terça-feira, 22 de abril de 2008

Dia Internacional do Livro, 23 de Abril

[Livros, por Van Gogh]

Amanhã, 23 de Abril, comemora-se o Dia Internacional do Livro e o Dia de S. Jorge. Todos teremos formas diferentes de assinalar esta data, mas se estivéssemos na Catalunha não podíamos escapar a uma tradição, que remonta aos anos 20, em que os homens oferecem às senhoras uma rosa e recebem em troca um livro.

“É muito difícil definir a data exacta que marcou o início da tradição popular de oferecer rosas no dia de São Jorge. Deve ser muito antiga, já que, desde o século XV há constância da celebração da Feira das Rosas no dia de São Jorge. Esta mesma antiguidade traz a tentação de buscar uma relação entre uma tradição popular e o simbolismo do amor cortês que a rosa representa. Mais além das possíveis teorias que possam justificar a tradição, o mais importante é que se tenha mantido viva e seja um símbolo indiscutível da Catalunha. Em 1926 a Espanha instaurou o dia 23 de Abril como Dia do Livro pois esta data coincide com a morte de Cervantes, imitando a Inglaterra que já o celebrava no mesmo dia porque também coincide com a morte de Shakespeare.
A celebração enraizou-se rapidamente em Barcelona e estendeu-se na Catalunha, mas o propósito oficial diluiu-se ao coincidir com o dia do Santo Padroeiro. Enquanto em outros lugares se mantinha de maneira muito escassa ou desaparecia, na Catalunha tornou-se um dos dias populares mais celebrados e ao mesmo tempo ajudou muito a potenciar a difusão e a venda do livro catalão. Assim, na Catalunha o 23 de Abril é o dia de São Jorge, da rosa e do livro: o dia do Santo Padroeiro, do amor e da cultura.
É, decididamente, um dia de civismo, de cultura e de respeito entre todas as pessoas que vivem na Catalunha e, por extensão, todas as pessoas.”
[Informação retirada do sítio:www.catalonia.com.br/]

Mais uma tradição para explicarmos às nossas crianças como cada país festeja de forma diferente o mesmo dia!

Ana Bagão

2 comentários:

Marlboro Man disse...

The first thing I wanted to do was to thank the author for making such a beautiful blog! No one could have done it better! Thank you very much for the pictures which are on the page. They are splendid! I will surely add your blog to my links and will always visit the web page you’ve created!

Vidas de Colégio disse...

Welcome to «Vidas de Colégio». We are delighted with your kind words about the pictures published in our blog. As you might understand, we work with children in 2 kindergartens, that‘s why children‘s work is the main theme of our posts and photographs. Best Regards,

Vidas de Colégio