quarta-feira, 7 de maio de 2008

Livros que falam das Mães...


A Mathilde Mortiaux recebeu no dia da Mãe um presente muito especial; dois livros que retratam as Mães. Os textos dos livros são uma ternura e de uma profundidade espantosa.

Um deles chama-se "A Minha Mãe" de Anthony Browne, e descreve a Mãe como "a minha mãe é uma jardineira mágica, consegue fazer crescer TUDO. E é uma fada boa, quando eu estou triste, ela consegue pôr-me feliz." (...) " é tão fofa como um gatinho, e tão rija como um rinoceronte, (...) é capaz de cantar como um anjo e de rugir como um leão".

O outro livro chama-se "Um dia..." de Alison Mcghee e Peter H. Reynolds e descreve o ciclo de crescimento de uma filha até ela se tornar mãe e se aperceber do que a sua própria mãe sentira. E não digo mais porque vale a pena espreitar e deliciarem-se com estas palavras.





Obrigada Mãe da Mathilde por ter trazido para o colégio estes livros que enterneceram crianças, mas principalmente os adultos.

Vanda Seguro
Externato Santa Maria do Mar

2 comentários:

Ana Bagão disse...

Não posso deixar de agradecer à Mãe da Mathilde por nos ter dado a conhecer dois deliciosos livros, que são um hino à maternidade, no que ela tem de mais belo durante toda a vida.
Confesso que quando os li (e vi, porque a ilustração também é fantástica), fiquei cheia de vontade de ir a correr comprá-los.
Como a Vanda diz, "(...) os livros que enterneceram as crianças, mas principalmente os adultos."
Um beijinho,
Ana Bagão

Carmo disse...

"Um dia..." é um livro de uma simplicidade e ternura tão bonita! Uma mãe descreve à filha os sentires do seu percurso de vida à medida que ela vai crescendo, até que também ela se torna mãe, começa então um novo ciclo.
Revi-me, uma lágrima maternal, enternecida e teimosa instalou-se. É que é mesmo assim!