terça-feira, 8 de abril de 2008

Visita ao Centro Cultural de Belém

Fomos à exposição Escrita Pluriversa de Ana Hatherly. "Era uma senhora que escrevia às ondas, às voltinhas, para cima e para baixo, ela fazia uma dança.

Um dia viu um livro e disse: "Olha, isto parece chinês!" E era mesmo, era um dicionário chinês. As letras parece que estão a dançar. É fácil dançar com as letras!

Fomos ver com a lupa, tão pequeninas, todas juntinhas, umas maiores, outras mais clarinhas, tantas bolinhas!..

Desenhámos também, todos juntos e ao mesmo tempo.

Com muito cuidado e atenção, o trabalho exigia concentração!


A mão dançou grande, para cima e para baixo, para um lado e para o outro, fez remoinhos e bolas...

... que pareciam fios de cabelos, eram fios de lã!

Para escrever o nosso corpo dança pequenino e grande. Há letras que se podem dançar com duas pessoas. É fácil dançar com as letras chinesas, e com as nossas letras pode-se dançar?"

Os Meninos da sala da Cristina
Externato Santa Teresinha de Lisieux

5 comentários:

Elsa disse...

Parece que foi um sucesso este passeio: conseguiu conciliar a visita (interactiva) a um museu "especial" com um magnífico e muito apreciado piquenique ao ar livre.
A Inês B. gostou muito e a mãe da Inês até gostava que oportunidades destas se repetissem, para se descobrirem novos espaços de magia e aventura com os amiguinhos :-).

Bjs e parabéns pela iniciativa.
Elsa

Vidas de Colégio disse...

E vamos repetir, aprendemos uma nova maneira de escrever e de dançar. O piquenique foi muito divertido, partilhámos o almoço, saltámos ao elástico, jogámos à bola e descansámos à sombra de uma Oliveira ao som da lenda da "Sopa da Pedra", quem sabe seguimos o exemplo dos meninos do Santa Maria e vamos à praça comprar legumes para fazer sopa.
Beijinhos
Carmo

Vidas de Colégio disse...

A visita à exposição foi guiada com grande profissionalismo e boa disposição pela Catarina Requeijo do Centro de Pedagogia de Animação.
Cristina

Mário disse...

Excelente.
Cada vez mais gosto do espírito de integrar movimento, música, comunicação, arte, prazer, graça, aprendizagem... são estas atitudes que farão os nossos filhos alcançarem a transcendência e a afirmarem-se como legítimos herdeiros do que de mais digno existe na Humanidade.
Parabéns! E quando é que fazem isto para os pais?!?!?

Elisete disse...

O Mi, nesse dia, estava feliz! Foi uma óptima iniciativa para tornar os nossos filhos ainda mais luminosos, que esperamos que se repita.(Dentro de um registo mais simples, um programa para o ar livre pode ser, p.e., ir ao Jardim Botânico, com aquelas árvores e sombras enormes e o borboletário que é "uma casa de borboletas onde será sempre Primavera!".)