segunda-feira, 19 de maio de 2008

O AMOR PRÓPRIO

No meio educativo e familiar considera-se que a auto-estima é fundamental para o bem estar psicológico da criança e que constitui um dos principais factores do desenvolvimento humano.

O amor próprio tem duas fontes : as experiências de sucesso e o sentimento de ser reconhecido, amado e apreciado.

Quando a criança é limitada na exploração de si e do mundo e não é objecto de atenção, afecto e valorização, a sua auto-estima ressente-se.

As experiências de sucesso construtoras de auto-estima, estão inscritas na relação de partilha e pertença, no estar com o outro, no nós e não contra o outro.

São treinos de capacidades e aquisições sócioafectivas. São experiências de funcionalidade, ligadas ao prazer do funcionamento na relação que tendo como funcionalidade a complementariedade e a cooperação criadoras, alimentam o lado saudável da vida compartilhada.

O amor próprio, o sentimento de ser reconhecido e amado é a raiz-mãe da auto-estima

A evolução natural e normal processa-se numa sequência de ser amado, amar-se a si mesmo e amar o outro. Só pode amar e amar-se quem foi amado.
Esta é uma regra sem excepções. Aqui está o papel insubstituível e imprescindível dos bons pais e educadores, é um amor incondicional que não impõe condições nem retribuição.

As crianças têm uma relação captativa: de atenção, afecto, protecção e apreço.
Os pai e educadores devem dar tudo isso gratuitamente, com prazer e entusiasmo. Mas o prémio não se fará esperar: é a alegria de assistir e ter contribuido para o bom crescimento dos filhos ou alunos.
"Uma regular, sólida e resiliente auto-estima é o melhor passaporte para a vida"


Alguns pensamentos de António Coimbra de Matos
Junho de 2006

3 comentários:

Mário disse...

Em boa hora se relembra aqui um dos "Monstros Sagrados" da psicanálise infantil e juvenil.
António Coimbra de Matos, há escassos meses homenageado, é um dos maiores pensadores e clínicos que o nosso País tem, no domínio da Psicologia Pediátrica.

Enólogo duriense, irradia simpatia (pelo menos, tenho sido bafejado por essa sua vertente), e é um comunicador formidável, inolvidável contador de histórias, clínicas e outras... em suma, um Senhor.

Vale a pena citá-lo, como em boa hora este Blogue fez, e também lê-lo, pensá-lo e discuti-lo.

Vale a pena, porventura, mostrar às crianças quem é este Homem e o que pensa - porque pensa bem, são e escorreito.

Carmo disse...

Descreveu-o mesmo bem. É Senhor de uma simpatia e de um bom humor invejável, partilha o conhecimento com prazer e de um modo tão envolvente que me cativou desde o primeiro dia que o conheci. Amigo de uma conversa descontraída às terças feiras pela manhã, quando possível, partilhamos ideias e cafés. Gosta de dizer: "O cérebro alimenta-se de informação e a alma de afecto."

Su disse...

O sorriso do meu filho não deixa dúvidas! Está feliz! E de dia para dia volta a ser um menino meigo e conversador e torna-se cada vez mais confiante! Obrigada a todas por o terem recebido de braços abertos e, especialmente, de coração aberto!