segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Capuchinho Vermelho

A Maria ensinou-nos a canção da história "Capuchinho Vermelho" e já a sabemos cantar quase toda...
"Pela estrada fora
Eu vou bem sozinha
Levar estes bolos
À minha avózinha

Ela mora longe
O caminho é deserto
E o lobo mau
Anda aí por perto

Logo à tardinha
Ao sol poente
Junto à mamãnzinha
Eu estarei contente

Eu sou o lobo mau
Lobo mau, lobo mau
Pego nas criançinhas
Para fazer mingau


Hoje estou contente
Vai haver festança
Tenho um belo petisco
Para encher a minha pança"
Inspirados pela canção, fizemos estampagem com carimbos em forma de Capuchinho Vermelho, de Lobo Mau e de cestos de bolos!

Tivemos vontade de provar os bolos que a Capuchinho levou à sua avó e resolvemos por mãos à obra:

O resultado está à vista...


Acabámos a semana em grande com o Teatro de Fantoches que a Maria e a Vanda fizeram.




Os Meninos da Sala da Maria

4 comentários:

joaninha disse...

Os meninos da sala da Maria puxaram o fio da tradição: contaram uma história(tem no mínimo três séculos)cantada e trabalharam-na multidisciplinarmente. Mais uma vez a fantasia concorreu para trabalhar a imaginação. O futuro? Crianças muito criativas!Parabéns a todos que cuidam tão bem das crianças!!!!!!!!!!!

Carmo disse...

Obrigada Joaninha,
um elogio vindo de uma contadora de histórias ainda é mais doce...

Francisca Prieto disse...

Mais uma vez, sem querer parecer do Partido da Solidariedade Nacional (antigo PSN), venho chamar a atenção para o facto de terem ignorado a terceira idade. Trabalharam o capuchinho, pintaram lobos, fizeram bolos...e a avózinha, como que é que é??

Maria da Viola disse...

Devo dizer que fui de propósito à casa da avózinha da Capuchinho Vermelho, querendo convidá-la para contar a história, pessoalmente, aos meninos da minha sala! Mas a avózinha não quis... Disse que estava um pouco mal humorada e que não estava em condições de contar histórias... Tal não foi o meu espanto ao ouvir a avózinha a dizer uma coisa destas, que não arredei pé da casa dela até me explicar "tim tim, por tim tim" o que tinha acontecido!
Foi então que a avózinha me contou que a Capuchinho Vermelho tinha levado uns bolos que não tinha sido a sua mãe a fazer, mas sim os meninos da sala da Ana, e os bolos estavam assim um bocadinho para o duro... era este o motivo do seu mau humor! Não deve ter ouvido a Tia Cacá a explicar que os bolinhos, que estavam óptimos, se tinham de molhar no leite!!! Pobre avózinha...
Mas para remediar a situação convidei-a para vir contar uma outra história aos meninos da minha sala. E a avózinha aceitou o convite, só não me disse quando vem!!

Vamos lá ver...