terça-feira, 24 de março de 2009

O Pai veio à Escola

A hora aproximava-se e a azáfama era mais do que muita! Bolos a saírem do forno, limões colhidos no recreio a serem transformados em sumo e prendas a serem embrulhadas com aprumo, depois de terem sido devidamente preparadas pelas Crianças para o 'grande momento'. O convite tinha chegado pela voz dos mais pequenos, que exigiam a presença dos seus Pais no Colégio, pelas 16:30h. Com a promessa duma surpresa... Uma promessa cumprida!

Os mais novos [os Meninos da Vanda e da Guta; da Joana e da Andreia] recordaram os Pais da polivalência que cada um assume quando chega a hora de estarem com os seus Filhos. Para tal, as Crianças da Creche contaram com a ajuda da Carmo, que apresentou um fantástico apanhado de toda essa versatilidade, através do livro «Pê de Pai», da Planeta Tangerina.

No final, entre uma limonada caseira e um bolo feitos pelas Crianças, os Pais foram agraciados com...

...um pisa-papéis personalizado com as mãos de cada um [os Meninos da Vanda e da Guta] e...

... uma exclusiva gravata/marcador de livros [Meninos da Joana e da Andreia].

Descendo as escadas em direcção ao recreio, sentia-se a boa disposição que reinava entre os Meninos e Progenitores do Jardim-de-Infância. Aqui os Pais foram desafiados a inventarem uma história com os seus Filhos, em que cada Criança tinha o privilégio de assumir o papel de personagem principal.

Com uma boa dose de criatividade e bastante improviso, as histórias foram surgindo, umas atrás das outras. E uma vez terminadas, as atenções voltaram-se para o entretenimento, através de umas boas 'futeboladas' entre Pais e Filhos. Com muito boa disposição, conversa animada e o sempre agradável acompanhamento de um bolinho feito pelos pequenotes, o espaço e o tempo tornaram-se curtos para tanta alegria.

Resta dizer que os Pais dos Meninos da Ana receberam um quadro, inspirado em fotografias suas, pintado com muito esmero e inspiração pelos seus Filhos...

... enquanto que os Pais dos Meninos da Maria R. foram presenteados com uma belíssima fita porta-chaves, criativamente decorada pelas suas Crianças.

E quando o dia chegou ao fim, reinava no Colégio um clima de enorme satisfação, partilhado por Pais, Filhos e Educadoras. Tudo resultado dos bons momentos que ali passaram juntos. Uma experiência que se promete repetir...

4 comentários:

DUTA disse...

Nice blog layout. beautiful pictures.

Susete disse...

Eu confesso que fiquei cheia de inveja dos pais ;)
Susete

Carmo disse...

Pai da Matilde a gravata fica-lhe mesmo bem!

Rui disse...

Pois fica... para mais, com camisas de qualquer cor.

E ainda tem um bónus para os curiosos que forem espreitar se a dita é mesmo de seda, porque encontram um poema de encher a alma.

A propósito, leram o poema às crianças? Várias vezes?
É que quando o li em voz alta, a Matilde acompanhou-me...