segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Lagarto Pintado

Pedimos à Catarina Ramos da sala da Maria Almeida para nos vir ensinar a lengalenga do "Lagarto Pintado". (A Vanda sabia que era a preferida...)
A Catarina entrou na sala com um ar muito responsável e com uma voz doce e baixa disse:
"Lagarto Pintado
Quem te pintou?
Foi uma velha
Que aqui passou!
No tempo da eira
Fazia poeira
Puxa lagarta
Por esta orelha!"

Convidámos o Pai da Graça Bagão para desenhar lagartos. Ele conseguiu desenhar um lagarto diferente para cada menino. Assim pudemos escolher o que mais gostávamos, ...

... para pintar com pincel e com os dedos.

O resultado foi este...

Obrigada à Catarina Ramos e ao Pai da Graça.

Os Meninos da Sala da Vanda e da Vera

7 comentários:

Carmo disse...

Estão de parabéns!

O resultado final ficou digno de um filme do National Geographic.

Depois podiam expôr as obras de arte na entrada do colégio!!!

jb disse...

Tive nos últimos tempos o privilégio de acompanhar 'por dentro' [literalmente] o trabalho que se realiza no 'nosso' Colégio. É lícito dizer-se que, por razões de natureza diversa, estou demasiado envolvido com o Santa Maria do Mar para poder ter sobre este projecto educativo uma visão puramente objectiva, desprendida dos muitos afectos que me prendem à sua existência. Contudo, julgo que a minha leitura não será tolhida pela força das circunstâncias, se disser que temos razões para estarmos muitíssimo satisfeitos com o pequeno grupo de pessoas a quem confiamos as nossas Crianças.

Olhando concretamente para a 'turma' da Graça, é com enorme satisfação que constato a qualidade do trabalho desenvolvido pela Vanda e pela Vera. Desde o cantar do 'bom dia', aos momentos de leitura; das pinturas, aos tempos de brincadeira; da disciplina descontraída do refeitório, aos momentos no recreio; há no seu trabalho um misto de serenidade e profissionalismo que são muito tranquilizadores para quem lhes confia 'o que de melhor o Mundo tem'. Mesmo naqueles dias em que, por qualquer razão, há uma Criança mais inquieta ou o Grupo ficou mais agitado, a Vanda e a Vera conseguem manter o controlo com uma tranquilidade invejável, garantindo sempre que, até à última fralda, os nossos Miúdos são brindados com a mesma alegria e generosidade de afectos com que são acolhidos logo às 8:15h da manhã.

O convite que me fizeram para desenhar lagartos foi recebido com entusiasmo. Era uma experiência pela qual nunca tinha passado e, sinceramente, pouco me importa que os desenhos tenham saído um bocado feiosos, porque os Meninos fizeram a única coisa que podíamos esperar deles – transformaram desenhos banais em pinturas encantadoras, plenas de espontaneidade, cor e entusiasmo. Só tive pena de não ter podido ficar a assistir às pinturas na íntegra.

À Vanda, à Vera, à Catarina e às Crianças desta Sala fantástica, muito obrigado pelos bons momentos que me proporcionaram. E Parabéns pelo vosso trabalho!

Mário disse...

Não se esperava outra coisa do Colégio, especialmente quando se associa o Pai da Gracinha.
Um estrondo!
Além do "Lagrato", não há nenhuma canção, estilo:
"Águia, águia
Quem te resgatou
Foi o Kike
que por aqui passou
"?

Agora a sério: o trabalho que fizeram parece excelente, e creio que é muito útil as crianças interagirem com os adultos e pais, para que o fantasma do generation gap não vingue.

Parabéns aos diversos autores.

Francisca Prieto disse...

Então e a velha?? Ninguém desenhou??
Já não há respeito pela terceira idade!!! Nem mesmo pela própria velha que pintou o lagarto na lengalenga.

Sr. Arquitecto, pai da Gracinha, fui hoje pela primeira vez às novas instalações do Sta Maria e fiquei impressionada com as casas de banho ao estilo Phillipe Stark.
Sim senhora, muitos parabéns!!

Para quando uma pala ao estilo Siza Vieira para o recreio?

joaninha disse...

Gostei de tudo!
Mas essa relação afectiva entre as pessoas que cuidam das crianças, os pais e as próprias crianças é uma delícia!
"Pedimos à Catarina Ramos da sala da Maria Almeida para nos vir ensinar a lengalenga do 'Lagarto Pintado'". Obrigada Vanda e Vera por compartilharem o vosso Trabalho!

jb disse...

Tia Cácá:
De facto, os lagartos pintados pelos 'nossos' Meninos são de fazer inveja a muito 'bicharoco' retratado pela National Geographic.

Pai Mário:
Concordo plenamente que uma lengalenga com águias teria outro encanto... Felizmente, as Crianças têm uma relação completamente descomprometida com estas coisas, imune, por isso, a algumas reacções mais 'epidérmicas' dos pais. Um abraço.

Tia Chica:
Agradeço a simpatia das suas palavras. Quanto à velhinha da lengalenga, a verdade é que não pôde comparecer no dia da actividade. Por isso, as Crianças ofereceram-se para lhe dar ajuda, imprimindo muita cor e criatividade aos lagartos que passaram pela Sala da Vanda e da Vera. Para a próxima, há-de arranjar-se forma de dar 'vida' à provecta senhora.

Tia Joaninha:
O Santa Maria do Mar já não é um Colégio: há muito que se transformou numa fábrica de afectos, cujas 'linhas de montagem' ajudam a produzir Crianças bem desenvolvidas e, sobretudo, muito felizes. Não admira, pois, o entrosamento quase familiar que une a equipa, os pais e os Meninos que partilham este projecto comum.

Francisca Prieto disse...

A propósito de lagartos, senti-me muito muito ridícula quando só muito recentemente percebi que a célebre frase "Partida, largada, Fugida" não era "Partida, LAGARTA, fugida". Ainda há magias que se quebram na casa dos 30...