segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Uma Receita do Mundo

Risotto de Rúcola

Lembrei-me desta receita... espero que gostem!

Ingredientes:

- 1 embalagem de rúcola normal ou selvagem;
- 300g de arroz carolino;
- 1 cebola;
- 50g de parmesão raspado;
- 1 dl de vinho branco;
- 1 l de caldo de galinha;
- 60g de manteiga;
- sal e pimenta q. b.

Preparação:

Leve ao lume o caldo e deixe-o ferver. Junte a rúcola e deixe cozer durante 2 minutos. Passe-a pelo coador e guarde-a. Deite o caldo para um tacho e mantenha-o quente. Descasque a cebola e pique-a muita fina. Leve ao lume um tacho com 40g de manteiga e deixe derreter. Junte a cebola e deixe cozinhar até a cebola ficar transparente. Junte o arroz, mexa até ficar quente e brilhante. Junte o vinho, mexa e deixe cozinhar até o vinho evaporar. Junte um pouco de caldo quente, mexa e deixe cozinhar até o arroz absorver o caldo mexendo de vez em quando. Volte a juntar mais caldo e mexa assim sucessivamente até o arroz ficar cozido, o que leva 20 minutos em lume brando. Quando faltarem 5 minutos, junte a rúcola e mexa. Deixe acabar de cozer, retire do lume, junte o resto de manteiga e o queijo. Mexa, rectifique o sal, tempere de pimenta e sirva quente.

Bom Apetite!!!

Ana Pimenta

Externato Santa Teresinha de Lisieux

3 comentários:

Maria da Viola disse...

Pimentinha!!! Já tenho muitas saudades dos seus belos almoços...

E esta receita deve ser uma verdadeira delicia...

Beijinhos

Teresa disse...

E eu que adoro Rúcola e adoro Rissoto!!!
Estou cheia de vontade de experimentar...que pena o Francisco embirrar com verdes ("flores"), senão ia ser já hoje ao jantar.
Um grande beijinho Pimentinha e obrigada pela receita!

Carmo disse...

Querida Ana, acha que com a minha destreza e aptidão natural para a culinária consigo levar a receita até ao fim?
Estava aqui a pensar...e se fosse tão querida que nos fizesse (eu ajudo a mexer) um Rissotozinho. Combinado? A sobremesa faço eu.
Obrigada!obrigada, está mesmo a apetecer!
Até amanhã
Carmo