segunda-feira, 28 de abril de 2008

Vidas de Colégio... ao Ar Livre!

De mochilas às costas, carregados com miminhos dos Pais para o almoço, muito alegres e bem dispostos, saímos dos colégios de carrinha para uma actividade inter-colégios, no Parque da Gandarinha em Cascais.

A ideia surgiu pela troca de experiências que os colégios têm feito, em particular através do “Vidas de Colégio”, onde uns e outros acompanham o dia-a-dia de cada externato. Assim, lembrámo-nos de nos juntar num espaço suficientemente grande e agradável, onde o convívio e a brincadeira fossem os pontos altos de um dia que prometia ser inesquecível.

Mas nem tudo foi passeio e lazer! Também tivemos tempo para ouvirmos uma história na Biblioteca Infantil de Cascais, situada no jardim e aberta ao público de 2ª feira a Sábado. Já tínhamos aprendido nos colégios o que era uma biblioteca e quais os cuidados a ter quando se visita uma. Por isso, o nosso comportamento foi exemplar.

A Contadora de Histórias Ana Vidigal tinha à nossa espera uma história sobre um pavão, bicho que habita o Parque, e que, depois de um imprevisto, contou com a ajuda de um grupo de meninos para recuperar as cores.

Já com as barrigas a darem horas, e depois de algumas brincadeiras no parque infantil, cada grupo reuniu-se à volta de uma toalha de piquenique e deliciou-se com as iguarias que os Pais tinham preparado com tanto cuidado. Eram de fazer água na boca...

De corridas a jogos, de saltos a reboliços, tudo experimentámos no Parque da Gandarinha mas, o ponto alto do dia foi quando os meninos mais corajosos e valentes dos colégios se reuniram e foram à procura do 'Leão da Grande Juba' que, conta a lenda, anda escondido na floresta do parque. Num grito uníssono de “Não tenho medo”, os aventureiros subiram encostas e desceram trilhos, desbravaram arbustos e escalaram montes para no fim encontrarem…

Um animal com crista e penas e que nem voar sabia. Desiludidos?! Não! Convencidos de que afinal o 'Leão' devia andar por outras selvas e a galinha por lá ficou para futuras caçadas.

No final do dia o balanço foi muito positivo: crianças derreadas mas muito felizes com a experiência de brincarem todos juntos num jardim tão bonito.

2 comentários:

Carmo disse...

Divertimo-nos tanto que vamos repetir!

Teresa disse...

Ainda bem!!!