segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

A Internet e as Crianças



Muito se tem escrito acerca do risco e da oportunidade que a Internet representa para as nossas crianças. No dia 12 de Fevereiro celebrou-se o "Dia Internacional da Internet Segura", e aproveitando a efeméride como mote, aqui vão umas ideias chave, seguidas de uma sugestão para um "safari" (pela Internet bem entendido!)

Que cuidados devo aquando da utilização da Internet pelos meus filhos?

- colocar o computador com acesso à Internet numa divisão comum da casa: assim transforma-se o acesso/resultado das pesquisas na Internet, em qualquer coisa que a família, em conjunto, pode discutir.

- informe-se acerca de ferramentas que existem ao seu dispor e que, em algumas traduções do inglês, se chamam "controlo parental" - tratam-se no fundo de instrumentos ao alcance de todos que aferem dos conteúdos das páginas que queremos ou não queremos que os nossos filhos pesquisem, funcionando como sistemas de filtragem que devemos ter em conta quando abrimos, como se podia ler há uns tempos no Público, a melhor ferramenta e, simultaneamente, o maior dos pesadelos às nossas crianças;

- eduque para os valores - a questão colocada neste âmbito assume especial relevância, na medida em que alguns aspectos do psiquismo do utilizador podem revelar-se surpreendentes (até para o próprio!) ao assumir, "online", uma desinibição desproporcionada àquilo que é o seu funcionamento no dia-a-dia, "offline". Junto da criança, é importante chamar a atenção para o facto de, quando falamos de valores, pese embora algumas situações extremas, os eixos pelos quais se orienta a nossa acção devem permanecer incólumes, ou seja, independentemente do local que habitem ser "real" ou "virtual", tal como o respeito pelo valor da vida humana, pela liberdade e auto-determinação sexual, justiça etc.

- Torne o assunto "Internet", o seu uso e abuso em algo que pode e deve ser discutido em família, numa relação de comunicação franca e contingente entre pais e filhos.

Como se trata de um tema que mexe de perto com a protecção dos nossos filhos, não pode haver lugar à exclusão de responsabilidades . A terminar queria, exactamente sobre o tema da responsabilidade, partilhar um vídeo que considero obrigatório:


http://www.youtube.com/watch?v=iiTXEFKLbmE


Agora um "safari" pelas fontes deste post:

- Internet Watch Foundation: www.iwf.org.uk

- www.censura.com.br

- www.protegeles.com


João Guerreiro

3 comentários:

Vidas de Colégio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vidas de Colégio disse...

É fundamental relembrar todos estes cuidados. Não nos podemos esquecer dos filhos mais pequeninos que gostam de imitar os mais velhos, de "serem crescidos", e que com uma velocidade impressionante aprendem a mexer no comando da televisão, do dvd ou no computador.
As ferramentas de filtragem, "controlo parental", poderão ser uma boa solução para podermos ficar mais descansados.
Carmo

Teresa disse...

É verdade!
Eu ainda não me tinha lembrado disso. Com o Francisco a crescer e a lidar cada vez mais à vontade com o computador e o Tiago na fase "macaquinho de imitação" tenho que instalar essas ferramentas. Vou tratar rapidamente de me informar, não vá um dia destes ser apanhada desprevenida.