segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Fundação de Serralves

Domingo fui a Serralves.
O Museu de Serralves, projecto do arquitecto Álvaro Siza Vieira está integrado no circuito mundial dos mais importantes museus de arte contemporânea.

Tive a sorte de estar a decorrer a exposição de Robert Rauschenberg. "Em viagem 70-76".
As viagens que o artista fez ao longo dos anos 70 serviram de fonte de inspiração ao seu trabalho.

A cidade de Veneza foi representada através de materiais de uso doméstico e acessíveis: tronco de madeira, uma banheira velha, corda, cartão.
O artista mostra como qualquer material pode ser facilmente reciclado e reutilizado numa obra de arte.
"...cresceu em mim um desejo de trabalhar num material de desperdício (...) que produzisse com a sua mensagem única uma colecção de linhas impressas como uma piada amigável (...) trabalhando comummente com felicidade. Caixas."
Rauschenberg. 1978

Egípcio Primitivo, 1973. Peças de triciclo, balde metálico, corda e vara de madeira.


A exposição é interessantíssima. Aconselho que a visita seja guiada para se poder desfrutar com calma e compreender o objectivo da utilização de determinados materiais e a sua ligação com o país ou a cidade visitada pelo artista

A exposição está patente até dia 30 de março de 2008.
Boa visita. Os jardins são óptimos para uma boa correria!

Carmo
.

1 comentário:

Ana Bagão disse...

Que sorte Carmo! O Porto é uma cidade especial, com muitas coisas para se visitarem, com uma vida muito própria e com circuitos culturais muito fortes.
Visitar uma obra do Arquitecto Siza Vieira faz parte de cada ida que conto ao Porto. E Serralves é sempre Serralves.

Uma obra notável, uns jardins imensos e, normalmente, umas boas exposições que valem a pena serem vistas. A juntar a tudo isto, uma cafetaria explêndida com uma magnífica vista para os jardins.

Que saudades de ir ao Porto!
Para a próxima sugiro um saltinho a Leça da Palmeira, com paragem na Casa de Chá da Boa Nova (uma das primeiras obras do Arquitecto Siza Vieira). Tenho a certeza de que vai gostar.
Beijinhos. Ana.