terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O verdadeiro quadro de Amadeo de Souza-Cardoso

Esta é a cozinha original pintada por Amadeo de Souza-Cardoso

Obrigada ao Pai do Tomás e do Zé Maria por nos dar a conhecer o original.

9 comentários:

Francisca Prieto disse...

A Tóia está um verdadeiro espectáculo. Claramente merecedora de pertencer a um quadro do Amadeo.

A exposição do Amadeo na Gulbenkian foi absolutamente magnífica. Comprei o livro, mas quando olho para os quadros impressos no papel, fico desconsolada. Falta-lhes o brilho da cor e a profundidade.
Acontece a mesma coisa com as obras de Vieira da Silva. Num livro parecem meros riscos e ao vivo têm diversos níveis de profundidade.
Ora isto obriga-nos a pôr o casaco e a dar uma espreitadela pelos museus de vez em quando.
Agora estou toda contente que estão a acabar a Casa de Histórias Paula Rêgo mesmo aqui à porta de casa. Não é das minhas pintoras favoritas, mas o edifício é giro e está muito bem integrado na paisagem(arqº Souto Moura), eu posso dar lá um salto a qualquer hora e sempre valor imobiliário ao bairro!

Quanto aos caracteres de segurança, pai Mário, tenho a certeza que algures na China está um grupo de informáticos cujo divertimento é agrupar as letras das maneiras mais parvas possível.

Agora, por exemplo, sai-me "pancers", mas é normal, depois de ler sobre tanto bolo rei, cozinhas e etc.
É o que eu digo, nesta escola não se passa fome concerteza!

Mário disse...

Francisca
A Tóia está sempre bem - ontem, o sorriso dela às nove da manhã, irradiava felicidade e a certeza de que o meu dia, por muitas maçadas que tivesse, seria sempre bom.
A Tóia "vale a pena" - e quando formarmos a Associação de Antigos Alunos (e dos pais dos mesmos), EXIJO um almoço da Tóia.
Tem razão: este Colégio é um tratado de Culinária.
Tive a ocasião de provar os bolos do Mi - de comer e chorar por mais, mas a minha estupidez (leia-se espírito de Natal) fez com que os repartisse pelos restantes membros do ESCA - fiquei a aguar. São DIVINAIS.

Quanto aos pintores portugueses, mantenho a sugestão de conhecer Mário Botas. As cores fazem-me, não sei porquê, lembrar Paul Klee (talvez pela intensidade). E tantos outros...

As palavras-chave são enigmáticas: agora aparece-me "ceredica" - deve ser uma pomada para a comichão causada pelas picadas de melga... aplicar 3 x dia, durante 4 dias...

Francisca Prieto disse...

Sou fã do Paul Klee!!
Vou já investigar o Mário Botas.
Bendito google!

Teresa disse...

O Tiago tem estado em casa doentinho (febre ligeira mas muita tosse) e imaginem só ... perdeu o apetite!!!
Mas tenho a certeza que é só voltar para as sopinhas da Tóia que o recupera num instante :)

Essa exposição do Amadeo também me ficou marcada. Lembro-me de ficar a pensar que se me fosse dado a hipotese de trazer um quadrinho - mesmo que um dos mais pequeninos - para casa- ia ser tão difícil escolher!

Francisca Prieto disse...

Eu escolhia o da Procissão, com os bispos de vestes vermelhas e os dragões verdes.

Agora fiquei cheia de vontade de folhear o livro da exposição!

Susete disse...

Olá Viva!
Estou em casa com a Madalena que tb está com febre 38º e muita tosse.
O que me valeu foi a "sopa milagrosa" na terça-feira quando a fui buscar pertinho da hora do almoço. A Toia deu-nos uma caixinha cheinha e morninha.Foi o almoço dela. "Está mesmo boa mamã. A sopa da Toia é melhor que a tua.
Tens de pedir todas as receitas à Toia!"
Não sei se foi o estado febril mas não fiquei nada chateada com este comentário porque eu provei a sopa e era mesmo boa. Obrigada Toia.

Tenho uma sugestão para a Tia Cacá, porque não preparar umas caixinhas desta sopa maravilhosa para trazermos para casa para o jantar e fim-de-semana? As crianças (e os grandes) comiam sempre tudo e nós ficavamos mais contentes e não tinhamos de fazer sopa :) Afinal a da Toia é melhor...

Beijinhos e as melhoras para todos os doentinhos do St. Maria: Graça, Tiago ...

Carmo disse...

A sopa da Tóia é óptima, agora como acha que estou magrinha, enche-me o prato de sopa até à bordinha, mas eu, tal como as crianças, às vezes não me apetece e tenho de fugir a sete pés...quando sou apanhada, poupa-me a sopa mas obriga-me a comer o segundo prato e se não me escapo depressa é certinho que aparece com a fruta descansada.
Desculpe Tóia por fugir...trata-me tão bem!
Um grande beijinho.

Carmo disse...

Parabéns Francisca, estás óptima na fotografia!
Também quero pôr uma, tenho é de aprender.

joaninha disse...

Esta célebre pintura ficou ainda mais enriquecida pela Tóia. Digamos soberba!

Já que falamos de cozinha quero agradecer a receita dos bolinhos, à mãe do Mi. Que delícia.