sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Fomos a banhos


As Banhistas, 1918, óleo sobre tela
Pablo Picasso

Externato Santa Maria do Mar
Externato Santa Teresinha de Lisieux

16 comentários:

Mário disse...

Coitadas... com água gelada, vento frio e nortada incomodativa!
O que vale é não terem crianças aos berros... quero dizer, na praia não se ouve outra coisa, e pior que isso só pais aos berros a mandar calar criancinhas aos berros.

Lisboa, tão linda e sossegada nestes dias!!!!

Boas férias, quand même...

Carmo disse...

Não há melhor altura para passear por Lisboa... mas um belo dia de praia com nortada e tudo ninguém me tira, valem-me as camisolas!

Aqui fica uma letra dos Madredeus.

Adoro Lisboa

Lisboa tem histórias de reis,
De mares e de selvas
Lisboa tem histórias de hotéis,
De espiões e de guerras
Lisboa tem lendas de heróis,
Princesas, donzelas
Lisboa tem lendas do cais,
Do fado e navalhas;

Lisboa tem a tradição,
Dos bairros antigos
Vinho e sardinhas no verão
à beira do rio
Lisboa tem os rés-do-chão
E as altas mansardas
E há que descer e subir
Por estreitas escadas

Adoro Lisboa,
Eu quero-lhe bem,
Gosto de ver as gaivotas nos céus de Belém.

Adoro Lisboa,
E as histórias que tem
E sei que há muita gente
Que adora também.

Mário disse...

E as obras? Hoje passei por lá e vi muita agitação - bom sinal.
Já tem nome?

Carmo disse...

As obras estão a correr lindamente, todos a trabalhar com empenho e a um ritmo fantástico, tudo em sintonia!
Hoje no recreio, à sombra das árvores e à conversa com os senhores que estão lá a trabalhar (hora do almoço, claro!) fiquei agradavelmente surpreendida, diziam-me: Tem que ficar tudo como o arquitecto diz, com as crianças
tem de ser tudo certinho. E o canteiro das flores, é assim que gosta, é?
Parecia um chá de avós! E que bem que se estava...

Mário disse...

Posso inscrever-me? Acho que dois anos de pré-primária me fazem falta, novamente.
Prometo não deitar a língua de fora às educadoras e comer a sopa toda, se não for de couve-flor.

Carmo disse...

Também acho, faz-lhe falta estar no colégio, mas a trabalhar!!!
Sabe que no Palácio Condes de Castro Guimarães, começaram hoje as Noites de Cascais com " Le Nozze di Figaro" pela Camarata Académica de Salzburgo? Ontem ao fim da tarde fui passear com o Luísinho ao parque e assistimos ao ensaio, adorei! Era o ensaio geral, estavam todos: maestro,
orquestra, cantores...tudo de t.shirt, calções e ténis, a ensaiar no meio da relva na maior boa disposição. Ficámos até aguentarmos o frio...
As Noites de Cascais continuam até meio de Setembro.
O Colégio fica Santa Maria do Mar.

Rita (Mãe do Afonso Morais da Silva) disse...

Olá! Fiquei muito feliz ao ler as notícias sobre o desenvolvimento das obras. Adorei a opção do nome!!! O Afonso tem crescido muito e o desenvolvimento verbal está fabuloso. Mais ou menos de 2 em 2 dias pergunta: a cola? Nana, Tóia, Maía (tradução: a escola? Vanda, Tóia, Maria).
Bjs com saudades e continuação de bom descanso,
P.S. - É possível retirar o toldo com o nome do instituto? Já não o posso ver...

Teresa disse...

Eu conheço alguém que vai ter sérias dificuldades em se habituar ao nome do novo colégio. É que, não sei porquê (?) enfiou na cabeça que ia ser Santa Teresinha, e que a professora nova vai ser a Teresa (?).
Eu juro que não tenho nada a ver com isto!!!
Um grande beijinho e até breve!

Mário disse...

Apoio incondicionalmente a opção "mar", sem desprimor de "teresinha de Lisieux", que tem uma obra fantástica.
Gosto nela o facto de ter evitado o caminho do suplício, martirização e obscurantismo, e ter optado por algo de pessoal na sua relação com Deus.
Aos dois anos já queria ser freira. E morreu muito nova, sublinhando não se arrepender de se ter dado ao amor, e desejando que, na hora da morte, caísse uma chuva de rosas perfumadas.

Estão aí em Junho, as rosas de Santa teresinha, pequenas, cor-de-rosda, com uma fragrância inigualável, aos molhos por todo o lado. Como o amor, aliás...

Mas o mar é mais desafiante, intranquilo, sagaz. É mais enigmático, estimulante, energético. E proponho que o "livro de bordo" do Colégio sejam então, o mais magníficil livro que se escreveu sobre ele: "Senhora das Tempestades", de Manuel Alegre. Os poemas deviam ser lidos ao pequeno almoço!!!!


eu não me arrependo de me ter abandonado ao amor”, e na iminência de sua morte disse às religiosas que estavam à sua volta: "Farei cair uma chuva de rosas sobre o mundo!".

Carmo disse...

Olá Mãe do Afonso,
Estamos à espera do toldo novo e francamente não tirei o outro porque aquela sombra dá um jeitão...nem sabe o tempo que já passámos à porta, é a conversa!
Tive uma ideia vou cortar-lhe as letrinhas...
Umas boas férias, um beijinho especial ao Afonso.

Su disse...

Hoje o Diogo, depois de grandes suspiros e encostos de cabeça, confidenciou-me: "Tenho saudades da Maria..."

Nada me faz mais feliz do que perceber que o meu filho adora ir para o colégio! Até a Martinha deu saltos de alegria quando lhe expliquei que também ela ia para "tola"!

Beijinhos para todas e adorei a escolha do nome!

Carmo disse...

O Tiago tem razão, a educadora dele é mesmo a Teresa. O colégio é que não pode ser Santa Teresinha porque o nome não é nosso, com pena minha confesso. O Santa Teresinha foi o primeiro...enfim, afectos! Mas Santa Maria do Mar tem uma força...e São Tiago, nem se fala!
Beijinhos aos rapazes.

Carmo disse...

Que bom saber que têm saudades.
O Mimalhão mor e a sua irmã Martinha com vontade de ir para o colégio, óptimo temos muito que fazer: tratar das plantas, regá-las (não esquecer uma muda de roupa, necessária nestas ocasiões), plantar a horta (será que alguém nos pode dar umas aulas de horticultura?)e descansar na relva...vai ser um ano em cheio!
Beijinhos a todos.

Carmo disse...

O Mar é energia e força, é imprevisível, um desafio constante. Pelo sim pelo não, é melhor plantarmos rosas de Santa Teresinha para nosso maior sossego.
Parece-lhe bem?

Mário disse...

Acho que as flores, quaisquer que sejam, são sempre bonitas, porque nos relembram a beleza, a cor, a perfeição, mas também o carácter efémero da vida.

Apoio inteiramente uma acção de jardinagem no Colégio - por outras razões, tenho visitado muitos sites de jardinagem, com descrição das várias árvores, arbustos e plantas.

Dado que vivo numa praceta que foi especialmente desenhada, em termos de arquitectura paisagista, nos anos 50, tenho-me dado ao luxo de observar os ciclos anuais e erupção das várias flores e cores, ao longo do ano. Algo de fantástico, que mostra como as coisas podem ser bem programadas.

Flores todo o ano. e quando umas decaem, outras irrompem, mostrando toda a paleta do arco-íris.
Genial!

Se quiser ajuda, diga!

Teresa disse...

Um jardim no novo colégio vai ser uma mais valia tão grande!
Dá para tanta coisa. Para além das rosas de Santa Teresinha, que são lindas e ainda por cima não picam, que tal arranjar espaço para um pequeno canteiro com ervas aromáticas?
Para além de perfumarem o ar do jardim, podem também dar muito jeito na cozinha, acabadas de colher e bem fresquinhas nos petiscos preparados ao almoço...