terça-feira, 14 de setembro de 2010

A hora da sesta

As crianças. desenvolvem os seus próprios rituais para adormecer. Algumas crianças adormecem logo que chegam à sua cama, outras necessitam de um mimo especial, que a educadora o embale, lhe faça festinhas ou lhe cante uma canção.

Cada criança tem o seu modo particular para se acalmar até adormecer


A criança precisa de uma atenção personalizada antes de adormecer. A chucha, o óó, o boneco especial e outros objectos de transição são fundamentais para que a criança se sinta reconfortada e segura. São objectos que traz de casa, que são seus, e que ajudam a fortalecer o elo de ligação entre a casa e o colégio.

7 comentários:

Elisete disse...

Saudades do seu sorriso, Ana, e da sua calma... Agora temos uma Anabela também calma e com um sorriso também muito doce (de quem gostamos muito), mas temos uns meninos muito "brutamontes" a condizer com uns pais igualmente "brutamontes"... Não está a ser nada fácil, mas a vitória será nossa!

Susete disse...

Tenho me lembrado tanto de ti Elisete. Na nova escola apesar das diferenças normais de uma escola pública temos pais e avós muito simpáticos, sempre com um "Bom Dia" ou um "Sorriso". Que giro!

Beijinhos para a Ana e restante St. Maria (sim, temos muitas saudades) e para vocês claro.

Susete

Carmo disse...

Ora pois, uma guerreira é sempre uma guerreira!!!

Mas tal como nas histórias, a guerreira é uma nobre donzela montada no seu corcel, a travar uma longa batalha, da qual é certo que sairá vencedora.

Agora acrescento eu, ou não tivesse um grande poder de argumentação e uma vontade férrea de levar a sua avante.
`
Estou consigo, a vitória será nossa!

P.S: Eu faço parte do batalhão de cavalaria

Elisete disse...

Muito obrigada! A propósito, o Mi já é conhecido por ser um menino muito meigo e isso, em grande parte, deve-se ao Sta Maria.

PS E que tal ver os seus emails?!

Carmo disse...

Olha que boa ideia!!!

Ana Bagão disse...

Olá Mães,

Nós por aqui também andamos num período de adaptações. Fazemos o pino (leia-se: passeamos com uma criança ao colo, de almofada e biberon de água durante 20 min)até que ela se acalme e adormeça. Felizmente as coisas já estão mais calmas e basta a almofada e umas festinhas para que o Manuel adormeça!

Fico muito contente que o Mi, a Madalena e os outros "1os ciclos" tenham entrado com o pé direito e mostrado que a vitória será deles. Tenho a certeza que assim o será... E eles também!

Beijinhos e continuem a aparecer... por aqui!

Mónica e João disse...

O Rodrigo está a adaptar-se facilmente e a gostar (quem diria :) mas com muitas, muitas saudades ... da Ana, da Maria, da Toia, do Mi, da Madalena, do Tiago, da Inês, do "Pereira"

saudades dele e minhas!

muitos, muitos beijinhos!