quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Deixo aqui uma frase do João dos Santos da qual gosto muito, para pais e educadores:
«A educação pode ser encarada como um fenómeno cultural, que orienta o diálogo com o educando e os outros educadores, mas a acção educativa deve sempre basear-se na relação espontânea, afectiva e instintiva. Quem educa são as personagens verdadeiras, e não as figuras ideais. (...) A educação não é uma matéria que se ensina, mas uma atitude que reflecte o confronto das vivências do educando que fomos com as do educador que pretendemos ser».
João dos Santos, in A Educação da Criança
Vanda Seguro

2 comentários:

joana bagulho disse...

Concordo plenamente!
Vanda, obrigada por esta citação que explica tão bem o nosso papel enquanto pais e educadores!
E que por vezes educar é um desafio onde estamos sempre a aprender!
Aproveito para indicar um livro que a Mathilde adora desde que foi para a creche, o livro "À ce soir!" de Jeanne Ashbé! Que demonstra tão bem o dia a dia na creche!
E nada melhor que um bom livro e uma boa história para contribuir para a educação dos nossos filhotes!

Mário disse...

É interessante, tantos anos depois, voltar a debater a questão Educação, versus Ensino/Aprendizagem, descoberta e potenciação de competências e talentos, partilha de informação, formação de conhecimento e desenvolvimento de saberes.
A Educação é tudo, e faz-se em todo o lado, embora deva ter regras e rituais/códigos diferentes conforme os locais.

Os TPC (trabalhos para casa), no sentido que lhes é dado na maioria das escolas do primeiro ciclo, por exemplo, são para mim uma aberração. A escola e a casa não podem misturar-se. Em casa, só TPC ao fim de semana, para pais e filhos, para os primeiros saberem o que os filhos estão a aprender e os segundos verem os pais envolvidos nessa aprendizagem. E sobre temas de casa, e não fichas escolares repetindo o que o estudante acabou de dar na sala de aula. Enfim. Voltarei ao tema um dia destes.