quarta-feira, 17 de setembro de 2008

" A Natureza e a Arte"

"Também as crianças gostam de desenhar as coisas que mais amam: a família, a sua casa, as flores e o sol (...). Algumas começam a sentir desde logo que é desenhando que se sentem felizes descobrindo-se a si mesmas e ao seu mundo interior."

(...) Maravilhoso vai ser descobrir que todos pertencemos a uma enorme família, a família Humana, onde cada um de nós é um ser único, que a si mesmo se vai construindo como quem constrói uma obra de arte. E, se soubermos crescer bem, protegendo o melhor desta nossa família e o melhor da Natureza, podemos levar longe este nosso destino comum."

in " A Natureza e a Arte" de Maria Deolinda Cerqueira Revista Pais & Filhos nº210

Externato Santa Maria do Mar

4 comentários:

Elisete disse...

Mi de volta ao Colégio, Pais de volta ao Blogue ...
Parabéns pelo novo espaço! Após uma primeira semana em que sentimos os Meninos do Santa Teresinha um “tudo nada” perdidos (impressão matutina, apenas), estamos conquistados (claro que cheios de saudades da Pimentinha, Andreia e Maria, mas sempre que encontramos a porta aberta vamos lá dar um beijinho)!
Mas, por favor, não cresçam mais! Pela primeira vez não concordamos com o Pai Mário: não façam nenhuma OPA. Estamos tão bem assim ...
Quanto às flores, não serão crisântemos?

Mário disse...

Elisete
O crescimento era mais um "take-over" do que uma OPA. Algo que transportasse para as ilustres e doutas cabeças pensantes (neste caso mais as que decidem do que as que pensam) algum bom senso e, sobretudo, duas ou três noções do que são crianças, pais, casas, escolas, comunidades educativas, cidades amigas das crianças, urbanismo ao serviço da cultura e das pessoas, etc. Porque tudo se interliga, e nada como sair da escola, a pé, com os pais, e dizer olá ao senhor Eduardo que vende castanhas no Inverno e gelados no Verão, cumprimentar o vendedor de jornais, perguntar porque é que os melros hoje estão todos cá em baixo na relva a debicar, e entrar no supermercado e ouvir "olha os três mariolas". A Educação é isso. Prolongar na comunidade o que se aprende em casa e na escola, num jeito de complementaridade. Que deverá, o mais possível, excluir automóveis - um dia falaremos sobre isso, sobre o mal que faz a um cérebro de um animal que se desloca a 2km/h, andar a 60, 70 ou até a 150.

A Natureza está aí - é questão de olhá-la, vê-la e absorvê-la. E a Natureza é Arte. A arte, tal qual a designamos, é uma mera tentativa de a copiar, ou de copiar o que a criatividade humana fantasia, pensa e projecta.

Bom fim de semana, com passeios e conversas entre pais e filhos.

PS: SOS Jardineiro!!!!

Elisete disse...

Pai Mário,
Eu percebo o q quer dizer. M sabe mto bem q tudo começa no seio da Família e, portanto, acho inútil tentar incutir algum bom senso, ou as noções q referiu, nos nossos governantes, qu os próprios pais “se estão nas tintas”.
Quando digo aos meus colegas q vou sair às 17,30h para ir buscar o meu filho e ir comer um gelado à Surf ou comprar castanhas no senhor Eduardo e q depois vamos até ao parque ou vamos simples/ pa casa pintar máscaras de papel, a resposta é: “Mas co é q tu tens paciência para isso? Isso nem sequer é bom para o Miguel, passas demasiado tempo com ele, podes estar até a comprometer o futuro do teu filho …”; Fs de praia e campo, com concertos ou museus à mistura, são uma aberração: os fs são para descansar e os filhos q fiquem agarrados às suas PS’s q até custaram uma pipa de massa …; Colégios como o nosso n interessam pq “são mto pequenos, as crianças ficam demasiados protegidas".
Esta semana, por exemplo, fui almoçar com uma colega a quem tinha indicado o pediatra do meu filho e perguntei-lhe se estava contente. A resposta foi: “Ele é mto prático e isso é bom, mas qu se põe c/ aquela conversa do mimo e todas aquelas “filosofias”, não há paciência … Acho q vou mudar de pediatra.” Força! É da forma que o Dr. M não perde tempo e concentra-se em quem pode tirar partido dos seus conselhos. Penso o mesmo relativamente ao Colégio dos nossos filhos, pq nem todos os pais apreciam o que este grupo de profissionais faz pelas nossas “criaturinhas”.
Bom fim-de-semana tb (o Mi e os Pais vão à praia, dançar danças de Goa e assistir a um espectáculo de danças chinesas no Museu do Oriente. Feliz/ sabemos q ainda existe uma minoria de Pais, como os Pais q consultam este blogue, q têm fs co os nossos!))

Ana Alexandrino (mãe da Carolina) disse...

Olá a todas e todos que por aqui escrevem.
Também eu, à semelhança da Carolina, estive agitada nesta primeira semana dela na nova escola. Mas a mudança é quase sempre boa...fortalece-nos.
E, de facto, já nos sentimos mais serenas e felizes a caminho da escola.
A Carolina já reconhece os coleguinhas e as professoras e, aos poucos, vai sentindo-se "em casa".
O desenho que fez está cheio de cores e transmite alegria.