quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Um Conto de Natal de Charles Dickens

E as festas continuam, com grandes revelações em palco. Na Quarta-Feira foi a vez dos Meninos da Ana mostrarem os seus dotes de representação, quando dramatizaram uma adaptação de "O Conto de Natal", de Charles Dickens.

Integrado no nosso trabalho de Projecto, "Histórias, o Real e o Imaginário" ouvimos falar de Charles Dickens e do seu gosto por esta época Natalícia.


Representámos o Sr. Scrooge, um velho rico e forreta, que não ligava nada ao Natal ("Era uma perca de Tempo!", como ele próprio entoava); Os Espíritos de Natal (o Passado, o Presente e o Futuro); Famílias a festejar o Natal e Cozinheiros que prepararam autênticos repastos Natalícios. E nem a dedicada criada do Sr. Scrooge faltou (até acendeu o lume à revelia do patrão - "Afinal era noite de Natal...").

Por fim, o velho Scrooge rendeu-se ao encantos do Natal e a tudo o que de maravilhoso e especial tem esta quadra. Ao rubro ficaram as famílias do Externato Santa Maria do Mar, quando cantaram e desejaram A Todos um Bom Natal..

[Fotografias: Mãe da Madalena Gonzaga]

11 comentários:

Teresa disse...

O MEU Scrooge estava DEMAIS!!!

passei o dia a contar (e a babar) a toda a gente a festa de ontem, os cenários, a acção, os figurinos, o papel que coube ao Tiago, a forma como o encarnou até ao fim (o "extra" dos manos Adónis não estava combinado!), o sentido de humor no sorriso escondido atrás do bigode enquanto tentava fazer um ar zangado...

Desculpem...já chega de mãe babada não é? não pude evitar!

Já é a "minha" 7ª Festa de Natal neste colégio e continuam-me a surpreender!!!

Obrigada tia Cácá (estava tão gira de libré!), obrigada Ana, obrigada a todas/os!!!

Global Future disse...

Beautiful pictures. Wow...
Very nice blog.

Please visit:

http://baliservices.blogspot.com

Keep blogging.
Happy holidays.

Lugo disse...

Os meus parabéns a toda a equipa que preparou e ensaiou esta festa. Um abraço em especial para a empregada do Sr. Scrooge. Estave muito, muito bem!

Obrigado,

Elisete disse...

Claro que não chega de Mãe-babada! Na minha opinião, deve ser até ao infinito! O Tiago estava lindo! Até eu que não tenho nada a ver com o Tiago (excepto pelo facto de ouvir o Mi dizer: “O Tiago, a Inês e a Carminho são os meus melhores amigos!”), quando ele entrou em cena fiquei logo com lágrimas nos olhos. Então quando o ouvi dizer “O Natal é uma perca de tempo” com aquela vozinha de menino a fingir ser homem …
E, entretanto, entra o meu cozinheiro-envergonhado e, aí, é que o meu coração-de-mãe não aguentou!
Parabéns a todos! (vou ter que me preparar psicologicamente (o que quer que isso seja) para a festa de final de ano)

Carmo disse...

Obrigado Lugo,
divirto-me tanto!

Teresa disse...

A quem eu não vi hoje no colégio:

-BOM NATAL!!!
...e muitos beijinhos da Teresa, do Francisco e do Tiago!

Mário disse...

Senhora Directora
Ao discriminar as pobres criancinhas que se exibiram na quinta-feira, especialmente o Pai Natal (com as suas fugas ao tema e jogos de sedução com os olhares femininos do auditório) e o Porquinho Mais Velho, está a contribuir para criar marginais, excluídos, psicopatas sociais e gente injustiçada.

Pois é: "andamos" preguiçosos, não é?...

Não tenho NADA a ver com o caso, porque só estávamos DOZE da família a ver a peça, mas critérios são critérios, e já vi que a Senhora Directora tem os seus.

Para o ano tiro os meus filhos da sua Escola!

Bof!

PS: e já agora, um EXCELENTE Natal para todos e um 2009, não com "esperança, fé e caridade", mas com "ganas de vencer, projectos, adrenalina, endorfinas e coragem".

Carmo disse...

Pai Mário,

Se o Pai ou alguns dos doze familiaras presentes nos mandassem umas fotografiazinhas, já podiamos publicar, é que só temos a festa gravada e algumas dificuldades técnicas, mas claro que o post da festa vai ser publicado, um dia talvez...

Essa dos manos sairem do colégio é muito forte, não fossem eles para o primeiro ano até ficava preocupada... cá para mim, em calhando termos primeiro ano ainda cá ficavam.

Discriminação, essa é boa!

Anda uma pobre directora no alto das árvores a apanhar limões para o Natal de todos os pais, e ainda lhe dizem estas coisas.

Mas houve quem andasse a surripiar as maravilhosas plantas do nosso jardim para arranjos natalícios, por acaso tem alguma coisa a ver com o assunto? É que me faltam bagas cor de laranja!

Bom Natal!!!

P.S: Lembrei-me, tenho aqui uma fotografia enternecedora, vou publicá-la,

Carmo disse...

Mãe Teresa

Fiquei tão contente com o presente, já está pendurado no meu gabinete, os manos fizeram questão de ir ver.

Assim onde quer que esteja, no Sta Teresinha ou no Sta Maria estão sempre comigo.

A Carol ajudou-me a apanhar os limões para oferecermos aos pais, um beijinho para ela também.

Um Muito, Muito Bom Natal

Mário disse...

Senhora Directora
Se alguém lhe anda a surripiar as plantas que tão afectuosamente planta (cheira-me a pleonasmo...), o problema é mais grave do que diz - quem nos garante que não surripiam as crianças que cria? Acho que deveria instalar videovigilância, chamar o CSI ou o Cobrador do Fraque.

Outra coisa: seguiu hoje uma participação à ASAE por ter bagas (provavelmente venenosas, que transformam crianças em gente que faz birras em casa) à mercê desses pequenos seres. Será intimada em devido tempo.

Terceiro: os meus filhos sairão do Colégio porque a Senhora persiste em não ter 1º ciclo - assim sendo, irão para o que melhor segue o que V. Exª prega: as escolas públicas EB 14 OU EB 154.

Quarto: quanto a discriminação: no final do segundo trimestre terá de ter, para os Pais, TODOS os bolos, bolinhos e docinhos que o seu Blogue publicita. Bem sei que passou o Natal e que engordei que nem um "bacorinho", mas a Net não tem (ainda) cheiro ou paladar...

Cumprimentos e um Ano Novo cheio de "propriedades".

Mário disse...

NOTA
Os doze elementos estavam a ver a peça... a mais pequena, encarregue de tirar as fotografias, baralhou-se com a máquina e esqueceu-se de pôr rolo... só com dois meses e já tanta ignorância!