quinta-feira, 3 de abril de 2008

2 de Abril, Dia Internacional do Livro Infantil

Ontem comemorou-se mais um Dia Internacional do Livro Infantil e os colégios não podiam deixar passar em branco uma data tão importante. E muito menos num ano em que temos, num dos externatos, “O Livro” como tema de Projecto.

Deixamos aqui algumas considerações sobre Leitura e Literatura para os mais pequenos…

Ler a partir dos seis meses
(…)”Geralmente pensa-se que as crianças começam a aprender a ler quando entram para o 1º ciclo. Os especialistas afirmam que quando a criança faz 6 meses chegou à idade própria para começar o contacto diário com os livros!
Treinar para a leitura é muito importante.
Quanto mais depressa se começa melhor.
As crianças que têm a sorte de dispor da atenção de uma adulto que lhes leia:
-aprendem a ler mais depressa
-aprendem a ler muito melhor
-habituam-se a gostar de livros
-passam a treinar sozinhas
Os pais, avós, tios ou padrinhos ajudam muito se lerem em voz alta às crianças e se as encorajarem a folhear, observar e gostar de livros.
Faça da leitura com as crianças um momento agradável no dia-a-dia da sua família.”

In Pais & Filhos de Abril de 2008

3 comentários:

Allure disse...

Para além de não poder concordar mais com o conteúdo da mensagem, tenho que dizer que a fotografia está fantástica... parabéns aos modelos e às fotógrafas deste blog… têm feito um excelente trabalho. A mãe da Francisca

Mário disse...

Parabéns por relembrar também esta iniciativa.
Os livros têm de ser recuperados, não como elementos de informação - para isso, as novas tecnologias são mais adequadas, em muitos casos -, mas como espaço de tranquilidade, lazer e prazer. Não se pode ler poesia ou um romance no ecrã de um computador!

Discordo apenas quando se diz que os livros são importantes a partir dos 6 anos: são-no sempre, quer pelo que transmitem (e as crianças pequeninas sabem ler, mesmo que não seja através dos símbolos alfanuméricos, mas das fotografias ou ilustrações), quer pelo contacto que as crianças devem ter com o papel, com a capa, e os cuidados que se ensinam a não dobrar o livro, não o estragar.

Ana Bagão disse...

"O livro como objecto de afecto".

A Vanda utilizou esta expressão para explicar aos pais dos meninos da sala a importância que o livro assume no dia-a-dia pedagógico de uma sala de creche. O livro que é observado, conversado, explorado, tocado e sentido pelos mais novos e potenciador de tantas competências.

Tal como fala o artigo da revista Pais & Filhos, o contacto com o livro, e respectiva leitura por parte de um adulto,será bastante enriquecedor para o desenvolvimento de cada criança, e deve começar o mais cedo possível.