quinta-feira, 17 de julho de 2008

Psicomotricidade

"Os panos são materiais, ora de aconchego afectivo, ora de apelo, quer à sensibilidade corporal
quer ao imaginário.

Os panos poderão motivar as crianças, ora a envolverem-se neles, uma só, duas a duas ou com todo o grupo, ora estendendo-os e erguendo-os no ar, como toldos ou baixando-os ao chão como tapetes ou tendas, ora deslocando-os no espaço, em cuidada coordenação entre todas as crianças ou entre aquelas que quiserem agrupar-se."


in "A Criança ... e a sua Psicomotricidade...

Pedro Onofre, 2004

Externato Santa Maria do Mar

5 comentários:

Mário disse...

O que é do corpo sema alma, a alma sema psique, a psique sem o intelecto, o intelecto sem as emoções, as emoções sem os sentimentos, os sentimentos sem o corpo... e por aí fora.

As crianças actuais podem gozar do que o conhecimento científico e a possibilidade técníca permite. Não desperdicemos, enquanto pais, esta oportunidade de ouro.

Francisca Prieto disse...

Ora cá por casa os panos são elementos de suma importância na vida de todos os meus filhos.

O Manel e o Rodrigo, assim que se vêem fora do alcance de olhares alheios, agarram-se imediatamente aos seus óós - outrora fraldas de pano e, nos dia que correm, gigantescas T Shirts do pai que rastejam pelo chão da nossa casa.

É com muita ternura que os vejo a ter atitudes já crescidas e a dizer coisas muito inteligentes agarrados com unhas e dentes às enormes T Shirts tão mal empregadinhas da Osklan.

A Xiquinha, com susposto défice motor e cognitivo, sempre que nos apanha a pôr roupa na máquina, corre para o amontoado de tecidos variados e tenta vestir, cheia de prazer, as mais variadas peças.

Um dia apanhei-a com uns boxers do pai enfiados pela cabeça, à laia de gola, a rir muito.
Perguntei-me, face a tanto expediente, onde é que andava o défice.

À Rita, que é chata que se farta, mal desata a berrar, atiramos com uma imaculada fralda de pano e faz-se silêncio imediato.

Face a isto, não tenho qualquer dúvida de que os panos têm um papel fantástico na vida infantil. Quer como elemento de afecto, quer como instrumento de descoberta.

É caso para dizer, pela experiência cá em casa, que qualquer pano dá pano para mangas!

Carmo disse...

Pois é verdade, essa casa é um laboratório cientifico por excelência. Já consta que foram contactados para participarem numa investigação e que serão pagos a peso de ouro dada a peculiaridade de cada filho!

Carmo disse...

Agora lembrei-me:
"O peso da realidade normativa sufoca o desenvolvimento do imaginário e do simbólico"

in Mais Amor Menos Doença
de António Coimbra de Matos

Maria da Viola disse...

E que grande equipa que nós somos todos... desde a educadora, a Vanda, à aprendiz de educadora, a Maria da Viola, até ao fantástico grupo de crianças que nos acompanhou ao longo de todo o ano!!!

Numa palavra... Adorei!!!