sábado, 23 de fevereiro de 2008

Para ler em Família

«O Plano Nacional de Leitura, recomenda aos pais, e também aos avós, tios e padrinhos, que leiam com as crianças e as ajudem a gostar de livros.

As crianças que lêem, ouvem ler e contactam com livros, todos os dias, desenvolvem-se melhor e têm mais sucesso na escola. Nas memórias de infância guardamos sempre um lugar especial para os adultos que nos contaram histórias e nos leram livros.»

Li este artigo na revista «Pais & Filhos» nº 206, de Março de 2008, sob o título «7 Excelentes Razões para Ler». Fica a sugestão, sobretudo para aqueles que ainda não partilham assiduamente leituras com as suas crianças.

Fica também a sugestão de quando forem a uma livraria, passarem pela zona da Literatura Infanto-juvenil. Acreditem que vão encontrar um sem número de histórias, impressionantemente bem ilustradas, que ajudarão a cultivar o gosto pela leitura nos mais pequenos.

E se, mesmo assim, a oferta for muita e a escolha difícil, os livros indicados pelo Plano Nacional de Leitura têm um autocolante que chama a atenção, e são óptimos para começarmos a educar a família a ler em conjunto.

São minutos bem passados, carregados de carinho e afectos. É tempo de qualidade!

Ana Bagão

1 comentário:

Carmo disse...

O meu filho Zé Maria, nos seus doze anos,continua a ter o livro preferido para eu lhe ler à noite, em momentos de mimo agudo. "Os versos de fazer ó-ó" de José Jorge Letria, com as bonitas ilustrações de André Letria. Um dos seus versos preferidos é:

Dorme agora, meu menino,
que o soninho já chegou,
vem num cavalo de vento
que nunca se cansou
de entrar nas mil histórias
que o meu avô me contou.

Extraordinário é que ao mesmo tempo que gosta que lhe leia versos de fazer ó-ó, está a ler "Eu, Claúdio" sobre a história do Império Romano. Quem é que consegue entender os filhos! Criança e adulto, onde anda o adolescente?
Carmo