sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Vamos lá falar de Comer Bem!

Estamos a fazer um estudo sobre a Roda dos Alimentos.


A roda dos alimentos ensina-nos o que devemos comer e as proporções em que os alimentos devem estar na nossa alimentação.

A canção do cd do Galo Gordo ajudou-nos a perceber melhor esta questão:

Eu não sou palerma e sei muito bem
Se quero crescer tenho de comer
Mas não é igual comer bem ou mal


É bom comer carne
E peixe sem medo
Se quero ser forte
É esse o segredo
Massa, arroz, puré
Para dar energia
Legumes, verduras
Duas vezes por dia
Sopa nem se fala
É fundamental
E fruta madura
Sempre essencial

Refrão

O pequeno almoço
Tem de ser sentado
Leite, pão, manteiga
E bem mastigado
Ao lanche também
Não há confusões
Tenho de comer
Quatro refeições
As batatas fritas
As gomas e as pizzas
Em dias especiais
E nunca demais

Depois de termos estes conhecimentos bem interiorizados fomos procurar nas revistas as nossas refeições preferidas.





Os Meninos da sala da Ana e da Maria

9 comentários:

Lília disse...

Bom dia!
Assisti ao programa "companhia das Manhas" e gostei imenso da vossa participação.
Também gostei muito deste ultimo post. Será que me podem indicar onde posso encontrar a musica da letra que publicaram?
Muitos parabéns pelo blog.
Lília

Sandra Cavaca disse...

Bom dia
Acabei de ver a vossa participação no programa "companhia das manhãs"... Muitos parabéns Carmo, mais uma vez pelo trabalho fantástico da equipa do santa maria do mar!
O tema da Roda dos alimentos é nos dias de hoje muito importante, com tanta publicidade ao fast food!! A Madalena já me vai dizendo que não gosta de legumes... e que Ana lhe diz que são importantes!! Parabéns pelas várias iniciativas!
Beijinhos
Sandra (Mãe da Madalena Almeida)

Francisca Prieto disse...

A tia Xica ficou para aqui toda comovida a ver a Pimentinha, a Andreia e a Ana Bagão a prestarem os seus preciosos testemunhos de brilho no olho.
Adorei ver o Tiago Adónis a comandar o mundo e achei uma delícia a Laura querer ser noiva quando for crescida.
O Afonso estava mais envergonhado mas teve uma performance impecável.

A tia Cácá estava uma verdadeira directora!

Parabéns a todos e as melhoras do pai Mário que, pelo que percebi, tinha um pé entrepado.

Carmo disse...

Ainda não me vi!
Espero estar com ar de directora competente e respeitável, mas a vontade de rir era mais que muita!
Os meus meninos foram impecáveis, nos bastidores com o Pai Mário foi uma risota pegada e quando entrámos tivemos que nos controlar porque estávamos a rir à gargalhada.
Portaram-se lindamente, no caminho para o colégio ainda tentaram ir almoçar ao Mc Donald´s, bem mereciam!!! Mas o trabalho de projecto sobre uma alimentação equilibrada falou mais alto, embora me tentassem convencer com um: é só desta vez!

Estamos à espera que a gravação esteja disponível para publicar no blogue.

Beijinhos

Teresa disse...

Carmo...eu ainda me estou a recompor, da baba e da emoção...!

Estiveram todos lindamente, desde a Pimentinha e Ana e a Andreia, à Carmos e aos meninos, todos/as IGUAIS a si próprios e tão contentes por serem o "Sta Maria do Mar"!

Tenho a certeza que o Tiago não se vai esquecer desta "aventura"...

Muitos Parabéns a todas/os!!!

Elisete disse...

Carmo, o vídeo já está disponível na SIC online parado na cara do Tiago com um ar muito maroto. Aqui no trabalho não consigo ver mas logo à noite vai ser uma festa pois deixei a gravar.

Elisete disse...

Ah, peço desculpa pela salame de chocolate logo na semana da roda alimentar. Ainda tentei que fosse um crumble de maçã mas não tive aderência miguelina.

Carmo disse...

Ainda bem que o Mi teve uma atitude, o salame estava de chorar por mais!

Vou me ver...a Carminho avisou-me que na tv são uns bons 5 kgs a mais!

E viva o salame!

Ana Bagão disse...

Mãe do Mi,

Como diz a música: "...em dias especiais e nunca demais!".

E foi assim mesmo que o salame do Mi foi anunciado ao grupo. Hoje foi sem dúvida um dia especial no colégio (e nas nossas vidas!) e por isso foi festejado com um fantástico salame de chocolate do Mi.

Quanto à música do "Comer bem ou comer mal" é do livro "Canta o Galo Gordo", da Inês Pupo e do Gonçalo Pratas, da Caminho.

Beijinhos,
Ana