sábado, 14 de março de 2009

"Conversa de Pais"

Quinta-feira à tarde a escola era dos Pais. Num ambiente calmo e descontraído, entre limonada , "Karóis" e bolinhos de noz, boa disposição e muito atenção, juntou-se um grupo de pais para conversarem sobre vários temas com o Dr. Mário Cordeiro.

E conversa puxa conversa, ninguém deu pelo tempo passar e muitos outros assuntos ficaram por falar. (Mas não é isso mesmo que é sermos Pais?).

A conversa teve o seu fim com uma excelente surpresa, preparada pelos Meninos do Externato Santa Maria do Mar...

...uma bonita tela feita pelos próprios como uma forma de agradecimento pela colaboração que tem dado ao colégio.

Muito obrigada por este momento de grande riqueza pedagógica para os pais e educadores.

9 comentários:

Unknown disse...

Não sendo um bloguista praticante, não posso deixar de manifestar o quanto gostei da "Conversa de Pais". Foi-me particularmente agradável e enriquecedor o alcance longo das explicações de aspectos tão simples como o porquê do mau ser o lobo nos contos tradicionais.
Não podia estar mais de acordo quanto à pobreza do tratamento dos contos tradicionais sob a grelha do "politicamente correcto". Fez-me lembrar aquela crónica do U. Eco (no “Diário Mínimo” I ou II) suscitada pelo “fait divers” real da criança italiana que num zoo italiano entrou na jaula dos ursos na expectativa de encontrar um amigão bonacheirão, e o triste desfecho.
E já agora o “escândalo” que foi a introdução da morte da mãe no “Bambi” da Disney – tão incompreendido na altura e que hoje (sim, decerto também por entre a carapaça do “politicamente correcto”) é um crédito consensual à inteligência de Walt Disney [NB: sem prejuízo do conformismo muito exagerado do todo do universo da Disney].
Enfim, aqui fica o meu muito obrigado à Tia Cácá e ao Prof. Mário Cordeiro, por um par de horas de luxo, ao qual acorri intimado mas cedo convertido!

Mário disse...

Gostei muito da sua presença, Arnaldo. E as suas palavras, de quem não tem papas na língua, são-me especialmente saborosas, concorrendo nesse capítulo com os bolos do seu Mi.
O tempo voa e acabamos por só abordar meia dzias de coisas, pelo que já disse à Tia Cacá que, lá para finais de Abril ou início de Maio, faremos uma outra, se o Colégio assim o entender, mas na relva, para aquelas cadeiras de meninos não nos morderem nas costas.
Obrigado ao Colégio pela excelente oportunidade de contactar pais e poder sentir o que eles sentem.

Unknown disse...

Gostei muito desta "conversa de pais",que infelizmente não consegui acompanhar até ao fim.
Há comportamentos ou atitudes que tenho enquanto mãe que por vezes questiono se serão os mais correctos. Pois em todos nós há lacunas pedagógicas.
Aprendi no meu percurso de vida que são os pequenos pormenores que fazem a diferença, e o Drª Mário Cordeiro veio corrobar esta minha percepção, na sua simplicidade demonstrou um conhecimento muito vasto e ajudou-me a ver o desenvolvimento da criança de uma forma diferente.
No entanto ficaram tantas questões por responder, espero que estas "conversas" tenham continuidade, não só com o Drº Mário Cordeiro, mas também com a Tia Cácá que é uma pedagoga e que conhece bem o desenvolvimento dos meninos no colégio em conjunto com as Educadoras.

Carmo disse...

Já está combinado!

No final de Abril, 5ªfeira às 18h o Dr. Mário Cordeiro volta ao colégio para outra conversa.
Se estiver um fim de tarde ameno podemos aproveitar a sugestão e conversar no jardim.

Susete disse...

Não vale a pena repetir o que os outros pais disseram sobre o "Conversa de Pais", concordo com tudo. Fico à espera ansiosamente por outro momento de conversa e partilha.

Susete

PS: Gostava muito de ter a receita dos bolinhos do Mi, estavam óptimos! E a limonada, hum!

Elisete disse...

BROAS DE NOZES
6 ovos
1Kg de farinha
0.5 Kg de açúcar
0.5 l de óleo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela
Nozes picadas
Sal

Bate-se o açúcar com os ovos, o óleo, a canela, o sal e o fermento.
Junta-se a farinha e as nozes e amassa-se. Pode ser necessário pôr mais farinha para conseguir moldar as bolas.
Cozem no forno a 180º, pinceladas de ovo batido. Pode-se colocar por cima um bocadinho de açúcar.
Bom apetite!

Mário disse...

Só de ler a receita já faz água na boca!

joaninha disse...

Congratulo-me pelas experiências proporcionadas tanto a pais como crianças pela direcção pedagógica dos colégios.

Fiquei com "ferro" de não poder participar (fazendo-me convidada, claro). Até porque sou daquelas que respiram e se alimentam de contos tradicionais e sei que estes são a cartilha por onde as crianças se regem.

Gostaria de dizer aos pais que nós os contadores de histórias primamos por resgatar os contos mais antigos, para os podermos partilhar junto de crianças e adultos.

Parabéns Carmo e Dr. Cordeiro, assim como a todos os pais que tiveram a coragem de tirar um pouco do seu tempo para assim se porem à conversa.
Joaninha


Rezinho de blogue: Se quizerem aparecer no Fluviário de Mora no próximo sábado - dia do 2º Aniversário, serão muito bem vindos.

Mónica e João disse...

Muito obrigada pela iniciativa. Aprendemos muito.

Um bj e contem connosco no final de Abril.

Pais do Rodrigo Branco