quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Deixo aqui uma frase do João dos Santos da qual gosto muito, para pais e educadores:
«A educação pode ser encarada como um fenómeno cultural, que orienta o diálogo com o educando e os outros educadores, mas a acção educativa deve sempre basear-se na relação espontânea, afectiva e instintiva. Quem educa são as personagens verdadeiras, e não as figuras ideais. (...) A educação não é uma matéria que se ensina, mas uma atitude que reflecte o confronto das vivências do educando que fomos com as do educador que pretendemos ser».
João dos Santos, in A Educação da Criança
Vanda Seguro

O Rodrigo fez 3 Anos...

Fechemos os olhos
Fiquemos a ouvir
Alguém que faz anos
Para o meio há-de vir
Se abrirmos agora
Veremos quem é
E cantaremos juntos
Parabéns a você!
Fizemos uma festa, a Mãe e a mana Frederica trouxeram um bolo fantástico. Foi uma delícia!
Parabéns Rodrigo!! Ficamos à espera de ver os teus presentes...

Os Meninos da sala da Andreia

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Pediatra e Amigo Dr. Luís Pinheiro

Lançamento do livro: Manual para Pais de primeira viagem (e seguintes...), na Fnac do CascaiShopping, dia 1 de Dezembro às 16h

O Dr. Luís Pinheiro ficou amigo para sempre quando há dezassete anos depois da Carminho nascer, minúscula, entrou no meu quarto já passava da meia-noite, e com uma boa disposição que lhe é característica disse com uma gargalhada sonora: "Com este feitiozinho vê-se logo que sai à mãe!".
Foi empatia imediata, resultado: quatro filhos sempre acompanhados com o cuidado, a confiança e a segurança que deixa uma mãe tranquila, disponível para brincar e amar!
Bem Haja tio Luís!

Carmo Vasconcelos

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

A Minha Casa... na Escola

Para enriquecer as relações das famílias com o colégio e para tentar conhecer um pouco mais de cada família, convidámos os pais para elaborarem a sua casa. Preparámos tintas, canetas, lápis, revistas e tecidos. Os pais fizeram uma composição plástica colocando a fotografia de família. Os filhos foram espectadores atentos e o resultado foram estas casas fantásticas que tanto orgulham as crianças. Observo que durante a brincadeira as crianças passam pelas casas, param e indicam a sua casa ou a dos amigos, com alegria.
Parabéns Pais
Vanda Seguro

domingo, 25 de novembro de 2007

Para Um Novo Futuro

Com o Natal a bater-nos à porta, e numa altura em que, por norma, estamos mais sensíveis a causas solidárias, deixo um convite para o próximo fim-de-semana:

A Associação Novo Futuro vai organizar pelo quarto ano consecutivo, nos dias 30 de Novembro, 1 e 2 de Dezembro no Centro de Congressos de Lisboa, um dos acontecimentos mais importantes de angariação de fundos da Associação – Feira de Solidariedade Novo Futuro. O êxito desta associação deve-se, fundamentalmente ao espírito de Voluntariado de muitas pessoas que dedicam horas dos seus dias a esta causa. Lá encontrarão muitas surpresas...

Ana Bagão

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Com água na boca...

Foi com toda a pompa e circunstância que os meninos da Sala da Maria viveram uma experiência de adultos. Inserido no tema "Nós e o Mundo", e com a colaboração da Família do Guilherme Gouveia, que trouxe umas iguarias da Beira para provarem, organizaram uma Prova de Sabores dessa Região.

Vieram vestidos a rigor e o Convite era obrigatório. O anfitrião da Festa trouxe o Fato Curto de Montar e recebeu os convidados com todo o Protocolo. Foi uma verdadeira degustação.

Fiquem com água na boca...


Obrigado Guilherme Gouveia e Família. Gostámos muito deste lanchinho...
Santa Maria do Mar

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Nós e o Mundo

“Meninos amarelos, vermelhos, pretos, brancos e castanhos...
Olhos grandes e pequenos, redondos ou bicudos, olhos de todas as cores!
Cabelos lisos, ondulados, com trancinhas ou muitos, muitos caracóis...
E narizes? Compridos ou pequeninos, achatados, arredondados.
Meninos altos ou baixinhos, magros e gordinhos...
Meninos penteados, meninos despassarados,
Meninos faladores, meninos que gostam de cantar,
meninos dançarinos, habilidosos,
poetas... meninos do mundo inteiro e todos tão diferentes!
Que bom não sermos iguais!”


Os projectos providenciam a parte do curriculo no qual as crianças são encorajadas a fazer as suas próprias escolhas e decisões, geralmente em colaboração com os pares, acerca do trabalho que é preciso realizar. Nós consideramos que este tipo de trabalho promove a confiança da criança acerca do seu poder intelectual e fortalece as suas disposições para continuar no processo de aprendizagem.
O tema escolhido para este ano foi: “NÓS E O MUNDO” e pretende abranger o conhecimento do nosso país, bem como do resto do mundo.
OBJECTIVOS GERAIS:
Ajudar a criança a conhecer-se como pessoa, membro de uma família e de uma comunidade escolar.
Responder à curiosidade natural da criança e ao seu desejo de saber, encontrando em grupo estratégias para satisfazer esse desejo.
Trabalhar em conjunto com as famílias de modo a enriquecer todos os saberes que estão a ser estudados.
Conseguir que cada criança participe e cresça tanto quanto possível (individualmente ou em grupo)

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS DO PROJECTO:
Descobrir e conhecer o país onde vivemos, suas regiões, tradições e culturas.
Descobrir a diversidade de países e regiões que existem, as pessoas que os habitam e as culturas de cada um.

Este Projecto é de todos! Participem!

Externato Santa Maria do Mar

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Bianca a pintora !

Usei pinceis e tintas sem medo de sujar...
O que eu queria mesmo,
era pintar, pintar,pintar!
Vidas de Colégio

Obrigada Carolina Pires


A Carolina fez um desenho para pôr no gabinete, ficou lindo!
Vejam como está crescida, até já ocupa a folha toda...
Beijinhos Tia Cacá

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Bem-Vindos

Foi com grande satisfação que vimos o interesse manifestado pelos Pais em visitar o Vidas de Colégio. E foi ainda com maior prazer que acolhemos a participação de alguns no nosso Blogue, quer para nos encorajarem neste inovador projecto, quer para debaterem connosco assuntos que dizem respeito aos "Nossos Pequenos".

Vamos fazer deste espaço um lugar onde, todos em simultâneo, possamos trocar impressões e experiências desta Aventura que é Educar, contar peripécias e até rirmo-nos em conjunto.

Obrigada aos Pais que, com toda a simpatia, quiseram visitar o nosso Blogue, e a todos deixamos o desafio... Participem.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

"O LIVRO DA CRIANÇA" de Mário Cordeiro

Ao Doutor Mário Cordeiro:
Os nossos parabéns pelo lançamento de "O LIVRO DA CRIANÇA", que certamente será um sucesso.
Em nome de toda a equipa do Santa Maria do Mar, agradecemos a oportunidade que nos deu de colaborarmos neste projecto.
Estamos certas que será uma mais valia no nosso dia-a-dia como educadoras.

Maria Rodrigues

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

O que nos vai na Alma...

"A minha mãe acha que eu sou um sol, brilha sempre lá em casa porque...
Irradio uma alegria, e tenho um sentido de humor que contagia.
Gosto tanto de dar e receber miminhos que aqueço tudo e todos à minha volta.
E tenho uma imaginação tão fértil...que se calhar até tenho alma de artista!"

Externato Santa Teresinha de Lisieux

Trabalho realizado pelos Pais da Sala da Andreia com o Tema:
Como sentimos os nossos filhos.
"O que nos vai na Alma..."

terça-feira, 13 de novembro de 2007

O MEM na Nossa Sala de Jardim de Infância

Trabalhar segundo o Movimento da Escola Moderna implica uma dinâmica de organização na sala onde crianças e adultos são agentes educativos da aprendizagem que se faz. Este método proporciona uma vivência democrática e um desenvolvimento sócio-moral das crianças, garantindo a sua participação na vida da sala e do colégio.
Na sala apoiamo-nos em instrumentos, tais como:
Mapa de Presenças

Calendário Mensal

Texto Livre

Ficheiro de Imagens

O dia-a-dia da sala tem momentos de diálogo, onde crianças e educadores planeiam o seu dia de trabalho, trocam experiências e conhecimentos e organizam o projecto; e tem momentos de actividades (escolhidas pelas crianças), e que pressupõem um compromisso e responsabilização por parte destas, quando trabalham em áreas da sala ou quando desenvolvem um trabalho em grupo.

Esta organização, espacial e funcional, permite que as crianças estejam a trabalhar sózinhas nas diferentes áreas da sala, desenvolvendo assim a sua autonomia em relação ao adulto e estimulando o seu empenho nas actividades que estão a desenvolver.

O espaço da sala e do colégio é enriquecido pelas produções das crianças que retratam e dão sentido à vida de grupo, e apoiam as aprendizagens e projectos que estão a ser desenvolvidos.

A aprendizagem curricular faz-se através de projectos que podem partir de diferentes interesses: "Queremos fazer...", "Queremos saber..." ou "Queremos conhecer...". O ponto de partida é, normalmente, o interesse das crianças sobre um assunto, mas pode ser lançado pela educadora que conhece os interesses e características do grupo. Este trabalho de projecto termina, normalmente, com a partilha dos saberes e das aprendizagens, onde as crianças expõem o resultado das suas pesquisas.

Trabalhar segundo esta metodologia proporciona às crianças uma aprendizagem democrática, desenvolvida num ambiente em que a criança tem espaço para questionar, procurar novos saberes, resolver questões e experimentar o trabalho individual e em grupo.

Externato Santa Maria do Mar

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Para uma Tarde de Outono

Com mais um fim-de-semana à porta, e enquanto o calor ainda nos convida a visitar os jardins e parques da cidade que temos ao nosso dispôr, aqui deixo uma sugestão para um príncipio de tarde de Outono: uma visita ao Parque Monteiro-Mor, jardim contíguo aos Museus do Traje e do Teatro. Um jardim muito agradável, cheio de recantos para serem explorados pelos mais novos e desfrutado pelos mais velhos.

E quem sabe se atrás do passeio no jardim não vem um saltinho aos Museus?!

Mais informações em:
Ana Bagão

sábado, 3 de novembro de 2007

Dia-a-dia da Educação

Aqui deixo uma citação de Javier Urra que, a par com a alegria que partilho com as crianças, me orienta no dia-a-dia de educadora e de mãe.

«Pais que exerçam o duríssimo dia-a-dia educativo. Educar exige constância, assiduidade, entrega, dissabores e sorrisos partilhados. Não admite o desânimo nem a desistência. É um programa de vida, uma marcação e um cumprimento de objectivos, repetir os exemplos correctos sem desfalecimento.

Educar é o mais belo, é partilhar, ser flexível, ter critério, ser árduo, é preocupar-se, pensar, ter desgosto, é tempo e mais tempo, é querer, é esperar, é ter esperança e aplaudir. É vida, pura vida. É transmissão.»
in O Pequeno Ditador, de Javier Urra

Se educar é tudo isto, então vale bem a pena viver para esta tarefa e a ela dedicarmos com agrado o nosso dia-a-dia.

Ana Bagão



O Porquê de um Blogue


O «Vidas de Colégio», blogue conjunto dos Externatos Santa Teresinha de Lisieux e Santa Maria do Mar, surge como forma de divulgação, partilha e debate do trabalho que desenvolvemos com as crianças que frequentam os nossos colégios.

No dia-a-dia, a nossa primeira preocupação está em criar condições para o crescimento saudável das crianças, num ambiente familiar, onde a aprendizagem e a educação são levadas a sério, sendo dinamizadas de forma feliz e descontraída.

O blogue abre um amplo espaço de debate de ideias, de convite à participação, porque da partilha de opiniões provém riqueza. E porque a nossa maior riqueza são as crianças.

[foto: René Burri / Magnum Photo]