terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pintando gatos com o Miró

Vamos descobrir as cores através da arte

Estivemos a observar com muita atenção um quadro do Miró, e identificámos cinco cores nossas conhecidas: O azul, o amarelo, o encarnado, o preto e o branco.

Conversámos sobre o quadro:

- É um gato!

- É preto
- Tem dois olhos, um é amarelo e o outro é vermelho.


- O gato está a brincar com a bola.

- E ao lado está uma aranha, vai ter com o gato.

- O gato está na piscina.

"(...) observamos que a pintura moderna está, por vezes, muito próxima da pintura infantil. O artista moderno fica frequentemente extasiado com a simplicidade, a autenticidade e a espontaneidade da pintura infantil. Surpreendido pelas suas audácias e poder de invenção, o artista moderno verifica, por vezes, que a criança encontra espontaneamente o que ele mesmo procura, desde há muito tempo."

Gonçalves. E, 1991. A arte descobre a criança. p 39. Raiz Editora, Amadora

4 comentários:

Elisete disse...

Ia sugerir para levarem os vossos filhos à exposição "O Jardim das Maravilhas" de Joan Miró, no Centro Cultural Palácio do Egipto, em Oeiras, mas terminou no dia 25/9. Nós fomos com o Mi e foi muito engraçado pq, acreditem ou não, alguns trabalhos foi ele q nos explicou.

Mafalda disse...

O Miró certamente iria ficar orgulhoso. Mãe do António

Ana Bagão disse...

stenogNós passámos por lá e também gostámos muito de a visitar. De alguma forma os artistas modernos têm muita razão no que dizem: as crianças encontram uma simplicidade nos trabalhos que muitas vezes nós não conseguimos vêr. Mais um ponto a favor delas!

Sara disse...

Adorei este trabalho! É louvável a sensibilidade das educadoras para um tema tão importante como a arte para crianças. E é tão vasto e há tantos conteúdos e actividades a explorar! Gostei muito! Pois...com a idade acontece que deixamos de conseguir simplicar as coisas, pelo contrário...e é uma pena.