quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Conta a Lenda 3...

… Que há quase 600 anos, as pessoas da cidade do Porto quiseram contribuir com a sua ajuda na Expedição a Ceuta, organizada pelo Infante Dom Henrique. As gentes do Norte construíram, com esforço e dedicação, os barcos que foram na expedição. No final, encheram-nos com toda a carne que havia na cidade, ficando apenas com as tripas para comerem. Por isso, e por este acto de grande patriotismo, ficaram conhecidos como os Tripeiros, alcunha que exibem com muito orgulho.


“Para as gentes do Porto
Este nome de «Tripeiros»
É notável, importante,
Um orgulho verdadeiro!”
(in Lenda dos Tripeiros, Colecção Lendas de Portugal, editado pelo jornal Expresso)

Inspirados nos barcos que foram na expedição a Ceuta, lembrámo-nos de construir as nossas próprias embarcações. Pedimos aos Pais uma caixa de sapatos e, com alguma criatividade, transformá-mo-la num barco que navegará nas águas do Rio Douro!


“Bota-abaixo!”
(O bota-abaixo é o lançamento à água de um navio, na gíria da construção naval)

Externato Santa Maria do Mar

5 comentários:

Carmo disse...

Olá
Nunca tinha percebido porque que é que chamavm tripeiros às pessoas do Porto. Afinal um nome que sempre pensei ter uma conotação pejorativa, surgiu de tão nobre acção. Uma vez mais os portugueses mostraram ser um povo de trabalho, empreendedor e corajoso.
A Torre dos clérigos está perfeita!Os barcos e rio Douro dão tal sensação de movimento que quem passa, se não tem cuidado, pode ser levado pela correnteza.
Gostei muito desta lenda que não conhecia.
Agora vou versejar:

No Externato Santa Maria
Aprende-se sempre com alegria!

Seja a Vanda,a Ana ou a Maria
A lição é uma granda mais valia!

Muitos Beijinhos aos artistas.
Tia Cácá

Maria da Viola disse...

Complementando os seus versos...

Com a Tia Cácá à nossa beira
Sempre pronta para a brincadeira!

A Tóia fazendo o almoço
Ficando sempre maravilhoso!

A Maria Viola com a cantoria
que nos anima todo o dia!

No Externato Santa Maria
Crescemos em harmonia...

Mas agora com tanto barquinho que nos acolhe, apetece mais seguir viagem para a proxima aventura... Ana, qual a lenda que se segue? estamos ansiosos...

Ana Bagão disse...

Um Projecto Pedagógico envolve crianças e adultos na procura ou aprofundamento de um conhecimento. Ou seja, parte de uma questão inicial, de um tema ou assunto pelo qual os intervenientes têm algum interesse em aprofundar; passa por uma pesquisa exaustiva sobre o assunto, em que toda a comunidade escolar é chamada a participar; e termina numa exposição dos resultados que são apreendidos nesta pesquisa.

Nós andamos aprender alguma história e curiosidades do nosso país. Através das lendas já aumentámos o nosso conhecimento e, para mim enquanto educadora, tem sido muito gratificante vêr o entusiasmo com que os meninos e os Pais se têm envolvido neste Projecto. Desde já o meu Muito Obrigado.
É verdade Carmo, as lendas contam-nos muitas curiosidades do nosso País, mas o que tem mesmo graça é ouvir meninos de três anos a contarem aos pais que o Galo de Barcelos saíu da panela e fez cócórócócó; que a Princesa do Castelo de Bragança chorou (de borca aberta), quando o Cavaleiro partiu; ou que as pessoas do Porto se chamam Tripeiros porque ficaram a comer salsichas (foi o que a imagem do livro lhes sugeriu. As tripas eram um bocado difíceis de explicar...)e mandaram a carne toda nos barcos que foram na expedição a Ceuta.

Carmo e Maria da Viola,
Que artistas! Obrigada pelos vossos versos e desculpem não fazer este agradecimento a versejar...

Maria da Viola,
A próxima Lenda é a da Serra da Estrela e aqui ficam prometidas umas imagens. Logo de seguida vamos ouvir a Lenda da Rainha Santa Isabel, contada pela nossa Directora. Isto promete.

Beijinhos.

Vidas de Colégio disse...

Prometido é devido. Podem contar comigo.
Carmo

mikasa disse...

como qualquer mãe babada não posso deixar de comentar a obra prima feita pela Margarida! Está lindo:))))
Obrigado ao Externato Santa Maria do Mar por puxar pelo melhor que os nossos filhos têm!

Um bem-haja para todos!

Teresa mãe da Margarida :))