domingo, 24 de agosto de 2008

Cavaleiro do Cavalo de Pau

Cavaleiro do Cavalo de Pau
de Afonso Lopes Vieira
Ilustração Danuta Wojciechowska

Vai a galope o cavaleiro e sem cessar
Galopando no ar sem mudar de lugar.

E galopa e galopa e galopa, parado,
E galopa sem fim nas tábuas do sobrado.

Oh! que bravo corcel, que doidas galopadas,
- Crinas de estopa ao vento, e as narinas pintadas!

Em curvas pelo ar, em velozes carreiras,
O cavalo de pau é o terror das cadeiras!

E o cavaleiro nunca muda de lugar,
A galopar a galopar a galopar!...

O MEU PRIMEIRO ÁLBUM DE POESIA
Selecção de Alice Vieira

9 comentários:

Mário disse...

Felizmente, têm sido publicados inúmeros livros de poesia para crianças - quer de poemas especialmente feitos a pensar nelas, quer de autores consagrados e que elas entendem, quanto mais não seja pelo seu ritmo melódico e sonórico.

As palavras ficam dentro da cabeça - e é bom ver um desenho de um menino de 5 anos mostrar o Mostrengo, a roda do leme que girou três vezes, El-Rey Dom João Segundo e o perigo cinzento antracite nos mares, quando a caravela vai a passar.

E ser obrigado a sair pelo lado direito da estação de metro do Chiado, para podermos cumprimentar o Fernando Pessoa, o tal que escreveu sobre o Mostrengo que está no fim do mundo, e que pensa que é dono dos mares, mas afinal o dono dos mares era El-Rey Dom João Segundo, a quem a alma do homem do leme, teme, mais do que ao mostrengo que se afirma dono dos mares (dixit!).

Tenho a certeza de que o projecto do "novo" Santa Maria incluirá a iniciação à poesia - material existe, e crianças também...

Rita (Mãe do Afonso Morais da Silva) disse...

Concordo plenamente com todas as sugestões relacionadas com a poesia e jardinagem. São actividades enriquecedoras e tranquilizantes. Acrescento a sugestão de aulas de música. Tenho tido muita dificuldade em encontrar iniciação musical para tão novos (2 anos). Também não é fácil pensar na coordenação de horários e, por isso, a escola seria o local ideal.
Pelo facto da música ser uma presença constante e imprescindível na minha vida tenho tentado transmitir esse meu grande amor ao meu amor mais novo! Já fomos aos concertos do Oceanário, Gulbenkian e Dias da Música no CCB. Experiências fabulosas que aconselho vivamente!
Até sempre, ou seja, até já.

Ana Santos disse...

Gostei muito da ideia da mãe do Afonso.
O Pedro tem 1 ano e tem aulas de música desde os 4 meses - ele adora!
Vai entrar agora na escola e vai ser muito difícil conciliar os horários, mas vou-me esforçar por conseguir manter as aulas de música.
Estou ansiosa pelo 1º dia de aulas do Pedro, que se aproxima rapidamente! Estou muito contente por saber que o meu bebé vai estar numa escola fantástica. Que bom!!!
Até lá!

Carmo disse...

Olá Mãe Rita
O Afonso adora cantar, desinibido como é, canta alto e com uma voz bem sonora: Bom dia ao Afonso, Bom dia à Maria!.. comentava hoje com a Ana, entre gargalhadas, os dotes musicais do pequeno tenor!
É tão bom irmos com quem mais gostamos fazer uma coisa que nos dá prazer, seja ouvir um concerto, ir ao teatro ou ao jardim. Momentos únicos de partilha que recordamos para sempre.
Beijinhos

Carmo disse...

Também nós ficamos contentes por termos o Pedro e os Pais connosco.
Estou com curiosidade em saber como é que funcionam as aulas de música do Pedro. Fico à espera que me conte...
Até breve.

Rita (Mãe do Afonso Morais da Silva) disse...

Olá Mãe do Pedro! Esta partilha de experiências é realmente fantástica. A partir de segunda vai viver um ano cheio de emoções maravilhosas! Até lá!PS - Posso saber em que escola de música está o Pedro? Obg.

Rita (Mãe do Afonso Morais da Silva) disse...

Olá Tia Carmo,
O seu comentário deixou-me de lágrima no olho! São lágrimas de emoção e alegria. O meu Pai foi tenor no São Carlos (aluno de Tomás Alcaide) e está certamente a ver (lá de cima) esta evolução do Afonso. Eu adoro cantar mas nunca tive aulas! O Afonso já sabe as notas e é muito afinado.
Podemos esperar ter aulas de música no externato?
Beijinhos e obrigada por tudo

Ana Santos disse...

As aulas de música do Pedro são numa escola chamada Musicentro, que funciona nas instalações dos Salesianos - em Campo de Ourique. O Pedro está numa turma de música para bebés. São sempre 2 professores a dar a aula. Tocam instrumentos: viola, flauta, piano, e as aulas são todas cantadas - com históricas cantadas, músicas conhecidas ou apenas sons.Conhecem os cd's "Caracol", Borboleta", etc da companhia de música teatral? As aulas são do género do que ouvimos nos cd's. Espreitem o site www.musicateatral.com. Até breve

Carmo disse...

Mãe Rita,

E eu que não sabia que era um dom de família... pensei só num dote natural.

A música faz parte dos nossos planos.
O projecto pedagógico dos colégios tem sempre a vertente artística e cultural. A educação/formação pela arte é parte intrínseca do nosso trabalho.

A Mãe sabe quanto nós gostamos de trabalhar assim.
Beijinhos ao Afonso