quarta-feira, 5 de março de 2008

Canções e Danças Infantis de S. Tomé e Príncipe

A Jacqueline estagiária da Crinabel está em formação connosco há um mês.
Participativa como é, ensinou aos meninos canções e danças de S. Tomé e Príncipe

"Mama não mi leva para a escola hoje,

é dia primeiro de Junho!

Mama hoje é dia de festa, festa primeiro de Junho!

Cá roda, roda nhá saia, saia de mim, tome!

Un ganha sapato novo, un ganha vestido novo!

Mama hoje é dia de festa, festa primeira de junho!"

"O barco virou, deixou de virar
é por causa da menina...
que o barco virou, virou."

"Eu fui a ponte

Buscar a água

Mas não tinha companheira

Se tu quiseres mi acompanhar

A Rosita e a prima dela

Brincamos todos juntos

Cair no chão wé

Cair no chão wé

Minha tia não mi bateu

Por ter muitas dores, muitas dores...

"Eu fui ao jardim da Celeste
jiro flem, jiro flam

O que foste lá fazer?
jiro flem, jiro flam

Fui a busca de uma rosa
jiro flem, flim, flom
Para quem é esta rosa?
jiro flem, jiro flam
Esta rosa é para a menina...
jiro flem flim flom

Que ofício lhe darás?
jiro flem, jiro flam
Que ofício lhe darás?
jiro flem, flim, flom
O ofício de cozinheira
jiro flem , jiro flam
O ofício de cozinheira
jiro flem, flim, flom
Quantos contos por um mês?
jiro flem, jiro flam

500 contos por um mês!
jiro flem flim flom

Ela que vai agradecer
jiro flem,jiro flam
Ela que vai agradecer
jiro flem, flim, flom"
Combinámos ir ao Externato Santa Maria do Mar ensinar estas e outras canções e danças de São Tomé e Prìncipe.

Maria Bívar

Externato Santa Teresinha de Lisieux

4 comentários:

Mário disse...

A descodificação do genoma veio confirmarf aquilo que já alguns advogavam: não há raças. Há diferenças estruturais (cor da pele, cor dos olhos, intolerância ao leite, gordura na zona da cintura, glóbulos vermelhos em forma de foice, tipo de cabelo, entre tantos outros) que têm a ver com adaptações ambientais. Um negro retinto residente em Helsínquia terá descendentes brancos e um finlandês residente em Luanda terá descendetes negros. Só que daqui a muitas gerações, porque os genes de um animal complexo como nós demoram mais tempo a mudar do que os das bactérias, que só têm uma célula...

Parabéns à Escola, por este sentimento de universalidade, desafzendo os mitos racistas que tanto obcecam certos espíritos, e até expressos em frases como "eu não tenho nada contra os pretos...".

Abraços e parabéns!

vanda seguro disse...

Maria,
ficamos à vossa espera!
Os meninos adoram aprender canções novas!

As fotos do post são fantásticas!

beijinhos e até greve!!!

vansa s.

Rufino Lima disse...

Estou muito agradecido pelo que fizeram com a minha mana, Jacquelina lima, ela desde sempre foi fascinada pelas canções e danças infantis mas nunca pensei que ela podesse levar esse fascínio ao mundo para que as crianças de todo mundo possam ver e aprender novas formas de brincar...
Meus parabéns a escola.

Carmo disse...

Olá Rufino
Gostamos muito de ter a Jacqueline connosco.
Está sempre pronta a ajudar e já conhece muito bem as crianças do colégio.
Já nos mostrou os desenhos dela e combinámos cantar a partir das figuras dos desenhos. A maior parte dos desenhos são animais, até se pode construir um livro com os desenhos, e assim damos continuaçao ao nosso trabalho de projecto " Os livros" com a participação da Jacqueline.
Cumprimentos a todos em casa.
Carmo Vasconcelos