segunda-feira, 28 de junho de 2010

Festa da Ana e Maria

Este ano resolvemos fazer a nossa festa de final do ano com base nos diferentes projectos que fomos desenvolvendo ao longo dos vários meses. Como tema de fundo tivemos a Natureza e trabalhámos diferentes fenómenos naturais.

Aqui fica o resultado das nossas conquistas e explorações...


sexta-feira, 25 de junho de 2010

A Formiga Horripilante

Os meninos das salas de Creche convidaram-nos para assistir ao teatro de fantoches da história A Formiga Horripilante. As professoras já tinham tudo preparado e apresentaram-nos esta dramatização, onde aprendemos que ser Horripilante afinal é bom!

E esta hein?

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Parabéns Sara Bastos e Gonçalo Junqueira


No passado dia 8 de Junho a Sara Bastos fez três anos. Os Pais vieram festejar juntamente com a irmã Inês!!




No dia 10 de Junho foi a vez do Gonçalo Junqueira completar os 3 anos. Sendo feriado, festejámos esta segunda-feira!




Parabéns!!!!


quinta-feira, 3 de junho de 2010

Visita ao Aeroporto

"ESTÁVAMOS COM MEDO DE PERDER O AVIÃO"

A ansiedade era mais que muita, quando chegaram à escola o autocarro já os esperava para fazerem uma visita ao Aeroporto de Lisboa.

Cada menino com o seu par, ocuparam os seus lugares no autocarro e exibiram com orgulho as mochilas onde levavam os piqueniques que os pais tinham preparado.


A alegria de ir visitar o aeroporto era muita!

Ficam aqui as nossas recordações!


quarta-feira, 2 de junho de 2010

Visita ao Jardim Botânico

VISITA DE ESTUDO AO JARDIM BOTÂNICO

Visitámos o Jardim Botânico da Faculdade de Ciências, onde aprendemos muitas coisas sobre a Botânica.

Juntos fizemos uma visita guiada - "Plantas aos bocados"-, onde tivemos oportunidade de conhecer diversas espécies que estão neste jardim de 134 anos de idade (algumas árvores são tão velhinhas como o jardim e prometem ainda viver uns milhares de anos se forem bem tratadas).


A seguir à visita, e já com a barriga a dar horas, fomos para o Parque da Serafina onde "piquenicámos" e brincámos (aos piratas e marinheiros).

Foi um dia em cheio!

terça-feira, 1 de junho de 2010

De Semente a Fruto

As árvores são plantas muito especiais. Nascem de uma pequena semente e crescem tanto, que podem mesmo atingir muitos e muitos metros de altura. Em conjunto, ficámos a saber muita coisa sobre o seu desenvolvimento!


O gosto pelo saber é uma das características mais marcantes da criança. O interesse e a curiosidade pelo mundo que as rodeia são crescentes à medida que se desenvolvem. Assim partimos à descoberta do mundo das Árvores.



A vida da árvore começa debaixo da terra:

1.Se tudo estiver bem preparado, logo que a semente cai na terra, rebenta e começa a desenvolver-se, dando origem à raiz;

2. A raiz vai aumentando para que a futura árvore fique bem segura à terra;

3. A raiz absorve a água e faz com que cresça;



4. É da raiz que começa a crescer o caule. O caule é o primeiro elemento da árvore que conseguimos ver;


5. O caule é muito importante, ajuda a suportar todo o seu peso e é através dele que a água e todos os nutrientes necessários são transportados para toda a árvore;



6. À medida que o caule vai crescendo, surgem ramos que vão ficando cheios de folhas;

7. Sem as folhas nenhuma planta, nem mesmo as árvores seriam capaz de sobreviver. As folhas são como uma espécie de fábrica onde as plantas fazem os seus alimentos. É necessário a luz do sol;

8. As árvores libertam oxigénio tão importante para nós;

9. Tal como as folhas, também as flores das árvores surgem nos ramos, e são essenciais para nascimento de novas plantas, assim como árvores com flores também existem as que dão frutos, estes são um alimento delicioso e muito nutritivo e têm como função proteger a semente do seu interior que depois caem na terra.

Dia da Criança

PEÇA DE TEATRO: "A FADA NATUREZA"

Era uma vez duas amigas que decidiram fazer um piquenique numa agradável tarde de Primavera. Procuraram uma sombra, esticaram a toalha e toca de começar a comer tudo o que traziam no cesto. Comeram e sujaram. Na altura de se irem embora deixaram o lixo todo no chão!


Quando a noite caíu, a MÃE NATUREZA saíu de casa e encontrou o espaço todo sujo! Uma tristeza muito grande invadiu a sua alma: as duas meninas tinham usado aquele espaço e tinham-no deixado cheio de lixo! Começou a chorar!

A FADA DO AMBIENTE, ao ouvir aquela tristeza, veio consolar a MÃE NATUREZA. Chamou as meninas e ensinou-as a RECICLAR. Com a ajuda dos meninos do colégio explicou-lhes para que serve o ECOPONTO e como se separa o lixo.
No EMBALÃO, o amarelo, pomos as embalagens, os plásticos e latas.
No VIDRÃO, o verde, pomos os vidros.
No PAPELÃO, o azul, pomos os papeis e cartões.

As meninas limparam tudo CORRECTAMENTE .

Nessa noite a MÃE NATUREZA dormiu muito melhor,
... e sobre as duas meninas caíu um feitiço lançado pela FADA DO AMBIENTE: a partir desse dia as duas meninas foram as melhores amigas do ambiente.
Juntos aprendemos e cantámos uma canção sobre a RECICLAGEM.

O elenco mereceu as palmas da assistência,

que participou no teatro com muito entusiasmo.

À tarde houve mais surpresas....