia Internacional dos Museus

Com o fim-de-semana à porta, aqui fica uma sugestão para Pais e Crianças acompanharem os festejos do Dia Internacional dos Museus, um pouco por todo o País. De noite ou de dia, os Museus vão abrir as suas portas a todos os interessados, brindando-os com a exposição dos seus valiosos espólios, num mar de cultura acessível a toda a gente.


Só podemos aproveitar…

[imagem extraída do sítio:http://i.pbase.com]

“Os museus e palácios do Instituto dos Museus e da Conservação celebram no próximo dia 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus subordinado ao tema «Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento». As comemorações vão ter lugar um pouco por todo o país, e vão ao encontro a todo o tipo de público. Exposições, visitas guiadas, concertos, peças de teatro, filmes, gastronomia, ateliês e outras actividades, são algumas das muitas propostas que os museus e palácios têm para oferecer com entrada gratuita.A Noite dos Museus vai decorrer em 17 de Maio (Sábado) e constitui um desafio lançado aos museus para criar novos públicos através de programações concebidas para o efeito, visitas guiadas à noite, concertos, dormir no museu. Além dos museus e palácios dependentes do IMC, também os restantes museus integrados na Rede Portuguesa de Museus se associam às celebrações de 17 e 18 de Maio, com a promoção de um programa muito expressivo que inclui 348 actividades no total dos 52 museus envolvidos. Para os museus de Lisboa, uma novidade deste ano é a Rota dos Museus que resulta de uma parceria do IMC com a Carris e que se concretiza na disponibilização de 2 autocarros que farão o percurso Saldanha – Palácio da Ajuda passando por vários museus, devidamente assinalados no percurso. A viagem terá a duração de 60 mn e terá lugar no dia 17 de Maio das 9h00 às 24h00 e no dia 18 de Maio das 10h00 às 18h00. No dia 17 de Maio, os museus e palácios dependentes do IMC em Lisboa oferecem entrada gratuita aos portadores de títulos de transporte válido na Carris.”
Agenda para o Dia Internacional dos Museus

[informação retirada do sítio:http://www.ipmuseus.pt]

quarta-feira, 14 de maio de 2008

QUE RICA SOMBRINHA

Um piquenique partilhado...

uma colcha bem esticada...

uma sesta bem merecida!


Fomos todos juntos visitar o Centro Cultural de Belém e passear ao Parque dos Moinhos

Vidas de Colégio

terça-feira, 13 de maio de 2008

"Masurca Fogo"

Com um desafio bem definido, saímos do colégio rumo ao Centro Cultural de Belém, para participarmos num oficina sobre Pina Bausch.
A sugestão veio do Centro de Pedagogia e Animação quando lhes apresentámos o projecto «Nós e o Mundo» e o nosso desejo de visitar alguma exposição relacionada com o tema. De imediato lembraram-se da bailarina Pina Bausch, que se tinha apaixonado por Lisboa e criado uma dança onde retratou a nossa cidade.

"Masurca Fogo é uma dança belíssima que Pina Bausch coreografou sobre Lisboa. Trata-se de uma peça alegre que parece tocar o tema do amor. É sobre colinas por onde se escorrega, flores que florescem, casas improvisadas com bocadinhos de madeira, peixeiras do Cais do Sodré, o mar que toca as rochas no Guincho, sobre o café que bebemos nos cafés, sobre pessoas que ajudam pessoas. Vamos agarrar em vários momentos que compõem este trabalho e dançá-los de modo próprio. Um segundo passo, será o de observar com muita atenção um dos últimos excertos da peça e estudar essa frase coreográfica de forma a compreender o seu espírito e interpretar a maior parte dos seus movimentos".

Pina Bausch vivia na Alemanha e em criança descobriu que queria ser bailarina. Um dia a mãe levou-a a uma avaliação onde a professora lhe disse que parecia uma cobra. Um elogio para quem quer ser uma bailarina de verdade!

Também tivemos a sorte de visitar o café dos pais de Pina - "Café Müller" -, onde ela brincava e conhecia muitas pessoas ligadas ao mundo do espectáculo.

Mais tarde Pina foi estudar dança para os Estados Unidos e começou a interessar-se por outros povos e a visitar outros países. Quando veio a Portugal ficou apaixonada pela nossa cultura e fez uma dança, "Masurca Fogo", inspirada na cidade de Lisboa, com uma mistura de ritmos Africanos e Europeus.

Nós também aprendemos esta dança.

...vimos o filme,

...construímos o cenário,

...bailámos com rosas

... dançámos flores a nascer

...e mexemo-nos como as peixeiras do Cais do Sodré.

Esta foi mais uma forma de conhecermos outra cultura. Através da dança "sentimos o fogo nos pés", dançámos com flores na boca e com os "pés na água".

... e qual foi o pai que não ouviu: "pisa, pisa, não pisa, pisa, pisa!"

Os Meninos da Sala da Maria
Externato Santa Maria do Mar

O Teatro Veio ao Colégio

Foi na passada Terça-feira que recebemos a visita do Clube de Teatro da Escola Secundária da Portela, que veio representar a Peça «Ó-Plim-Pum», direccionada para bebés.


"A peça conta a história de Joaninha, uma menina que vai buscar ovos para a mãe fazer bolachas de chocolate e, pelo caminho, canta com os bichos da quinta e sonha com fadas, duendes, fitas e bolas de sabão. "

Os bebés ficaram encantados com o teatro e os crescidos com a qualidade da representação.
Os nossos Parabéns a toda a Companhia. Bis, bis!!

Quem é o Grupo de Teatro da Escola Secundária da Portela?

"A Escola Secundária da Portela é um estabelecimento de ensino da área de Lisboa que tem vindo a desenvolver um trabalho através do qual pretende proporcionar aos jovens um ensino motivador, que contribua para o desenvolvimento de uma relação sólida com as várias áreas do conhecimento. Desde 2005, um grupo de professores e alunos tem mantido um espaço dedicado à expressão dramática. O Clube de Teatro já construiu e representou várias peças e tem sido presença constante no Escola Encena, a mostra de teatro escolar do concelho de Loures. No ano de 2008 o Clube irá levar à cena, para além do espectáculo Ó-Plim- Pum, a peça de teatro Aguarela que aborda questões relacionadas com a tolerância e a multiculturalidade"

Externato Santa Maria do Mar

sábado, 10 de maio de 2008

Já abriu as portas...

Aqui , e em destaque, a sugestão da Mãe do Tiago de visitarem o Museu do Oriente, com um programa especial de abertura.
Festa do Oriente- 9, 10, 11 Maio

"Três dias de música, cinema, marionetas, teatro de sombras e um sem número de actividades educativas é o que o Museu do Oriente tem para oferecer ao público que, logo após a inauguração oficial, no dia 8 de Maio, acorra a visitar as suas exposições.Integralmente gratuita (à excepção do espectáculo de Mário Laginha, que inaugura o auditório), a actividade foi pensada para atrair todos os públicos, dos mais novos aos mais velhos."

quinta-feira, 8 de maio de 2008

PRESENTES COM ARTE

" Pintei com os lápis de cêra e depois molhei o pincel com água, tinha que ser pouca para não estragar o papel"

"Fiz a pintura em casa para a Tia Cácá pôr no blog"

Há crianças que se emocionam com a cor, outras são mais sensíveis à expressividade do traço e concentram-se a desenhar dando relevo ao pormenor.
A humanização e a perspectiva afectiva são características do desenho infantil.
O ideografismo infantil revela o grau de conhecimento da criança e o entendimento da sua relação afectiva com o mundo. A organização espacial não é feita ao acaso, a criança destaca as figuras a que dá maior importância afectiva colocando-as normalmente no centro do desenho.

"Fiz a Maria, a Cristina e a Tia Cácá, estão contentes a trabalhar"

Obrigada. Gostámos muito dos vossos trabalhos.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

TURISTAS POR UM DIA

Foi com grande entusiasmo que partimos para mais uma aventura.
O Centro Cultural de Belém foi o destino eleito.
Sem visitas marcadas deixámo-nos levar pela nossa intuição artística,
como turistas descontraídamente,
fomos descobrindo e usufruindo do museu, de lojas, galerias e jardins...
...mas o ponto alto foi quando encontrámos e conhecemos Salvador Dali


Ficámos impressionados com as suas obras de arte.
"ele deve ter sido uma pessoa que estava muitas vezes triste e muitas vezes contente, fez tantas coisas feias e bonitas ao mesmo tempo"

"Ele tinha uns grandes bigodes porque as pessoas que têm grandes bigodes têm grandes ideias!"

Foi assim que desenhámos Salvador Dali, afinal ele foi mesmo especial até ilustrou a "Divina Comédia" de Dante e inspirou-nos para sermos ainda mais arrojados!

Os Meninos da sala Cristina