terça-feira, 25 de novembro de 2008

Uma visita a um Palácio...

No âmbito do nosso trabalho de projecto: Histórias, o Real e o Imaginário, decidimos ir visitar uma biblioteca - «Um Palácio de Livros», e saber como se organizam os livros neste espaço. A escolha recaiu sobre a Biblioteca do Palácio das Galveias, no Campo Pequeno, o que nos permitia ir a pé e dar um passeio pelas ruas do bairro.

Agendado para dia 14 de Novembro, a visita foi desmarcada , o que nos fez alterar os planos em cima da hora. E assim combinámos: primeiro fazer uma visita ao Santa Teresinha, de surpresa…


… e a seguir, fazer uma visita a um parque infantil!


Não ficámos a perder!!!


Mas foi no passado dia 21, que a visita à Biblioteca se concretizou. Entusiasmados com o edifício e com os jardins (que já tínhamos espreitado do lado de fora), entrámos para conhecer o espaço, que antigamente era um palácio.


A senhora explicou-nos que a Biblioteca está organizada por diferentes salas, em que uma é o espaço infanto-juvenil, utilizado pelas crianças e jovens, e quais as regras e procedimentos a ter numa biblioteca. Explicou-nos também como se arrumam os livros, e que quando vamos a uma biblioteca não podemos ser nós a arrumá-los, nem os que desarrumamos!


Nas paredes vimos quadros que contavam histórias, que podiam ser lidas por nós (através das imagens) ou por alguém que saiba ler (através do texto).


No fim ouvimos a história da pequena sereia Talita e da Marta, e pudemos explorar a biblioteca como verdadeiros curiosos.


E sabiam que, se fizermos um cartão na biblioteca, pudemos trazer livros emprestados para casa?

Sem comentários: