segunda-feira, 7 de abril de 2008

Dia Nacional dos Moinhos

Li no jornal que hoje estão abertos ao público mais de cem moinhos, em 13 distritos diferentes do continente e Açores. As actividades são fazer pão, provas de pão e produtos regionais, visitas de estudo, palestras ou caminhadas. A iniciativa é da Rede Portuguesa de Moinhos criada em Boticas em 2006, e a intenção é voltar a aproximar as pessoas deste património cultural nacional.

Que excelente ideia!
Vanda Seguro
Externato Santa Maria do Mar

3 comentários:

Mário disse...

Boa lembrança, Carmo, agora que os moínhos de moer pão estão a ser progressivamente substituídos por moínhos eólicos, esses passarões enormes de asas brancas mas pouca beleza.

Quem durante muito tempo dirigiu a Associação dos Amigos dos Moínhos foi Vitorino Nemésio. Não sei se a associação existe ainda.

Perto de Lisboa, para além daqueles dois que ficam no Restelo, há um conjunto muito bem recuperado, na Pinhoa, perto da Lourinhã. Pelos caminhos do Oeste, aliás, vêem-se inúmeros moínhos - uns dos quais já só resta o miolo, sem mais nada, outros ainda funcionantes.

Também são maravilhosos os moínhos de outras regiões do país, como os dos Açores, com enorme influência holandesa.

Aí está um bom projecto: visitar um moínho, ou pelo menos mostrar às crianças, nem que seja por powerpoint, o processo de fazer pão - não é, afinal, o pão, o elemento primordial da vida?

Vidas de Colégio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vidas de Colégio disse...

Uma boa história para contar é a da "Padeira de Aljubarrota", seguindo o percurso do trabalho de projecto. A seguir impõe-se uma visita aos moinhos...e quiça até nos atrevemos a fazer pão!
Obrigada pela ideis.
Carmo