quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Nós e o Mundo

“Meninos amarelos, vermelhos, pretos, brancos e castanhos...
Olhos grandes e pequenos, redondos ou bicudos, olhos de todas as cores!
Cabelos lisos, ondulados, com trancinhas ou muitos, muitos caracóis...
E narizes? Compridos ou pequeninos, achatados, arredondados.
Meninos altos ou baixinhos, magros e gordinhos...
Meninos penteados, meninos despassarados,
Meninos faladores, meninos que gostam de cantar,
meninos dançarinos, habilidosos,
poetas... meninos do mundo inteiro e todos tão diferentes!
Que bom não sermos iguais!”


Os projectos providenciam a parte do curriculo no qual as crianças são encorajadas a fazer as suas próprias escolhas e decisões, geralmente em colaboração com os pares, acerca do trabalho que é preciso realizar. Nós consideramos que este tipo de trabalho promove a confiança da criança acerca do seu poder intelectual e fortalece as suas disposições para continuar no processo de aprendizagem.
O tema escolhido para este ano foi: “NÓS E O MUNDO” e pretende abranger o conhecimento do nosso país, bem como do resto do mundo.
OBJECTIVOS GERAIS:
Ajudar a criança a conhecer-se como pessoa, membro de uma família e de uma comunidade escolar.
Responder à curiosidade natural da criança e ao seu desejo de saber, encontrando em grupo estratégias para satisfazer esse desejo.
Trabalhar em conjunto com as famílias de modo a enriquecer todos os saberes que estão a ser estudados.
Conseguir que cada criança participe e cresça tanto quanto possível (individualmente ou em grupo)

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS DO PROJECTO:
Descobrir e conhecer o país onde vivemos, suas regiões, tradições e culturas.
Descobrir a diversidade de países e regiões que existem, as pessoas que os habitam e as culturas de cada um.

Este Projecto é de todos! Participem!

Externato Santa Maria do Mar

7 comentários:

Teresa disse...

A propósito deste tema lembrei-me do livro "O Dinossauro".

Escrito e ilustrado por Manuela Bacelar, conta a história dos habitantes de uma aldeia que sem saberem vivem em cima de um Dinossauro adormecido.

Só se apercebem disso quando ele acorda e começa a "viajar" pelo mundo, dando-lhes a conhecer outros paises, outros climas, outras raças, outros hábitos...

Imaginem o seu espanto!!!

Certamente muitos já o leram. Quem ainda não o fez acredite que é bem divertida a sua leitura em familia!

Vidas de Colégio disse...

Muito obrigada pela dica.
Eu tenho o livro, que é uma delícia e as ilustrações são fantásticas.
Vamos contar a história e quando houver trabalhos, publicaremos.
Um Beijinho
Ana Mascarenhas

Vidas de Colégio disse...

Que giro que está, continuam a supreender-me...fico tão contente!!!
Carmo

Mário disse...

Era engraçado saber se as crianças dividem as outras crianças por cor da pele, cor do cabelo ou dos olhos, etnias, religiões ou outros dados. Creio que só dividirão em "meninos" e "meninas", e aqueles que são amigos e os que não são tanto...

Ana Bagão disse...

Concordo. Se não lembremo-nos da facilidade com que as crianças se entendem, independentemente do seu idioma. A Língua, que seria uma barreira muito mais condicionante nas relações, normalmente não impede que as crianças se entendam perfeitamente.

Se a barreira linguística não divide crianças, penso que não serão as diferenças de cores de pele, olhos, cabelos ou a religião que o farão...

Um bejinho
Ana Bagão

Patricia disse...

Na escola não há diferenças, pois são todos amigos.
A escola é um bom começo para esta aprendizagem, para que o futuro as "diferenças" não existam.


Adorei o blog, continuem.
Bjs
Patrícia Portugal

Vidas de Colégio disse...

Não queria deixar de dizer uma palavra de apreço à mãe da Inês, porque realmente quando somos todos amigos e nos entendemos tão bem, que não é preciso falar para dar um abraço apertado, um beijinho ou uma boa gargalhada, a vida torna-se muito mais alegre para todos, e as diferenças que inevitavelmente existem, deixam de ter tanta importância.
Carmo