Trabalhar segundo o Movimento da Escola Moderna implica uma dinâmica de organização na sala onde crianças e adultos são agentes educativos da aprendizagem que se faz. Este método proporciona uma vivência democrática e um desenvolvimento sócio-moral das crianças, garantindo a sua participação na vida da sala e do colégio.
Na sala apoiamo-nos em instrumentos, tais como:
Mapa de Presenças
Calendário Mensal
Texto Livre
Esta organização, espacial e funcional, permite que as crianças estejam a trabalhar sózinhas nas diferentes áreas da sala, desenvolvendo assim a sua autonomia em relação ao adulto e estimulando o seu empenho nas actividades que estão a desenvolver.
A aprendizagem curricular faz-se através de projectos que podem partir de diferentes interesses: "Queremos fazer...", "Queremos saber..." ou "Queremos conhecer...". O ponto de partida é, normalmente, o interesse das crianças sobre um assunto, mas pode ser lançado pela educadora que conhece os interesses e características do grupo. Este trabalho de projecto termina, normalmente, com a partilha dos saberes e das aprendizagens, onde as crianças expõem o resultado das suas pesquisas.
Texto Livre
O dia-a-dia da sala tem momentos de diálogo, onde crianças e educadores planeiam o seu dia de trabalho, trocam experiências e conhecimentos e organizam o projecto; e tem momentos de actividades (escolhidas pelas crianças), e que pressupõem um compromisso e responsabilização por parte destas, quando trabalham em áreas da sala ou quando desenvolvem um trabalho em grupo.
Esta organização, espacial e funcional, permite que as crianças estejam a trabalhar sózinhas nas diferentes áreas da sala, desenvolvendo assim a sua autonomia em relação ao adulto e estimulando o seu empenho nas actividades que estão a desenvolver.
O espaço da sala e do colégio é enriquecido pelas produções das crianças que retratam e dão sentido à vida de grupo, e apoiam as aprendizagens e projectos que estão a ser desenvolvidos.
A aprendizagem curricular faz-se através de projectos que podem partir de diferentes interesses: "Queremos fazer...", "Queremos saber..." ou "Queremos conhecer...". O ponto de partida é, normalmente, o interesse das crianças sobre um assunto, mas pode ser lançado pela educadora que conhece os interesses e características do grupo. Este trabalho de projecto termina, normalmente, com a partilha dos saberes e das aprendizagens, onde as crianças expõem o resultado das suas pesquisas.
Trabalhar segundo esta metodologia proporciona às crianças uma aprendizagem democrática, desenvolvida num ambiente em que a criança tem espaço para questionar, procurar novos saberes, resolver questões e experimentar o trabalho individual e em grupo.
Externato Santa Maria do Mar
3 comentários:
Quando soube daexistência do vosso blogue vim logo "espreitar". Os meus parabéns contnuam a fazer um trabalho excelente. Agora vou vos visitar com alguma assiduidade para partilharmos e trocarmos ideias. Um grande beijinho para todas da vossa colega Berta Paiva
Um elogio é sempre bemvindo! Especialmente de ti,foram anos de trabalho em equipa bem divertidos!
"Fios de ouro ao pescoço, brinquinhos a dar a dar..."
Carmo Vasconcelos
Parabéns a toda a equipa do Santa Maria do Mar, e muito obrigada pelo trabalho fantástico que têm feito com os nossos meninos e meninas.
É muito bom saber que não estamos sozinhos nesta grande missão que é educar uma criança, que há mais alguém com quem partilhar a alegria de os ver crescer.
Bem hajam!
Andreia Maia (mãe da Teresinha)
Enviar um comentário