quinta-feira, 20 de março de 2008

Dia de Todos os PAIS

Ontem foi Dia do Pai e, um pouco por todo o lado, encheram-se casas de sorrisos, beijos e abraços, num uníssono de alegrias vividas em Família.
Os colégios, por razões de calendário lectivo, festejaram o dia do Pai no passado dia 14 de Março, o último dia de actividades antes da interrupção das férias da Páscoa.

No Externato Santa Maria do Mar, pais e filhos foram os actores principais de um lanche onde reinou a alegria e a boa disposição. Tudo começou com um teatro que os meninos da Sala da Maria se propuseram a preparar quando ouviram falar em lanche para os Pais (a ideia de lanche associada a festa e a teatro!). E estas ideias são para dinamizar… «Vamos a isso», disseram as educadoras. Depois de alguma reflexão todos acordaram que, tendo um curto espaço de tempo - 3 dias - para a preparação e os ensaios, o melhor era fazer-se uma peça conhecida de todos. A Carochinha foi a eleita! Segundo a adaptação de Luísa Ducla Soares, os meninos da Maria presentearam, os Pais e os Meninos das outras salas, com uma peça curta mas muito divertida e bem representada.

[foto: www.omundofazdeconta.pt]

E depois… foi vê-los! Pais e Meninos a lanchar, a entregar e a receber prendas, a trocar mimos e sorrisos e a admirar trabalhos com a disponibilidade de tempo que só existe em dias de festa!

(Prenda elaborada pelos meninos da Vanda: a fotografia de cada Menino, exposta numa moldura pintada com as cores do Mundo)


(Prenda elaborada pelos meninos da Ana: um quadro de cortiça para afixar lembretes, recados e fotografias)

(Prenda elaborada pelos meninos da Maria:
uma tela, com temas alusivos a Lisboa)
1. O Quiosque

2. Janela

3. Eléctrico

E aqui deixamos uma palavra de agradecimento a todos os Pais que, com esforço, conseguiram deixar os trabalhos mais cedo e participar nesta iniciativa que o Colégio lançou. Aos mais pontuais e aos mais apressados, aos que chegaram à abertura do bolo e aos que ficaram com as ‘migalhas’, aos que ficaram mais tempo no colégio e aos que só puderam ficar 10 minutos, o nosso muito obrigado e um feliz Dia do Pai…

Externato Santa Maria do Mar

4 comentários:

jb disse...

Foi uma festa encantadora. No Colégio vivia-se um ambiente de enorme alegria, com pais, Filhos e Educadoras plenamente enternecidos com a força do momento.

Sendo pai de uma Criança da Sala da Vanda, foi junto da mesa dos mais pequenotes que me detive mais tempo. Acho notável a forma como a Vanda tem conseguido desenvolver um trabalho tão estimulante junto de Meninos tão pequenos. As paredes, ilustravam-no com clareza, mas mesmo que o não fizessem, bastava vermos a forma naturalmente afectuosa como lida com as Crianças para percebermos que os nossos ‘miúdos’ estão muito bem entregues.

Na festa do Dia do Pai, como aliás em todos os outros dias de escola, trespassa a ideia de que o Santa Maria do Mar é um colégio feliz, o que é um enorme descanso para os pais. A toda a Equipa, - da Tóia, à Carmo - o meu muito obrigado.

Beijinhos,

joão [pai da Graça]


ps.: adorei o presente do Dia do Pai.

Carmo disse...

Olá Pai da Gracinha.
Tanto os meninos da Vanda (Sta. Maria)como os meninos da Maria(Sta.Teresinha) estão muito crescidos e trabalhadores, fazem desenhos e pinturas, jogos e brincadeiras com uma alegria que lhes é natural, são meninos alegres de riso fácil e a nossa maior recompensa é o afecto que nos devolvem.
A festa do Sta. Maria, que com pena minha não consegui estar presente até ao momento de teatro, foi fruto do empenho de todas crianças e adultos do colégio que com alegria prepararam a festa para os pais. A todos os Pais aproveito também para agradecer a colaboração nesta aventura pedagógica
Carmo

Carmo disse...

Gostava tanto de receber certo presente do dia do Pai, ficava lindo no gabinete...
Beijinhos

vanda seguro disse...

Eu gostei muito da festa do dia do pai!É fantástico ver o entusiasmo das crianças por terem os pais na sua SALA, num dia diferente!...Gosto de observar as conversas entre pais e filhos, a troca de mimos e perceber o que mais valorizam nos trabalhos elaborados no colégio!

Aproveito para dizer que também gosto muito da relação que tenho com os pais das criança da sala. São relações abertas, honestas e de confiança! Dá gosto trabalhar num ambiente assim...

Obrigada a todos os Pais,
vanda s.